segunda-feira, 31 de março de 2014

Igrejas tocarão os sinos no dia da canonização do beato Anchieta


                                                    Fonte: CNBB
O Conselho Permanente da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as Igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9 horas da manhã, por ocasião da canonização do beato José de Anchieta.

Em carta, enviada aos bispos, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, explica que será um "gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil".

Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Celebrações por onde Anchieta passou

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, convidou o clero da arquidiocese para acolher a canonização com manifestações de "júbilo e ação de graças a Deus", pedindo que os sinos toquem, todos juntos, às 14h, por cinco minutos, ao menos. No domingo, dia 6, haverá procissão saindo do Pátio do Colégio, às 10h15, em direção à Catedral da Sé, onde será celebrada missa solene às 11h.

Em Salvador (BA), o arcebispo local e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebrará uma missa, às 18h, na Catedral Basílica.

Na arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (ES) haverá missa na catedral metropolitana, às 18h do dia 2, presidida pelo arcebispo local, dom Luiz Mancilha Vilela. Às 20h, a comunidade Shalom apresenta o musical “Anchieta para todas as tribos”. No domingo, dia 6, duas missas estão marcadas. Às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, em Serra (ES), e às 16h, no pátio do Santuário de Anchieta (ES).

O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.

História do Apóstolo do Brasil1

O padre José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, Espanha. Seuprimeiro contato com os jesuítas foi quando estudava filosofia na universidade de Coimbra, Portugal. Em 1551, Anchieta entrou na Companhia de Jesus.

A missão no Brasil começou em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com padre Manuel da Nóbrega e outros missionários.

A fundação da cidade de São Paulo está relacionada à primeira missa celebrada na missão de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, festa litúrgica da Conversão do apóstolo São Paulo. Ali, os jesuítas fundaram um colégio, o primeiro da Companhia de Jesus na América Latina.

Outros elementos são marcantes na história do beato José de Anchieta, no Brasil. Ele ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e de portugueses; aprendeu a língua indígena; escreveu gramática, catecismo, peças de teatro e hinos na língua dos índios, além de outras obras em português, latim, tupi e guarani; participou de negociações de paz em conflitos entre índios e portugueses; fundou outro colégio no Rio de Janeiro, no qual foi reitor; foi responsável por outras missões; provincial dos jesuítas no Brasil; e escreveu muitos relatos sobre a missão e particularidades da terra e do povo brasileiros.

José de Anchieta morreu em 9 de junho de 1597, em Reritiba, cidade fundada por ele no Espírito Santo que futuramente recebeu o nome de Anchieta.

O título de “Apóstolo do Brasil” foi dado pelo prelado do Rio de Janeiro, dom Bartolomeu Simões Pereira, durante a homilia do funeral.

1História baseada no artigo “Quem foi Pe. José de Anchieta?” de autoria do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer.

Francisco aos Salesianos: "Essencial falar aos jovens com o coração"


Na manhã desta segunda-feira, 31, o Papa recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 250 participantes do Capítulo Geral da Sociedade Salesiana de São João Bosco.
Os salesianos elegeram há poucos dias o seu novo Conselho Geral, que deverá orientar, acompanhar e apoiar a Congregação em seu caminho nos próximos anos. Com o seu novo Reitor-mor, Angel Fernàndez Artime, o grupo ouviu o Papa, que abriu seu discurso citando o lema de Dom Bosco, “Dai-me almas e ficai com o resto”.
O Papa lembrou que o fundador reforçou este programa com dois elementos: trabalho e temperança. Trabalho exclusivamente para chegar a Deus, e temperança para se contentar, para ser simples. “A pobreza de Dom Bosco e de Mãe Margarida inspire todos os salesianos e suas comunidades a uma vida essencial e austera, de proximidade aos pobres, transparência e responsabilidade na gestão dos bens”.
Francisco desenvolveu seu discurso a partir de três pontos, começando pela missão própria dos salesianos: a evangelização dos jovens, unida à educação. “Na atual emergência educativa, disse, é fundamental aplicar com o “sistema preventivo” de Dom Bosco e experimentar novas linguagens, bem sabendo que a do coração é a mais direta para se aproximar e ser amigos dos jovens”.
Em seguida, o Papa mencionou a dimensão vocacional, particularmente em destaque em 2015, Ano dedicado à Vida Consagrada. O zelo vocacional requer atenções como a oração, atividades e percursos pessoais, coragem para propor, acompanhar e envolver as famílias. “É preciso evitar visões parciais para não suscitar respostas vocacionais frágeis, com motivações vacilantes”, recomendou.
Em segundo lugar, o Papa citou o mundo da exclusão juvenil e do desemprego e suas consequências. Falou do problema das dependências e de suas raízes, que derivam da falta de amor; e disse que trabalhar com jovens marginalizados requer coragem, maturidade e muita oração. “Por isso, é necessário um atento discernimento e um constante acompanhamento”.
No último ponto, Francisco lembrou o papel de trabalhar em comunidade, mesmo que estas vivam, por vezes, tensões causadas pelo individualismo e pela dispersão: “Acolhimento, respeito, ajuda recíproca, compreensão, cortesia, perdão e alegria”, aconselhou, ressaltando que o espírito de família deixado por Dom Bosco ajuda neste sentido, pois favorece a perseverança e cria atrativos para a vida consagrada.
Antes de se despedir, o Papa fez votos que o bicentenário de nascimento de Dom Bosco seja um momento propício para repropor o carisma do Fundador.
Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 28 de março de 2014

Christ the Redeemer: Welcoming the world (+playlist)

"24 horas para o Senhor" acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima- RJ

                                             Fonte: ArqRJ

Uma Vigília Penitencial acontecerá, a pedido do Papa Francisco, das 17h da sexta-feira, 28 de março, às 17h do sábado, dia 29, em todas as dioceses do mundo. O pedido foi encaminhado pelo Pontifício Conselho para Nova Evangelização através de uma carta dirigida aos bispos titulares. A intenção é criar uma tradição, que anualmente seja repetida no quarto Domingo da Quaresma, conhecido como “Domingo da Alegria”.

No Rio de Janeiro, as atividades se concentrarão no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes. A partir das 17h terão início as confissões, num plantão de 24h, no qual sacerdotes se revezarão para atender os fiéis. Durante este período, haverá missa, adoração eucarística, louvor e formações. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, também atenderá confissões no local.

“Nossa Arquidiocese recebeu a proposta das ‘24 horas para o Senhor’ como mais um passo para rumo a nova evangelização. Somos convidados a ser cada vez mais uma Igreja do ir”,afirmou monsenhor Joel Portella Amado, coordenador arquidiocesano de Pastoral. Segundo ele, será uma oportunidade de testemunhar que a Igreja está disponível para acolher, ouvir e dar o perdão de Deus a quem procura.

O sacerdote destaca, também, que a iniciativa possibilita os fiéis se reaproximarem da vida sacramental e da adoração eucarística. “O mundo hoje tem ritmos diferentes de outras décadas. Já não é tão tranquilo, por exemplo, firmar horários de início e de término. Na maioria das paróquias, há pessoas chegando em casa e se dirigindo ao trabalho ou outra atividade, nos mais variados horários. Deste modo, ficar disponível 24 horas é o jeito atual de dizer que a Igreja está disponível sempre”, afirmou o monsenhor.

Existe, ainda, o convite à revisão de vida, à reconciliação e à conversão. A Quaresma é um tempo propício para esta atitude. Neste tempo, na Arquidiocese do Rio é costume as paróquias realizarem os chamados mutirões de confissões. Os padres de uma mesma forania se unem para ouvir as confissões e perdoar os pecados. “É um costume antigo em nossa arquidiocese, que vai ser reforçado com a celebração das 24 horas para o Senhor”,completou o monsenhor.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima fica na Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, 900, Recreio dos Bandeirantes. Informações: 3114-0411.

Papa ouvirá confissões no Vaticano

No domingo, 23, após a oração do Ângelus, o Santo Padre reforçou a importância do Dia do Perdão. “Sexta e sábado [28 e 29 de março] próximo viveremos um especial momento penitencial chamado ‘24 horas para o Senhor’. Será uma festa do perdão, que terá lugar também em muitas dioceses e paróquias do mundo”, afirmou o Papa.

A programação terá início com a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, no dia 28 de abril, às 17h. Logo após, o Pontífice confessará alguns fiéis.

A partir das 17h do dia 28 de março, algumas igrejas do centro de Roma também serão abertas para a oração e as confissões. A solenidade contará com a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma, a partir das 20 horas: Sant'Agnese in Agone, Santa Maria in Trastevere e Igreja dos Santos Estigmas. Nas três igrejas será realizada Adoração Eucarística durante toda a noite.

O Dia do Perdão concluir-se-á às 17h do sábado, dia 29, com a celebração das Vésperas do IV Domingo da Quaresma, presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, na Igreja de Santo Spirito in Sassia.

Infografia: Guia do Peregrino para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII

Fonte: ACI 
Falta apenas um mês para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. Espera-se que milhões de pessoas venham a Roma para viver este histórico momento. Compartilhamos aqui a Guia do Peregrino, realizada pela página Home Away com tudo o que você precisa saber sobre o acontecimento mais esperado dos últimos anos.

Cultura Niterói -Sandra de Sá faz show em homenagem às mulheres e Ivan Lins no show da Resistência

 A cantora Sandra de Sá apresenta o show “Baculeju da de Sá”, na Praia de São Francisco, em Niterói, no dia 29 de março, sábado. O evento, que começa às 18h e faz parte das ações do “II Mês da Mulher”, promovido pela Prefeitura de Niterói, vai contar também com a apresentação da cantora Fabíola Andrade, além do grupo Saias na Folia.

A noite em homenagem as mulheres, realizada pela Coordenação dos Direitos das Mulheres (CODIM), em parceria com a Secretaria municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói (FAN), vai começar com a cantora mineira Fabiola Andrade, que vai fazer um passeio volcal do jazz à música regional brasileira, relembrando grandes artistas da música nacional e internacional.

Em seguida, às 19h, será a vez das ritmistas do bloco Saias da Folia, formado só por mulheres e sob o comando da mestre de bateria Thalita Santos.

Para fechar a noite de homenagem às mulheres, a cantora Sandra de Sá sobe ao palco montado na Praia de São Francisco para relembrar sucessos de sua carreira, como “Olhos Coloridos”, “Joga Fora no Lixo”, “Solidão”, “Vale Tudo”, “Flor de Lis”, entre muitos outros.

Serviço:
II Mês da Mulher
Show com a cantora Sandra de Sá
Data: 29 de março, sábado
Horário: a partir das 18h
18h- cantora Fabiola Andrade
19h- Bloco Saias na Folia
20h- Sandra de Sá - show “Baculeju da de Sá”
Local: Praia de São Francisco
Endereço: Avenida Quintino Bocaiuva, s/nº, São Francisco – Niterói-RJ
Classificação: livre
ENTRADA FRANCA

                                                                        SHOW

Ivan Lins canta no "Show da resistência" em São Francisco





A Prefeitura de Niterói, através de Coordenadoria de Direitos Difusos e Intolerância Religiosa (Codir) e da Secretaria municipal de Cultura/ FAN, em parceria com a Comissão da Verdade de Niterói, celebra os 50 anos de resistência à ditadura, com o show do cantor e compositor Ivan Lins, no dia 30 de março, domingo, na Praia de São Francisco. Os shows de abertura serão com o grupo Marka D´agua e com a cantora Gabriela Melim.

A apresentação faz parte da programação da "Semana da Verdade, Memória e Justiça", que acontece no município de 24 de março a 1º de abril, com diversos eventos e atividades para debater, esclarecer e evidenciar as graves violações aos direitos humanos e as liberdades políticas, que aconteceram em decorrência do golpe e da implementação da ditadura no Brasil, a partir de 1964.

A mobilização do poder público e da sociedade civil na busca pela preservação da memória e da verdade sobre esse sombrio período de nossa história é fundamental para a constituição da cidadania e da democracia na cultura local. Para que dessa forma, nunca se esqueça e assim nunca maisaconteça.

O Golpe...

Em 1964, o então presidente eleito democraticamente, João Goulart, foi deposto através de um golpe pelas Forças Armadas. Goulart vinha defendendo a implementação das chamadas Reformas de Base, visando profundas transformações no quadro social brasileiro (Reforma Agrária, Fiscal, Universitária etc). No dia 31 de março de 1964, o golpe militar foi deflagrado e Jango seguiu para o exílio no Uruguai.

Inicialmente, o golpe militar foi aceito com entusiasmo por importantes setores da sociedade brasileira. Contudo, os 21 anos de ditadura militar no Brasil foram marcados pela supressão dos direitos políticos, controle da liberdade de expressão e tortura institucionalizada de opositores do regime.

Sobre Ivan Lins
Conhecido pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por suas harmonias diferenciadas e por seus arranjos, ao mesmo tempo refinados e populares, Ivan Lins promete cantar para o público niteroiense seus inúmeros sucessos, como: "Madalena" (lançada pela inesquecível Elis Regina), "Abre Alas", "Somos Todos Iguais essa Noite", "Começar de Novo", "Dinorah, Dinorah", "Bandeira do Divino", "Bilhete", "Desesperar, Jamais", "Aiaiaiaiai", "Vitoriosa", "Vieste", "Lembra de mim", "Depende de nós", "Novo Tempo", "Meu País" , entre outras.

Ivan Lins é hoje o compositor brasileiro vivo mais gravado internacionalmente, ate por isso um dos artistas de maior atuaçãono Exterior, com diversas turnês e projetos internacionais. O compositor já foi gravado por grandes artistas nacionais, além de diversos internacionais como Sarah Vaughan, Quincy Jones, Ella Fitzgerald, Carmen McRae, George Benson, Lee Ritenour, Dave Grusin, Sting, Diana Krall e Barbara Streisand. Sua obra e seus temas musicais estão presentes em inúmeras trilhas para o cinema e para a TV.

Em 2012, lançou um CD de inéditas no Brasil, chamado "Amorágio", título inspirado em um poema de Salgado Maranhão e traz para junto de si alguns dos representantes da nova geração como Maria Gadú, Pedro Luiz, Tatiana Parra e o português Antônio Zambujo.

Ivan Lins segue sendo carioca e brasileiro, fazendo suas canções inspirado na sua cidade e no seu país e por isso mesmo, cada vez mais universal. Seu trabalho o tem levado a tocar nos quatro cantos do mundo, seja acompanhando grandes músicos locais, participando de festivais, ou tocando com grandes orquestras e bandas. Em todas as situações e locais onde se apresenta, leva consigo a música genuinamente brasileira, a melhor imagem de seu país.

Serviço

"Semana da Verdade, Memória e Justiça"
Show da resistência com o cantor e compositor Ivan Lins
Data: 30 de março, domingo
Horário: a partir das 18h
18h - show da cantora Gabriela Malim
19h - apresentação do grupo Marka D'agua
20h - Ivan Lins – Show da Resistência

Local: Praia de São Francisco
Endereço: Avenida Quintino Bocaiuva, s/nº, São Francisco – Niterói-RJ
Classificação: livre
Entrada Franca
Fonte: Prefeitura de Niterói





quinta-feira, 27 de março de 2014

Sala de Imprensa da Santa Sé publica programa oficial da visita do Papa Francisco à Terra Santa 2

                                                    Fonte: Rádio Vaticano
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, nesta quinta-feira, o programa oficial da viagem apostólica do Papa Francisco à Terra Santa que se realizará de 24 a 26 de maio próximo.
O objetivo dessa visita papal é celebrar o 50° aniversário do encontro, em Jerusalém, entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras de Constantinopla, em 5 de janeiro de 1964. O Papa Francisco deseja comemorar este abraço histórico.
O Santo Padre chegará ao Aeroporto Queen Alia de Amã, na Jordânia, no sábado, 24 de maio, por volta das 13h locais. A seguir, se realizarão a cerimônia de boas-vindas no Palácio Real Al-Husseini de Amã, a visita ao rei e rainha da Jordânia e o encontro com as autoridades locais.
Às 16h locais, Francisco presidirá a celebração eucarística no Estádio Internacional de Amã. O Papa também visitará o local do Batismo de Jesus, em Betânia, além do Jordão, e na Igreja Latina, se encontrará com os refugiados sírios e jovens portadores de deficiência.
No domingo, 25 de maio, depois de se despedir da Jordânia, o Papa partirá para Belém, na Palestina. A seguir, se realizarão a cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, a visita de cortesia ao Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e o encontro com as autoridades locais. O pontífice celebrará a missa e a oração do Regina Coeli na Praça da Manjedoura. Depois, almoçará com um grupo de famílias palestinas no Convento Franciscano de Casa Nova. Está prevista a visita particular à Gruta da Natividade. A seguir, o Papa Francisco saudará as crianças dos campos para refugiados de Dheisheh, Ainda e Beit Jibrin no Phoenix Center do campo de refugiados de Dheisheh. Depois, o Papa seguirá para Telaviv, em Israel, e de Telaviv para Jerusalém.
Na sede da Delegação Apostólica, haverá o encontro privado com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e a assinatura da declaração conjunta. Depois, na Basílica do Santo Sepulcro, se realizará o encontro ecumênico pelo 50° aniversário do abraço entre Paulo VI e o Patriarca Atenágoras. A seguir, o Papa jantará com os patriarcas, bispos e o séquito papal no Patriarcado Latino de Jerusalém.
Na segunda-feira, 26 de maio, o Santo Padre visitará o Grã-Mufti de Jerusalém no edifício do Grã-Conselho na Esplanada das Mesquitas. Depois, o Papa visitará o Muro das Lamentações e a seguir depositará flores no Monte Herzl e visitará o Museu do Holocausto, Yad Vashem. A seguir, o Papa visitará os dois grandes rabinos de Israel no Centro Heichal Shlomo, perto da Jerusalém Great Synagogue. Depois, haverá o encontro com o Presidente de Israel, Shimon Peres.
No Notre Dame Jerusalem Center se realizará a audiência particular com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Depois do almoço com o séquito papal no Notre Dame Jerusalem Center, o Papa visitará ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, no edifício em frente à Igreja Ortodoxa da Viri Galileai no Monte das Oliveiras.
Depois, o Santo Padre se encontrará com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na Igreja do Getsêmani. A seguir, no Cenáculo, o Papa Francisco presidirá a celebração eucarística com os ordinários da Terra Santa e o séquito papal.
Enfim, o Santo Padre se dirigirá para o aeroporto internacional Ben Gurion de Telaviv de retorno para Roma, aonde chegará por volta das 23h locais. (MJ)

quarta-feira, 26 de março de 2014

Acompanhe o blog através também do aplicativo

http://fanapp.mobi/palavravidaefe


Iniciaram os mutirões de confissões em preparação à Páscoa- Niterói/RJ

Iniciaram essa semana os mutirões de confissões em preparação à Páscoa desse ano. Dentro do espírito litúrgico da quaresma que nossa Igreja propõe, já é comum anualmente os padres se reunirem em determinada paróquia para atenderem confissões.

É uma oportunidade única de preparar o coração para os mistérios que celebramos na Semana Santa. Não deixem de buscar o sacramento da confissão

Confira, na tabela abaixo, os dias e horários no seu vicariato:
Alcântara
Lagos
Niterói
Oceânico
Rural
São Gonçalo
03/04 – 19h
- Paróquia são Francisco de Assis (Apollo II)
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santa Izabel (Santa Izabel)

04/04 - 19h
- Paróquia Santa Catarina de Labouré (Jardim Catarina)
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pacheco)

08/04 – 19h
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Mutondo)
- Paróquia Santo Antônio (Amendoeira)

10/04 – 19h
- Paróquia São Pedro de Alcântara (Alcântara)
- Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Laranjal)

11/04 - 19h
- Paróquia Santíssima Trindade (Trindade)
- Capela Santa Luzia – Santa Luzia (Par. São José Operário)
Fonte; SECOM

Chega às telas italianas filme sobre Francisco 0


Chega às telas dos cinemas italianos, em 28 de abril, “Francisco de Buenos Aires, a revolução da igualdade”, o filme-documentário biográfico sobre a vida de Jorge Mario Bergoglio.
Dirigido por Miguel Rodriguez Arias e Fúlvio Ianucci, a película narra a vida do Papa Francisco desde a infância até a idade adulta, quando era Arcebispo de Buenos Aires, chegando à eleição à Cátedra de Pedro. No filme são abordados os pontos nevrálgicos e complexos da suaexperiência humana, religiosa e civil, em particular, retratadas nas tantas pessoas que salvou durante a ditadura argentina.
Realizado após uma apurada pesquisa e seleção de material de arquivo e de filmagens inéditas no Vaticano, Roma, Buenos Aires, Chiusi della Verna e Assis, o documentário destaca não somente a personalidade carismática e ao mesmo tempo profundamente humana de Bergoglio, mas também a sua determinação em querer renovar alguns aspectos da Igreja e a sua determinação em combater todas as formas de corrupção. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano

Especial Copa 2014- cidade Sede Manaus

Entenda o cartaz:
O pôster da Sede Manaus ilustra uma característica única: aqui, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos Torcedores por Natureza. Torcemos por grandes jogadores, por partidas memoráveis, por gols de tirar o fôlego. E nós também torcemos pela natureza. Afinal de contas, estamos todos jogando no mesmo time.

Manaus

Uma das atrações mais extraordinárias de Manaus é a própria localização: a confluência dos rios Negro e Solimões, que dão continuidade ao rio Amazonas. As águas escuras do Negro e as barrentas do Solimões fluem lado a lado por 18 quilômetros sem se misturarem, proporcionando um dos espetáculos mais majestosos da Amazônia.

Desde que foi habitada pela primeira vez, em 1669, Manaus teve uma evolução constante até se tornar a capital do Amazonas e, finalmente, a metrópole da Amazônia. Atualmente, é a 12ª. cidade mais populosa do Brasil, com pouco mais de dois milhões de habitantes, tendo se transformado em um polo econômico durante o século XX, após a construção da Zona Franca.

O clima equatorial é outro destaque de Manaus, que tem temperatura média anual de 28ºC, umidade do ar acima de 80% e duas estações bem definidas: a das chuvas (dezembro a maio) e a chamada estação das secas, entre junho e novembro, quando a precipitação não é tão intensa e a temperatura chega a alcançar os 40ºC.

A combinação das impressionantes belezas naturais, das tradições locais e de uma metrópole em crescimento fornece a Manaus uma atmosfera única, graças, também, a locais tão diversos como o Teatro Amazonas — uma sala de concertos que abriga anualmente o Festival Amazonas de Ópera — e o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da cidade, embalada pelos sons do típico ritmo do Boi-Bumbá.

Futebol
Manaus é o lar da maioria dos clubes de futebol do estado do Amazonas e, consequentemente, de muitas rivalidades. O Nacional Futebol Clube detém o recorde de títulos estaduais, mas nos últimos anos foi o São Raimundo Esporte Clube que chamou a atenção do país com boas atuações na Copa do Brasil. Atlético Rio Negro Clube, Nacional Fast Club e América Futebol
Clube são as outras equipes mais tradicionais.

O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, foi o palco futebolístico mais importante do Amazonas, tendo recebido os jogos decisivos do estado desde a sua inauguração, em 5 de abril de 1970, quando a Seleção Brasileira fez uma escala na cidade poucos dias antes de seguir para o México para jogar a Copa do Mundo da FIFA. O Brasil derrotou a seleção do Amazonas por 4 a 1 em uma partida que foi vista por dignitários
do calibre de Stanley Rous, então presidente da FIFA.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Vivaldão dará lugar a um dos mais bonitos estádios do Brasil: a Arena Amazônia, com capacidade para 42.618 torcedores.



Arena Amazônia

A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo.

Inspirado nela, aliás, o projeto do estádio prevê a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região, que protegerá a parte externa das arquibancadas. Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica.

As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para airrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.

A Arena Amazônia terá 42.377 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela receberá quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.
Fonte: FIFA

26/03 - DIA DO CACAU

                                                    
A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos. O deus asteca dos ventos gelados e da lua prateada, Quetzalcóatl, ofereceu aos seres humanos um presente: sementes de um fruto mágico, que era capaz de repor a energia das pessoas, aliviando o cansaço. Quetzalcóalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o cacaueiro.

Os primeiros a cultivarem a árvore foram os sacerdotes astecas. Os frutos estavam intimamente ligados à religiosidade, devido à lenda. Das favas desses frutos, os astecas produziam uma bebida amarga que, segundo a crença, possuía "poderes especiais" e só podia ser tomada em taças de ouro.

O conquistador espanhol Fernando Cortés, quando chegou ao México em 1519, teve contato com a bebida dos astecas. Em carta ao rei Carlos V, Cortés relatou as propriedades energéticas da maravilhosa bebida: bastava uma taça daquele precioso líquido para que a pessoa recuperasse a energia perdida em um dia de caminhada, sem necessidade de qualquer outro alimento. Cortés afirmou que o imperador dos astecas, Montezuma, nunca se servia da bebida sagrada na mesma taça de ouro. Mais do que uma demonstração de riqueza, tal prática provava a enorme reverência que os astecas tinham pela bebida.

Da amarga bebida dos astecas ao delicioso chocolate apreciado nos dias de hoje, o cacau teve uma trajetória bastante singular. O gosto amargo da bebida não agradava aos europeus que, aos poucos, foram adicionando especiarias, açúcar e outros condimentos. A partir daí, a bebida, tomada quente, conquistou todas as cortes européias e se tornou privilégio das elites. Logo depois, o cacau passou a ser processado em tabletes, que eram facilmente transformados em bebida.
A Espanha detinha praticamente toda a produção de cacau e chocolate quando, em 1778, estes passaram a ser industrializados nos Estados Unidos e na Holanda. O holandês Van Houten foi pioneiro na indústria de chocolate em seu país e, segundo alguns estudiosos, produziu os primeiros ovos de chocolate consumidos na Páscoa.

Theobroma Cacao, que em grego significa "alimento dos deuses", é o nome científico do cacaueiro, espécie nativa da floresta tropical úmida americana, que teve sua origem, provavelmente, nas nascentes dos rios Amazonas e Orenoco, depois ultrapassou os Andes, atingindo Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central, México e também o Brasil, ao longo do rio Amazonas. O cacaueiro foi introduzido na Bahia, em 1746, pelo colono francês Luís Frederico Warneaux, que trouxe as sementes do Pará. Atualmente, a Bahia é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externo.

O sacerdote sirva a sua comunidade com amor, senão não serve – o Papa Francisco na audiência geral

                                                     Fonte: Rádio Vaticano
Nesta quarta-feira foi com frio que um enorme calor humano recebeu o Papa Francisco para a audiência geral. Dezenas de milhares de peregrinos saudaram e ouviram o Santo Padre. Hoje a catequese foi sobre o Sacramento da Ordem:
A Ordem compreendida nos três graus de episcopado, presbiterado e diaconado, é o Sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado pelo Senhor Jesus aos Apóstolos de apascentar as suas ovelhas, no poder do seu Espírito e segundo o seu coração.”
“O sacerdote deve apascentar com amor, se não o faz com amor não serve.”
O Santo Padre apresentou três aspetos importantes sobre o Sacramento da Ordem:
“Um primeiro aspeto. Aqueles que são ordenados são postos à cabeça da comunidade. À cabeça, para Jesus, significa pôr a própria autoridade ao serviço, como Ele próprio mostrou e ensinou aos discípulos com estas palavras: ‘Vós sabeis que os governantes das nações dominam e os chefes oprimem-nas. Entre vós não será assim; mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será vosso servidor e quem quer ser o primeiro entre vós será escravo. Como o Filho do Homem que não veio para ser servido mas para servir e dar a própria vida por resgate de muitos.”
A Ordem – disse o Papa – torna capaz de apascentar o rebanho de Jesus, com a força do seuEspírito e segundo o seu coração. Na verdade, o ministro ordenado é posto à cabeça da comunidade, mas devemos entender este ato de presidir como serviço: «Quem no meio de vós quiser ser o primeiro – ensinou Jesus – seja vosso servo».
“Uma outra caraterística que deriva sempre da questão sacramental com Cristo é o amor apaixonado pela Igreja.”
Em virtude da Ordem – continuou o Santo Padre – o ministro dedica-se inteiramente à própria comunidade e ama-a com todo o seu coração: é ela a sua família, que deve amar com amorapaixonado. Isto, porém, sem ceder à tentação de a considerar como sua propriedade.
“Um último aspeto, o apóstolo Paulo recomenda ao seu discípulo Timóteo que não se canse de reavivar o dom que está nele, recebido pela imposição das mãos.”

O Papa Francisco reforçou a ideia de que o ministro ordenado precisa de contínua conversão e assídua entrega à misericórdia de Deus; e esta entrega é a sua força e também um válido exemplo que pode oferecer aos irmãos da sua comunidade.
No final da catequese o Papa Francisco pediu ao Senhor que nunca faltem nas nossas comunidades pastores autênticos e exortou os jovens a discernirem no seu coração o chamamento de Deus para uma vida de serviço total aos outros como sacerdotes.
O Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:
“Queridos amigos de língua portuguesa, que hoje tomais parte neste Encontro com o Sucessor de Pedro: Obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! A todos saúdo, especialmente ao grupo de Brasília, encorajando-vos a apostar em ideais grandes de serviço, que engrandecem o coração e tornam fecundos os vossos talentos. Sobre vós e vossas famílias desça a Bênção do Senhor!”
O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)

terça-feira, 25 de março de 2014

Complexo do Alemão sediará Jornada Diocesana da Juventude


Após a JMJ Rio2013, Jornada será realizada nas dioceses em 2014, no Domingo de Ramos

A juventude carioca ainda traz em seu coração as lembranças e marcas da JMJ Rio2013. O grande encontro com o Papa Francisco tocou a muitos, mas a experiência do ano passado não ficou para trás.

A Igreja, em todo mundo, celebra anualmente as Jornadas Mundiais da Juventude no Domingo de Ramos, em nível diocesano, e a cada três anos aproximadamente, em nível internacional, como o será na Polônia, em 2016. Neste ano, ela acontecerá no dia 13 de abril com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), escolhido pelo Santo Padre

No Rio de Janeiro, a grande mobilização com a juventude será no sábado, dia 12 de abril. E o Setor Juventude da Arquidiocese está preparando uma grande festa! A partir das 14h, os jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude são convidadas a se concentrarem na Praça de Inhaúma, zona norte do Rio, em frente à Paróquia São Tiago, para a procissão dos ramos que vai se dirigir até o Complexo do Alemão. Para este percurso, o Setor Juventude pede que os jovens levem seus ramos e que contribuam com 1kg de alimento não perecível para as ações sociais no Complexo. Durante o itinerário, um trio elétrico animará a juventude e a música ficará por conta do Ministério da Comunidade Shalom.

O local foi escolhido como uma forma de vivenciar o tema deste ano e, assim, concretizar o apelo do Papa de ir ao encontro das “periferias existenciais”. Um das atividades para este objetivo será a Ação de Amor do Cristo Redentor, quando os moradores poderão usufruir de serviços de saúde e de cunho social.

Após a procissão, o bispo nomeado da Diocese de Valença (RJ) e referencial para juventude do Regional Leste 1, Dom Nelson Francelino Ferreira, celebrará a Santa Missa. A celebração eucarística será animada pela Banda Linguagem dos Anjos e, em seguida, a cantora Olívia Ferreira fará um show encerrando o dia.

Serviço

Procissão Missa de Ramos com a juventude carioca

Data: 12 de abril de 2014

Concentração para a procissão: 14h

Local: Praça de Inhaúma, zona norte do Rio

Santa Missa: 15h, presidida por Dom Nelson Francelino

Obs.: Levar os ramos para a procissão e 1kg de alimento não perecível.
Fonte: Imprensa

A campanha 'Doe de Coração' realiza novo evento





'Doe de Coração' terá programação de 28 a 30 de março no Santuário de Fátima

A campanha 'Doe de Coração' realiza novo evento de 28 a 30 de março no Santuário de Fátima, no Recreio, Rio de Janeiro. Serão momentos de oração, confissões, missa, Adoração ao Santíssimo, Via Sacra, louvor e formações. Esta é mais uma oportunidade para ajudar a saldar os últimos investimentos da JMJ Rio2013. A programação está inserida na proposta "24 Horas para o Senhor", que atende o pedido do Papa para valorizar o tempo da Quaresma.

A partir das 17 horas desta sexta-feira (28), começam os atendimentos de confissão, que acontecem por 24 horas. A programação segue, neste dia, com louvor, sob o comando da cantora Alini venturi, às 17h40, celebração da missa presidida por padre Jorjão às 18h, Via Sacra, às 19h30min, e Adoração ao Santíssimo às 20h30min.

No sábado (29), o louvor começa às 14h30 com Erika Galhardi e Thiago Garcia, seguido por oração do terço com Berthaldo Soares às 15h, pregação sobre "O amor de Deus e a caridade aos irmãos" com diácono Melquisedeec às 16h, Adoração ao Santíssimocom padre Antonio José às 17h20 e louvor com Olivia Ferreira, Erika Galhardi, Ticiana Souza, Maíra Jaber e Leo Araujo. A programação segue com a pregação sobre "A misericórdia de Deus" com padre Jorge Carreira, às 18h, e encerra com missa presidida pelo padre Gleuson Gomes, às 20h.

No domingo (30), o louvor inicia a programação do dia, às 8h, seguido pela oração da manhã, coordenada pelo padre Ramon Nascimento, às 8h20. O arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, celebra missa de encerramento às 10h, que terá o Coro Carioca da JMJ Rio2013.

‘DOE DE CORAÇÃO’
Durante os dias 7, 8 e 9 de março, o ‘Doe de Coração’ marcou a criação do Instituto para a Juventude e a retomada da arrecadação de fundos para saldar os últimos investimentos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O evento, que aconteceu em Cachoeira Paulista, São Paulo, na sede da comunidade Canção Nova, ajudou a arrecadar cerca de R$ 700 mil.

O INSTITUTO PARA A JUVENTUDE
O Instituto para a Juventude é um dos legados da Jornada Mundial da Juventude, evento que marcou a cidade do Rio de Janeiro e todo Brasil, mostrando a mobilização dos jovens para o encontro com Cristo. O novo instituto viabilizará projetos que tenham por objetivo a promoção, recuperação e inclusão do jovem na sociedade.

COMO DOAR:
Acesse www.ijuventude.org

ou deposite
Banco Bradesco 237
Agência: 0814 / Conta Corrente: 8080-2
Titular: Instituto Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro / CNPJ:14192317/0001-81

ou ligue 3003-1290
Para doar R$ 20, tecle 1
Para doar R$ 50, tecle 2
Para doar, R$ 100, tecle 3
Para doar outros valores, tecle 4
Telefone Alternativo:

0 (XX) 21 2199 0888
Fonte: Imprensa JMJ

Especial Copa 2014- Cidade sede Cuiabá

Entenda o cartaz 
Cuiabá
Cuiabá, capital de Mato Grosso, situa-se exatamente no centro geodésico da América do Sul. Pode ser considerada, portanto, o coração da América do Sul. Rica em história, cultura, arte e gastronomia, Cuiabá também se destaca pelo calor, que não se limita à temperatura. O calor humano de seu povo e seu jeito de receber bem a torna única. O pôster da cidade reuniu a alegria do evento e do povo cuiabano expressada nascores vivas e variadas, o futebol representado pela bola nos pés do jogador, a união e a vibração das pessoas, em especial da torcida pantaneira, traduzidas no movimento da bola e as formas que a cercam.

Cuiabá é a porta de entrada para a maior planície inundável do planeta – o Pantanal mato-grossense, e por isso, o tuiuiú, que é a ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques do cartaz. O mapa do Estado posicionado no centro da bola mostra que a capital, Cuiabá, está preparada para receber o maior evento de sua história

Cuiabá
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, está localizada exatamente no centro geográfico da América do Sul, equidistante dois mil quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico. Fundada em 1719, durante aCorrida do Ouro no Brasil, a cidade ainda abriga diversas construções históricas que foram declaradas patrimônio nacional em 1992.

Por cerca de 250 anos, Cuiabá permaneceu silenciosamente como uma pequena cidade da região Centro-Oeste do país. O cenário mudou rapidamente no século XX, quando o governo federal implantou um plano de expansão em direção ao interior do país, que resultou em rodovias ligando o Mato Grosso aos estados de Goiás e São Paulo. Em 30 anos, a população cresceu exponencialmente, de 57 mil habitantes em 1960 para 400 mil em 1990. A enorme área de 3.538 quilômetros quadrados de Cuiabá é atualmente o lar de mais de 540 mil pessoas.

Cuiabá localiza-se em um local privilegiado para os turistas, ponto de encontro de três dos ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil: as savanas do Cerrado, as terras úmidas do Pantanal e a Amazônia. Com forte presença da natureza, não surpreende o fato de Cuiabá ter sido apelidada de Cidade Verde. Os cuiabanos também estão pertos de uma das paisagens mais surpreendentes do Brasil, a serra da Chapada dos Guimarães, onde sítios arqueológicos e um parque nacional de 3,3 mil quilômetros quadrados atraem milhares de visitantes todos os anos.

A Chapada dos Guimarães é uma das razões pelas quais Cuiabá é considerada a capital mais quentedo país, uma vez que a serra bloqueia as massas polares e ajuda a elevar a temperatura para além dos 40º C durante o verão.

Futebol

O Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, é a equipe mais importante do estado de Mato Grosso e tem uma das maiores torcidas da Região Centro-Oeste. O "Tigre" detém o recorde de títulos estaduais e, a partir de 1976, jogou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 11 anos consecutivos. Porém, o clube não volta à elite desde a sua saída. Os principais rivais na cidade são o Cuiabá Esporte Clube e o Clube Esportivo Dom Bosco, além do Operário Futebol Clube, da vizinha Várzea Grande.

O Estádio José Fragelli, também conhecido como Verdão, foi o principal estádio de Mato Grosso até 2010. Construído em 1976 e com capacidade para 45 mil espectadores, já foi o palco de quatro amistosos da Seleção Brasileira, como a goleada por 6 a 1 sobre a Islândia em março de 2002 na preparação rumo à conquista da Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002.

Em seu lugar, surgirá a moderníssima Arena Pantanal, que será especialmente construída para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.


Arena Pantanal
O estádio que abrigará os jogos da Copa do Mundo da FIFA™ à beira de uma região de flora e faunatão riquíssima como a do Pantanal não poderia deixar de apresentar entre suas metas a construção e manutenção de uma estrutura sustentável, desde a concepção de seu projeto.

Essa orientação está voltada para cada detalhe: a madeira usada na edificação é certificada, e os resíduos e entulhos passam por um processo de reciclagem e reaproveitamento na própria obra e em suas vias de acesso. A qualidade do ar também é constantemente monitorada, assim como a do solo. Desta forma, o apelido "Verdão" dificilmente vai ser esquecido.

Especialmente construída para o torneio, a Arena Pantanal terá capacidade para 42.968 espectadores, ocupando o terreno em que antes estava o Estádio José Fagelli, e vai acolher quatro partidas do Brasil 2014. Esse espaço multiuso terá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois do Brasil 2014. Coberta, ela poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras. Clubes tradicionais como o Mixto e o Operário também podem aproveitar essa estrutura.
Fonte: FIFA

Padre Ángel Fernández Artime é novo reitor-mor e X Sucessor de Dom Bosco

O Capítulo Geral 27 elegeu o padre Ángel Fernández Artime, até agora inspetor da Argentina Sul, como novo reitor-mor e X Sucessor de Dom Bosco. A eleição ocorreu às 10h20min (horário da Itália), desta terça-feira, 25 de março. Padre Pascual Chávez, presidente da Assembleia, chamando a si o padre Ángel, expressou: “Caríssimo padre Ángel, Deus através dos irmãos chamou-o hoje a ser o Sucessor de Dom Bosco (...). É o sucessor de Dom Bosco, não do padre Chávez. Em nome da Assembleia Capitular, pergunto-lhe se aceita”.

Comovido, padre Angel tomou a palavra e disse em espanhol:“Abandono-me a Deus, e peçamos a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora que nos acompanhem e me acompanhem, na fraternidade dos salesianos e com a Congregação. Com fé, aceito”. Clique aqui para assistir o vídeo da eleição.

Padre Ángel Fernández Artime, 53 anos, nasceu em 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco. Fez a primeira profissão em 3 de setembro de 1978, os votos perpétuos em 17 de junho de 1984 e foi ordenado sacerdote aos 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi delegado da Pastora Juvenil, diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, inspetor de Leão.

Foi membro também da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009 foi nomeado inspetor da Argentina Sul, encargo que manteve até agora. Em virtude desse encargo teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

É Laureado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

No dia 23 de dezembro de 2013 foi nomeado superior da nova Inspetoria da ‘Espanha Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora, encargo que evidentemente o padre Fernández Artime não poderá mais assumir, devendo agora desempenhar o Ministério de Pai para toda a Família Salesiana.


InfoANS

domingo, 23 de março de 2014

Papa no Angelus: o encontro com Jesus muda a nossa vida. A misericórdia é maior que os preconceitos

                                                      Fonte: Rádio Vaticano
Ao meio diadeste domingo (23) o Papa Francisco assomou à janela do apartamento Pontifício para rezar, com os cerca de 40 mil de fiéis reunidos na Praça São Pedro, a tradicional oração mariana do Angelus. A “água viva da misericórdia que jorra até a vida eterna”, representada pelo encontro de Jesus com a Samaritana junto ao poço em Sicar, esteve no centro da reflexão do Pontífice neste terceiro domingo da Quaresma.
Partindo do Evangelho do dia, Francisco observou que o pedido de Jesus à Samaritana – “Dá-me de beber“, “supera todas as barreiras de hostilidade entre judeus e samaritanos e rompe os esquemas de preconceito em relação às mulheres”:
“O simples pedido de Jesus é o início de um diálogo sincero, mediante o qual Ele, com grande delicadeza, entra no mundo interior de uma pessoa à qual, segundo os esquemas sociais, não deveria nem mesmo dirigir uma palavra. Jesus se coloca no lugar dela, não julgando-a, mas fazendo-a sentir-se considerada, reconhecida, e suscitando assim nela o desejo de ir além da rotina cotidiana”.

Ao pedir água à Samaritana, Jesus queria “abrir-lhe o coração”, “colocar em evidência a sede que havia nela”. “A sede de Jesus – disse o Papa, não era tanto de água, mas de encontrar uma alma sequiosa”.
“A Quaresma – recordou Francisco - é o tempo oportuno para olharmos para dentro de nós, para fazer emergir as nossas necessidades espirituais mais verdadeiras e pedir a ajuda do Senhor na oração”. E observou, que a exemplo da Samaritana, também nós temos muitas perguntas a serem feitas a Jesus, “mas não encontramos a coragem” para fazê-las.
O Evangelho diz que os discípulos ficaram maravilhados que o seu Mestre tenha falado com aquela mulher. Mas, “o Senhor é maior do que os preconceitos. E isto devemos aprender bem” – exortou Francisco -, pois a misericórdia é maior do que os preconceitos”. E o resultado do encontro junto ao poço foi o de uma mulher transformada”:
“Deixou o seu jarro com o qual ia buscar água e correu à cidade para contar a sua experiência extraordinária. ‘Encontrei um homem que me disse todas as coisas que eu fiz. Era o Messias? Estava entusiasmada. Foi buscar água no poço, e encontrou uma outra água, a água viva da misericórdia que jorra para a vida eterna. Encontrou a água que sempre procurou! Corre ao vilarejo, aquele vilarejo que a julgava, a condenava e a rejeitava, e anuncia que encontrou o Messias: alguém que mudou a sua vida. Pois cada encontro com Jesus nos muda a vida, sempre. É um passo em frente, um passo mais próximo a Deus”.

Ao concluir sua reflexão, Francisco recordou que no Evangelho de hoje “encontramos também nós o estímulo para ‘deixar o nosso jarro’, símbolo de tudo aquilo que aparentemente é importante, mas que perde valor diante do ‘amor de Deus’, e todos temos um, ou mais de um jarro:
“Eu pergunto a vocês e também a mim: ‘Qual é o teu jarro interior, aquele que te pesa, aquele que te afasta de Deus? Deixemo-lo um pouco de lado e com o coração escutemos a voz de Jesus que nos oferece uma outra água, uma outra água que nos aproxima do Senhor”.

“Somos chamados a redescobrir a importância e o sentido de nossa vida cristã, iniciada no Batismo – disse o Papa - e, como a Samaritana, testemunhar aos nossos irmãos a alegria do encontro com Jesus e as maravilhas que o seu amor realiza na nossa existência”. Mas testemunhar o que?:
“Testemunhar a alegria do encontro com Jesus, pois cada encontro com Jesus muda a nossa vida, e também cada encontro com Jesus nos enche de alegria, aquela alegria que vem de dentro. Contar quantas coisas maravilhosas sabe fazer o Senhor no nosso coração, quando nós temos a coragem de deixar de lado o nosso jarro”.

Após a reflexão e a oração do Angelus, o Papa Francisco dirigiu sua saudação aos fiéis de diversas proveniências reunidos na Praça São Pedro e adjacências. Em particular, ao recordar o Dia Mundial da Tuberculose celebrado nesta segunda-feira (24), pediu orações por todas as pessoas atingidas pela doença e por todos que de alguma maneira se ocupam delas”. (JE)

Francisco recordou no Angelus o dia penintencial "24 horas para o Senhor" 15

Após a oração do Angelus, o Papa Francisco recordou que na próxima sexta-feira será realizado o dia do perdão, uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização:
“Sexta e sábado próximo viveremos um especial momento penitencial chamado “24 horas para o Senhor”. Iniciará com a Celebração na Basílica de São Pedro, sexta-feira à tarde e à noite algumas igrejas do centro de Roma serão abertas para a oração e as Confissões. Será uma festa do perdão, que terá lugar também em muitas dioceses e paróquias do mundo”.
O Santo Padre confessará alguns fiéis, após presidir a celebração penitencial na Basílica de São Pedro, às 17 horas. A cerimônia penitencial terá a transmissão da Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 12h50min (horário de Brasília):
O dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação também terá a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma a partir das 20 horas: Sant'Agnese in Agone, Santa Maria in Trastevere e Igreja dos Santos Estigmas. Nas três igrejas será realizada Adoração Eucarística durante a noite.
O Dia do Perdão concluir-se-á às 17 horas do sábado com a celebração das Vésperas do IV Domingo da Quaresma, presidida por Dom Rino Fisichella, na Igreja de Santo Spirito in Sassia. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano

sábado, 22 de março de 2014

- Freira Cristina participa do The Voice e causa emoções-e Voice IT | Serie 2 | Blind 2 | Suor Cristina Scuccia - #TEAM


Fonte: Shalom
 Na segunda edição italiana do The Voice, uma das candidatas agitou a plateia e surpreendeu o júri.

Tratava-se de Irmã Cristina, uma freira de 25 anos que impressionou com sua ousadia ao participar do programa. A irmã cantou “No one”, de Alicia Keys.

O júri composto por J-Ax, Noemi, Piero Pelù e Raffaella Carrà, ficou boquiaberto ao girar a cadeira e ter diante dos olhos uma freira. Além de fazer vários elogios, o júri questionou sua decisão de participar do The Voice. J-Ax, aquele que foi escolhido por Irmã Cristina para segui-la na competição, emocionou-se verdadeiramente ao ver a ousadia da irmã.

“Mas o que você acha que o Vaticano dirá por você ter se apresentado no The Voice?”, indagou Raffaella Carrà.

“Olha, eu não sei, espero um telefonema do Papa Francisco de saudação. Ele nos convida a sair, evangelizar, a dizer que Deus não nos tira nada, pelo contrário, nos dá ainda mais. Eu estou aqui por isso” Irmã Cristina.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Especial Copa 2014- Conheça o exoesqueleto que fará jovem paraplégico dar pontapé inicial da Copa

A abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho, reserva um momento especial para a ciência brasileira e mundial. Usando um exoesqueleto robótico, uma pessoa paraplégica deverá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, e dar o pontapé inicial do Mundial

O Projeto Andar de Novo (Walk Again Project) é coordenado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que aparece ao lado do exoesqueleto na imagem. O projeto envolve cerca de cem cientistas dos Estados Unidos, Europa e Brasil e é uma parceria da Universidade Duke (EUA), onde Nicolelis leciona, e de instituições de Lausanne (Suíça), Munique (Alemanha), Paris (França), Natal (Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, idealizado também por Nicolelis) e São Paulo
O exoesqueleto é uma espécie de veste robótica que pode ser controlada apenas com a atividade cerebral. A vontade de andar ou de parar é captada pelo robô e os movimentos são gerados automaticamente. Além disso, o exoesqueleto também dará à pessoa sensações do mundo exterior
Em parceria com a AACD de São Paulo, oito pacientes paraplégicos foram selecionados e já estão testando o aparelho. Um desses pacientes será escolhido para dar o pontapé inicial da Copa. Na foto está o aparelho de realidade virtual que ajudará a fazer a adaptação dos pacientes antes de vestir o exoesqueleto

Além de receber as ordens do cérebro do paciente e gerar movimento, o exoesqueleto também tem sensores táteis que mandam sinais para a pessoa, passando sensações. Um dos meios de fazer isso é a 'pele artificial', outra inovação, formada por placas flexíveis de circuitos integrados, com sensores de pressão, temperatura e velocidade. Ela revestirá regiões fundamentais do exoesqueleto, como a planta dos pés
“Quando a pessoa tocar o chão, quando o joelho da veste robótica se mexer, os sensores táteis permitirão que esses sinais gerados no robô possam ser devolvidos para o sujeito através de uma camiseta que transmite esses sinais de volta para a pele dos braços ou do dorso, onde a pessoa ainda tiver a sensibilidade intacta”, diz Nicolelis. Na foto, detalhes dos microcircuitos
O 'feedback tátil' permitirá que o paciente caminhe sem precisar ficar constantemente olhando para baixo, já que terá melhor noção de onde está pisando

A ideia no futuro é implantar os chips no cérebro do paciente. Na abertura da Copa, será utilizada técnica mais conservadora, com sensores superficiais no couro cabeludo, devido aos fatores de risco: será ao ao ar livre, com 70 mil pessoas no estádio e sinais de televisão do mundo inteiro. A médica brasileira Lumy Sawaki, uma das chefes do projeto, experimenta o exoesqueleto
A fase de testes com pacientes reais em São Paulo é importante para dar naturalidade à caminhada que será realizada. “A nossa teoria é que leva certo tempo para essas ferramentas complexas serem incorporadas pelo nosso cérebro como se fosse extensão do nosso corpo, para ter a sensação de que é natural. E temos alguns meses para fazer com que os pacientes sintam que o exoesqueleto é o corpo deles literalmente', diz Nicolelis
Nicolelis diz esperar que o pontapé inicial da Copa seja um marco, mas não o ponto final. '“Nossa intenção é manter toda essa equipe, continuar trabalhando com o governo brasileiro e com os nossos parceiros, para chegar até o objetivo final, que é criar uma veste robusta o suficiente para que qualquer paciente com uma lesão na medula espinal possa tirar vantagens', afirma
A maior expectativa é criar esperança para 25 milhões de pessoas ao redor do mundo que querem andar de novo

Essa foi a primeira imagem revelada do exoesqueleto robótico do projeto Andar de Novo. É posóvel ver os cinco módulos e o backpack de controle
Fonte: MSN

Dia Mundial da Água

                                                  Fonte: site Brasil

O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo, 12% de todas as fontes terrestres. Algumas delas são geograficamente partilhadas com os países vizinhos. É o caso da bacia do Rio Amazonas, a mais extensa rede hidrográfica do planeta, que começa nos Andes peruanos e termina no Oceano Atlântico. Percorre o território do Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%). Por ela, correm 20% das águas doces superficiais do mundo.

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92.

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Segundo a ONU, o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014 é 'Água e Energia'. A escolha ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.

Igrejas do mundo abertas 24 horas para atender confissões

Imagine igrejas de várias dioceses do mundo abertas por 24 horas com atendimento de confissões. Esta é a proposta “24 horas para o Senhor”, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, enviado às dioceses católicas em fevereiro.

Segundo a carta, assinada pelo presidente do dicastério, dom Rino Fisichella, a proposta é dirigida a toda a Igreja, com intenção de poder criar uma tradição, que anualmente seja repetida no quarto domingo da Quaresma.

A ideia é que, a partir das 17h do dia 28 de março, durante 24 horas, pelo menos uma igreja em cada diocese possa permanecer aberta para permitir que todos que desejarem celebrem o Sacramento da Penitência, de preferência em um contexto de adoração eucarística. Tudo deve ser pastoralmente preparado de acordo com as próprias possibilidades da diocese.

Em Roma, a iniciativa será presidida pelo Papa Francisco com uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro. Terminada a celebração, as confissões continuarão em algumas igrejas do centro histórico, que permanecerão abertas para acolher “todos aqueles que desejam encontrar o Senhor e experimentar a sua misericórdia”. A celebração, unida à adoração eucarística, continuará até as 16h de sábado, dia 29 de março, para terminar às 17h, com a celebração das Primeiras Vésperas, na Igreja de Santo Spirito in Sassia, santuário romano da Divina Misericórdia.

“A Nova Evangelização tem entre suas tarefas aquela de tornar mais central o Sacramento da Penitência. Por esta razão, propomos valorizar ao máximo o tempo da Quaresma como momento particularmente adequado para viver a experiência de evangelização à luz do Sacramento da Penitência”, escreveu dom Rino.

Embora em construção, o novo site do pontifício conselho, www.novaevangelizatio.va, vai disponibilizar em breve um subsídio pastoral útil para viver tal iniciativa nas paróquias e nas comunidades. A motivação também é feita pelas redes sociais, como a página do Facebook: https://www.facebook.com/AnnoDellaFede, e com a hashtag #24oreperilSignore (em português, #24horasparaoSenhor), que reunirá testemunhos e partilhas da ação em várias partes do mundo.

Arqrio.org / Jovens Conectados

Especial Copa 2014- cidade sede Fortaleza

A luz do sol que brilha todos os dias e a beleza das praias fazem de Fortaleza um lugar especial. Acostumada com o calor humano e o respeito à natureza, a capital do Ceará, localizada no nordeste do Brasil, é o cenário perfeito para receber uma festa tão grande como a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM. A paixão pelo futebol é representada no pôster por elementos em destaque, como o moderno estádio Arena Castelão, uma imensa bola no céu que carrega os principais monumentos da cidade e a tradicional prática do esporte na areia da praia, costume no litoral brasileiro. As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna, mas que não esquece das suas tradições, o que torna Fortaleza um dos locais mais visitados por turistas no Brasil. A alegria de receber a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM acontece em umaexplosão de euforia, cultura e beleza que nasce nas arquibancadas da Arena Castelão e espalha-se por todaFortaleza, em uma mistura de coresvibrantes que se movimentam como ondas do mar e raios de sol, iluminando a cidade conhecida como “terra da luz”.

Fortaleza

Embora tenha sido fundada oficialmente como vila em 1726 e tenha se tornado a capital do Ceará apenas em 1799, Fortaleza deve o seu nome ao período entre 1673 e 1654, quando era controlada pelos holandeses, que construíram o Forte Schoonenborch.

Com 34 km de praias maravilhosas, Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Nordeste há anos. A cidade também se desenvolveu como importante polo econômico, e a sua região metropolitana conta com uma população de 2,4 milhões de pessoas que vivem em 323 km².

A maior parte das atrações turísticas de Fortaleza envolve praias. A Praia do Futuro é conhecida pelas diversas barracas na areia que servem frutos do mar típicos e frescos. Iracema é a região onde se encontram os bares e casas noturnas. Já a bucólica praia de Mucuripe é de onde saem os pescadores nas suas jangadas. A Avenida Beira-Mar é o endereço de uma tradicional feira diária de artesanatos e de algumas das melhores casas de forró.

Fortaleza vem investindo há décadas em infraestrutura para o turismo e em novas atrações, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Beach Park, maior parque aquático do Brasil com moderníssimos tobogãs de água distribuídos em uma área de mais de 180 mil m².

Futebol
Dois dos clubes mais populares do Nordeste do Brasil vêm de Fortaleza: o Ceará Sporting Club e o Fortaleza Esporte Clube. Ambos brigam historicamente pelo amor dos torcedores e pelos títulos no estado.

Os dois times já tiveram participações memoráveis em competições nacionais. O Ceará foi vice-campão da Copa do Brasil em 1994, quando perdeu para o Grêmio, e chegou à semifinal em 2005. Já o Fortaleza foi duas vezes vice-campeão da Taça Brasil (que antecedeu o Campeonato Brasileiro), em 1960 e 1968. A rivalidade entre os dois clubes é uma das mais acirradas do país

A cidade de Fortaleza oferece dois estádios para os jogos entre Ceará e Fortaleza, além do Ferroviário Atlético Clube. São eles o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, e o Estádio Municipal Presidente Vargas. O Castelão foi modernizado e ampliado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e agora pode receber mais de 58 mil torcedores.

Estádio Castelão
Não é raro ver o torcedor cearense dar demonstrações de paixão pelo futebol e pelos dois principais times da cidade, Ceará e Fortaleza. Agora, ele tem uma casa nova para acompanhar tanto os clássicos que costumam parar a cidade como os jogos da Copa das Confederações da FIFA™ e da Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado para acolher confortavelmente públicos de até 58.704 pessoas. A arena ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao gramado.

O que também muda no Castelão é o acesso. Com a construção de quatro corredores exclusivos de ônibus, de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de duas estações de metrô, o torcedor tem muito mais facilidade de locomoção, tanto para os jogos como para os restaurantes, cinemas, hotel e o centro olímpico que devem fazer parte do complexo.

Tudo isso, somado à grande expectativa do torcedor, deve fazer do Castelão um dos palcos mais animados nos dois grandes eventos de 2013 e 2014. Na Copa do Mundo da FIFA™, ele será a casa da Seleção Brasileira no segundo jogo da primeira fase, com certeza de apoio maciço como o registrado em março de 2002, no jogo que marcou a volta do atacante Ronaldo aos gramados antes do Mundial do Japão/Coreia do Sul.
Fonte: FIFA

OAB Niterói debate Os Excluídos x Direitos Humanos

Fonte: SECOM
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Niterói, promoverá na terça-feira dia 25 de março um debate sobre o tema “Os Excluídos x Direitos Humanos”.

O evento acontecerá no auditório da entidade que fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, número 507, 11° andar, no centro de Niterói. O debate começa as 18 horas, com a participação do padre Bruno Guimarães de Miranda, representando a Arquidiocese de Niterói; os advogados Filipe Zappala Massi Strombeck, representando a Igreja Evangélica; Graça Eliana Thuler Santos, do Instituto Espírita Bezerra de Menezes; e Margarida Espada Tavares Leite, da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental.

O presidente da Comissão, Valdir Costa, será o debatedor do evento. A OAB Niterói informou ainda que os estudantes de direito que comparecerem ao debate terão carga horária.

Dom Orani celebra missa por canonização do beato José de Anchieta


                                                   Fonte: Arq. RJ
O beato José de Anchieta será canonizado pelo Papa Francisco, no dia 2 de abril, por meio de um decreto. Para celebrar a canonização, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.

O Papa Francisco celebrará ainda uma missa em ação de graças pela canonização do 'apóstolo do Brasil' no dia 24 de abril na igreja romana dos jesuítas, 'Chiesa del Gesù'. Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias(Espanha), o beato foi um religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil.

O jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou junto com o padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, Papa Francisco é membro da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola.

A beatificação de Anchieta foi feita por João Paulo II em 1980. O Papa Francisco também vai assinar decretos de canonização de dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart.

Eventos celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down 2014 em todo o Brasil

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012,por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

Veja abaixo os eventos comemorativos em todo o Brasil:

- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2014/03/eventos-celebram-o-dia-internacional-da-sindrome-de-2014-em-todo-o-brasil/#sthash.keCQpHXw.dpuf

RIO DE JANEIRO

- Caminhadown do Grupo RJDOWN
Data: 23/03/2014
Local: Praia do Arpoador, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações, clique aqui.

- Encontro na Quinta da Boa Vista do Grupo Amadinhos Downs
Data: 22/03/2014
Local: Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações, clique aqui.

- Apresentação de dança do Grupo ‘Quem dança é mais feliz’
Data: 25/03/2014
Local: Teatro do Tijuca Tênis Clube, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações, clique aqui.

- Primeira Mostra de Habilidades Especiais de Pessoas com Síndrome de Down
Data: 20/03/2014
Local: Instituto Anne Sullivan, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações, clique aqui.

- Rolezinho Down da Associação Síndrome de Down – ASSIND
Data: 21/03/2014
Local: Calçada da Fama, Teresópolis – RJ
Mais informações: assindteresopolis@gmail.com e (21) 36428081.

- Culto em Ação de Graças pelo Dia Internacional da Síndrome de Down
Data: 29/03/2014
Local: Igreja Anglicana na Union Church, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: rosileniblanco@yahoo.com.br

Fonte: Movimento down

Querida Futura Mamae 21 de Março dia Mundial da Sindrome Down

quarta-feira, 19 de março de 2014

O TERÇO DA MISERICÓRDIA



Para ser rezado nas contas do terço
No começo:
Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”

Especial Copa 2014- Cidade sede Brasilia


O cartaz tem como imagem central epano de fundo uma referência à Catedral de Brasília, um ícone arquitetônico mundial.

Acima da catedral, o céu imenso, “o mar de Brasília é o céu” com seu azul inconfundível. O amarelo, à direita do cartaz, representa o sol nascente, sempre a leste. E o alaranjado, à esquerda, ou oeste, o sol poente.

Brasília possui um dos maiores índices de área verde do mundo: quase 5 vezes o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. É umaverdadeira cidade parque, aqui retratada com todas as matizes possíveis de verde. O jogador de futebol, em primeiríssimo plano, composto de várias cores, representa todas as etnias que compõem a sociedade brasileira e também os jogadores dos 5 continentes.

Convém notar a presença quase equânime, das cores verde, amarelo, azul e branco da nossa tão querida bandeira do Brasil.
Fonte: FIFA

Cidade sede Brasilia

A construção da ultramoderna cidade de Brasília, localizada no coração do Brasil, teve início em 1956. Desde a sua inauguração no dia 21 de abril de 1960, ela serviu ao propósito para o qual foi construída: substituir o Rio de Janeiro como capital nacional. Assim, é lá que estão centralizados os poderes políticos e administrativos do país.

O movimento para transferir a capital ao interior do país começou a ganhar força progressivamente em 1822, com a independência do Brasil. O objetivo era simbolizar a mudança de status do país, de estado colonial para nação independente, intenção que foi legalmente documentada em 1891 por meio de um artigo na Constituição. Mas o projeto só voltou à tona em 1953, com Getúlio Vargas na presidência, e ganhou vida no mandato de Juscelino Kubitschek, com o início da construção em 1956 e a fundação oficial da cidade quatro anos mais tarde, enquanto Juscelino ainda estava no poder.

Uma das características mais marcantes da cidade são as largas avenidas que envolvem os prédios públicos e se espalham pelas asas norte e sul, que por sua vez são divididas nas chamadas superquadras, cada uma contendo diversos edifícios. No extremo leste do plano piloto está a Praça dos Três Poderes, onde se encontram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Considerada uma cidade de vanguarda em termos de arquitetura, Brasília tem na Catedral Metropolitana e na Ponte Juscelino Kubischeck as estruturas mais distintas. Ambas foram projetadas por Oscar Niemeyer, o homem por trás da maioria das marcantes construções da nova capital. Pela sua arquitetura, Brasília é a única cidade do mundo construída no século XX a ser declarada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Futebol
O Distrito Federal é a casa de dois clubes que tiveram sucesso recente na elite do futebol brasileiro: a Sociedade Esportiva do Gama e o Brasiliense Futebol Clube, que surpreendeu com o vice-campeonato da Copa do Brasil em 2002.

Brasília possui reconhecida tradição em abrigar eventos esportivos de primeira linha e foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2008. Os jogos foram disputados no Ginásio Nilson Nelson, situado à frente do novo Estádio Nacional Mané Garrincha, com capacidade para mais de 70 mil torcedores, que passa a ser uma dos maiores do país.

A cidade ostenta ainda dois outros importantes estádios: o Serejão, casa do Brasiliense, e o Bezerrão, completamente reformado e reinaugurado em novembro de 2008 com a goleada de 6 a 2 da Seleção Brasileira sobre Portugal.

Estádio Nacional



Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o EstádioNacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 68.009 espectadores – da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

O antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, deu lugar a uma arena que conta com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para permitir uma visão completa do jogo. Com projeto de construção ecologicamente correto, voltada à emissão zero de carbono, à reciclagem e ao acesso total por meio do transporte público, ela serve para consolidar o nome da capital como referência mundial em planejamento sustentável, deixando um legado importante outros setores da economia local.

O Estádio Nacional de Brasília foi aprovado para receber a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013™, além de sete outras partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014™, incluindo uma de quartas de final.

Este será o terceiro estádio da capital brasileira, somando-se ao Serejão, casa do Brasiliense, e ao Bezerrão, que foi recentemente reformado e reinaugurado em 2008. Após a Copa, a ideia é que a arena seja usada para shows e espetáculos culturais de grande porte.