quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Faltam só oito meses!

Fonte: SECOM


“Vão por todo mundo e façam discípulos meus entre todas as nações” (Mt 28,19). Com versículo. Ele vem depois do relato do túmulo encontrado vazio e depois do relato da essa passagem, Mateus encerra o seu evangelho. Mas é necessário contextualizar o farsa dos guardas, subornados pelas autoridades para mentirem a respeito dos últimos acontecimentos. Nesse contexto de medo, o pedido do Mestre desemboca numa garantia, a grande garantia, a maior de todas: “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo!” (Mt 28,20). Quem ama, quer estar junto.
“Vão por todo mundo e façam discípulos meus entre todas as nações” (Mt 28,19).  Essa mesma passagem é o lema de um dos eventos mais aguardados por católicos do mundo inteiro: a Jornada Mundial da Juventude, o encontro do Papa com milhares de jovens. E esse encontro de milhares de jovens com o Papa não está distante: faltam apenas oito meses! Entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, o Papa Bento XVI estará no Rio de Janeiro e a Arquidiocese de Niterói terá papel importante no evento: o Vicariato Niterói é subsede da JMJ. Lembram-se da garantia? “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo!” (Mt 28,20). Pois bem. Daqui a oito meses, essa presença será sentida de modo mais amplo e fulgurante. Milhares, milhões de jovens, num encontro alvoroçado e, ao mesmo tempo, íntimo e fervoroso com o Senhor Ressuscitado, vivo, entre nós. “Eu estarei com vocês…”
O evento tem o perfil jovem, sim. Mas, sem dúvida, seu êxito depende da intensa participação de todos. Não falo apenas dos sacerdotes e religiosos. Falo, sobretudo, aos cristãos leigos. Aos cristãos leigos de qualquer idade. Falo aos amigos. E como diria o apóstolo João: Amigos, ainda há muito a ser feito e não podemos deixar escapar pelo vão dos dedos esse grande acontecimento. Naqueles dias, todos estarão de olho no Brasil, porque boa parte do mundo estará aqui, no Estado do Rio.
Eu queria que você estivesse agora me perguntando: Eu posso ajudar? Como ajudar?
Sim. Você pode ajudar. Muito mais: você pode fazer parte. São muitas as frentes de ação e eu vou lhe propor algumas.
A primeira grande proposta, o primeiro grande pedido é: SEJA UM VOLUNTÁRIO! O trabalho na JMJ só pode ser desempenhado por pessoas que doam seus dons e seu tempo. Inscreva-se no sitewww.rio2013.com. Torne-se um voluntário e ajude os jovens a se encontrarem com o verdadeiro sentido da vida: Jesus Cristo. Você poderá se inscrever com a disponibilidade que você tiver. Com certeza, existe algum espaço em que sua ajuda será fundamental.
A segunda grande proposta é lhe pedir que você ouça e entenda que é preciso mais. Muitos, muitos jovens são esperados. Na última jornada, em Madri2011, foram 2 milhões. Para a JMJ Rio2013, a expectativa é ainda maior! Onde serão alojados esses peregrinos jovens? Na residência de pessoas generosas que inscreverem suas casas como locais de hospedagem. Na minha casa, na sua casa. E olhe! Não é preciso luxo. Basta um coração acolhedor e um pequeno espaço onde o jovem possa estender seu “saco de dormir” e fazer sua higiene pessoal. Para o acolhimento dos peregrinos no território do Vicariato Niterói, o procedimento é feito pelo site, mas em todas as paróquias há equipes aptas a darem informações e fazerem a inscrição.
Também os outros cinco Vicariatos da Arquidiocese de Niterói irão participar da jornada. Entre os dias 17 e 21 de julho teremos nos vicariatos Oceânico, São Gonçalo, Alcântara, Lagos e Rural a “Semana Missionária”, evento que ficou conhecido como “pré-jornada”, na JMJ de Madri. Exclusiva para o pessoal de fora, a Semana Missionária trará em sua programação dias de oração e recolhimento, além de uma excelente oportunidade para conhecer a cultura típica das cidades que compõem nossa Arquidiocese. São esperados até 700 jovens por paróquia. Sem dúvida, também precisaremos muito das famílias desses vicariatos. Precisamos que elas disponibilizem suas casas para acolher os jovens que virão viver nesta troca cultural uma experiência de fé. Na Semana Missionária, a inscrição para a acolhida de um peregrino se dará na própria paróquia.
No último dia 14 de outubro, tivemos uma grande preparação para tantos eventos que estão por vir. Celebramos o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com a participação de aproximadamente 10 mil jovens que lotaram o Rincão do Senhor, em São Gonçalo. Foi um dia inteiro de escuta da Palavra de Deus, Santa Missa, adoração, shows e confissões. Cerca de 30 sacerdotes estiveram presentes. Pudemos ver a força da juventude em nossa Arquidiocese.
A Igreja está voltada para os jovens. No ano que vem, em fevereiro, será lançada a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Juventude”: “Eis me aqui, envia-me” (Is 6,8). É um tempo especial para os jovens serem protagonistas. Mas a participação de todos é fundamental.
A terceira grande proposta é um convite: você é meu convidado a participar desse acontecimento. Esteja lá. Desculpe-me, errei! Você é convidado de Jesus, o Cristo, Filho de Deus, para estar com Ele nesse acontecimento. “Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa? Todas as vezes que vocês fizeram isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim… foi a mim que vocês fizeram.”(Mt 25,38.40). Quando Jesus entrar na sua casa, de mochila nas costas e aquele sorriso leve que só na juventude a gente tem, diga a Ele: Seja benvindo, Senhor! A casa é sua.
+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário