sábado, 20 de outubro de 2012

DNJ 2012: “A juventude quer viver”

Faltando menos de 275 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os jovens do Rio de Janeiro se preparam para participar, no próximo domingo, dia 21 de outubro, a partir das 9h, de mais um evento que marcará este período de preparação para a grande peregrinação da juventude mundial com o Papa Bento XVI. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012, evento que já está em sua 27ª edição na cidade, será realizado no Parque Madureira e promete ser um grande momento de evangelização com muita oração, formação, animação e música.
Com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e Rede Vida de Televisão, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa às 15h, mas diversas atividades organizadas pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio já estarão sendo realizadas a partir das 9h, quando terá início a programação do evento que contará também com a participação dos DJs da Cristoteca e as bandas Filhos do Céu, Frutos de Medjugorje e Cristo Redentor (que acompanhará o Padre Omar Raposo em sua apresentação).
Com o intuito de formar e informar a juventude de forma prática na realização de diversas atividades pastorais ou cotidianas, tendo sempre como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo, também serão realizadas, durante todo o dia, palestras com os seguintes temas: afetividade e sexualidade (Comunidade Pequeno Rebanho); a juventude quer viver (Pastoral da Juventude); querigma (Ministério Jovem); e aborto (Pró-Vida).
Em atenção aos dados do Mapa da Violência 2012 – no qual se observa elevados níveis de vitimização juvenil –, representantes da Pastoral da Juventude trabalharão com a temática: “A juventude quer viver”. Felipe Eduardo, Leandro Mello e Leda Alves afirmaram que o objetivo da palestra é fazer com que os jovens gritem para o mundo: chega de violência e extermínio de jovens.
— Acreditamos que era isso que estava faltando para a juventude católica, entender que esse alto índice de violência e extermínio de jovens também é uma responsabilidade nossa, pois assim como o Bom Pastor, que cuida de suas ovelhas, também devemos cuidar da vida da juventude, não podemos evangelizar sem cuidar da vida do próximo. É isso que a Pastoral da Juventude vem fazendo a nível nacional e em nossa arquidiocese levamos essa discussão para dentro do Setor Juventude, e como o DNJ vem falando de vida, trazendo o questionamento de qual vida vale a pena ser vivida, nada melhor do que discutir sobre qual vida os jovens tem vivido por falta de políticas públicas. (...) Queremos que a tenda resulte em fóruns itinerantes, passando por comunidades que veem a vida dos jovens sendo ceifadas pelo crime, por falta de perspectiva de vida, falta de educação de qualidade, saúde, cultura, lazer e trabalho. Queremos discutir com os jovens e construir uma rede que lute pela vida em todos os sentidos, na busca de um mundo novo que é possível, pois sonho que se sonha só, é apenas ilusão, sonho que se sonha junto é sinal de solução, disseram os jovens.
A Superintendente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Município de São João de Meriti e Agente da Pastoral das Favelas do Vicariato Suburbano, Erika Gloria, destacou a importância do DNJ 2012 discutir o assunto.
— Primeiramente ao olhar o mapa devemos identificar quem são esses jovens vítimas de mortes homicidas: em sua maioria são jovens homens, negros e pobres. As causas dessas mortes estão diretamente ligadas ao processo de exclusão social que o país vive historicamente. Não podemos aceitar que o enfrentamento seja feito apenas pelos setores de segurança, é preciso garantir espaço, voz e vez para essa juventude que clama por políticas de inclusão através de uma educação de qualidade, trabalho digno, lazer e cultura. (...) A Igreja hoje fala para as diversas "juventudes", e ai está a riqueza. Historicamente a Igreja sempre foi responsável e protagonista de muitas temáticas sociais, inclusive, transformando-as em pauta governamental e política pública. O DNJ é um encontro de massa com o objetivo de celebrar a Eucaristia, promover a espiritualidade da juventude, articular e discutir um tema pertinente para os jovens a cada ano. A Pastoral da Juventude inaugurou esse processo e atualmente o Setor Juventude dá continuidade. Diante da preparação para a JMJ Rio2013, a Igreja não pode se calar diante de números cada vez mais graves de morte de jovens entre 15 a 29 anos, afirmando assim seu papel profético de promover a justiça e a paz. O DNJ é um momento fundamental de ampliação desse tema, ressaltou Érika.
O tema do DNJ deste ano, que foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil – formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude –, é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?". Segundo um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Padre Antônio Ramos do Prado, a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”.
Em 2011 o DNJ reunião 6 mil pessoas na Cidade do Samba, e a expectativa é que, neste ano, mais de 10 mil jovens participem do encontro no Parque Madureira, já que o evento está dentro do calendário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Confira a programação:
Palco Principal
9h – Abertura
9h30min – Laudes
10h – Acolhimento
10h10min – Momento Mariano
10h30min – Banda Filhos do Céu
11h15min – Adoração
12h – Oração do Ângelus
12h10min – DJs Cristoteca
13h – Padre Omar Raposo e Banda Cristo Redentor
13h40min – Pregação com Alexandre Bastos (Comunidade Pequeno Rebanho)
14h25min – Dança
14h40min – Preparação para a Missa
15h – Missa com Dom Orani João Tempesta
16h30min – Banda Frutos de Medjugorje
18h – Oração do Ângelus e encerramento
Tenda de Palestras
10h – Afetividade e Sexualidade
12h – A juventude quer viver
13h – Querigma
14h – Aborto
O DNJ terá início às 9h e a entrada é franca. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário