terça-feira, 23 de outubro de 2012

Missão de Jesus, missão de todos os cristãos

"Deus não reina quando se fala, mas só quando se atua" (1Cor 4,20)
Missão é ação generosa, gratuita, que parte de uma motivação interior e, por isso, o missionário e missionária são movidos, são conduzidos por uma força que nada poderá contê-los, nem os desafios, resistências, perseguições ou mesmo ameaças.
Missão é resgatar as sementes do Verbo em cada cultura, em cada época, revelado na cultura de solidariedade em vista da utopia de um novo céu e uma nova terra. É o anseio por estabelecer uma nova ordem sempre presente em cada cultura, cada época; é "o sonho de todos viverem a vida em paz, sem posse e, por isso, sem ganância ou fome. Nada pelo qual matar ou morrer. Uma irmandade de homens, dividindo todo o mundo" ( J. Lenon- Imagine).
A missão de Jesus recebida do Pai esteve sempre presente nos anseios mais recônditos de cada ser humano, apesar de, na maioria das vezes, ser abafada pela cultura de consumo e de morte. Como Jesus que veio realizar a missão recebida do Pai de anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a remissão aos presos e aos cegos, a recuperação da vista, para restituir a liberdade dos oprimidos (cf. Lc 4, 18-19), pregar e expulsar os demônios (Mc 3,15); assim o missionário, a missionária, hoje, assumem a luta que Jesus iniciou, contra os poderes do mal que empobrecem a vida do povo.
A razão pela qual Jesus veio ao mundo deve estar sempre presente na vida do missionário, da missionária, como realizadores do projeto do Pai: "Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Por isso, como conseqüência lógica, o seu lugar social é sempre onde a vida está ameaçada, por causa do sistema econômico injusto que exclui e marginaliza, empobrecendo o povo cada vez mais, e onde o sistema religioso já não revela o rosto do Pai, onde o Templo é reduzido a um supermercado, a um lugar de show gratuito, de manifestações de emoção superficial e que anestesia o ser humano, deixando de ser lugar de oração, de anúncio da Palavra, de alimento da comunhão fraterna, "memória" de Jesus.:
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário