quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comissão organizadora dos eventos salesianos na JMJ 2013 em ação


Desde ontem, 19 de novembro, está reunida no Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói, a comissão de trabalho para a organização dos eventos salesianos que caracterizarão a Jornada Mundial da Juventude, do Rio de Janeiro 2013 (JMJ 2013). Em programa para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS; ou AJS, no Brasil), um encontro continental, um fórum, uma festa.
Os preparativos para acolher os jovens do MJS (=AJS) que participarão da JMJ 2013 estão mobilizando várias realidades: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e outros Grupos da Família Salesiana, com a finalidade de definir a estratégia logística com que oferecer o melhor para todos.
No próximo mês de novembro, nos dias 19-22, mais um importante passo será dado nesta fase de planejamento e mobilização: a Reunião Internacional de Preparação. Ela reunirá toda a comissão organizadora formada pelos coordenadores gerais e encarregados dos GTs (Grupos de Trabalho), no Colégio Santa Rosa, em Niterói (RJ), mesmo local em que se darão os eventos previstos para os dias da JMJ 2013, i. é: o Encontro Continental, o Fórum e a Festa do MJS.
Segundo o P. Antonio Ramos do Prado SDB, Coordenador Nacional da Comissão Organizadora, o objetivo é visualizar como estão os preparativos para a Semana Missionária; o Encontro Continental América; o Fórum e a Festa do MJS; e oferecer a todos os envolvidos uma amostra de como serão realizados; e mais, conferir as instalações do colégio que sediará o evento. “Estamos certos – destaca o P. Antonio – de que podemos contar com a valiosa colaboração de todos. Temos afinal uma comum responsabilidade: fazer deste evento um momento forte de evangelização, especialmente para os Jovens”. E acrescentou: “Esperamos que eles tenham a oportunidade de sentir a alegria dum encontro feliz entre amigos e, sobretudo, com o maior de todos os amigos, Jesus Cristo”.
Por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), dois eventos de proporções mundiais reúnem os jovens de todos os lugares onde o carisma salesiano se faz presente: o Fórum Mundial e a Festa do MJS. Em 2011 esses encontros se fizeram em Madri, na Espanha, com a participação de cerca de sete mil jovens. Em 2013 eles se farão no Brasil, na cidade de Niterói, entre os dias 18 a 24 de julho. Estima-se que o número de participantes se aproxime de dez mil.
Além desses dois eventos, dar-se-á nesta edição o Encontro Continental do MJS AMÉRICA (18-22 de julho) com intuito de fortalecer a identidade do movimento em cada uma das Nações das Américas e do Caribe; algumas obras salesianas do Brasil receberão por isso jovens desejosos de participar da Semana Missionária durante os dias dedicados à Pré-Jornada (16-20 de julho).
O tema norteador de todo o MJS 2013 é o mesmo da JMJ 2013: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19). Neste sentido, para o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, à luz da mensagem do Santo Padre, “o momento é uma ocasião especial para refletir, rezar, celebrar, discernir o que o Deus espera de cada um como pessoa e como MJS”.
A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, citando o Documento de Aparecida, afirma que espera viver a JMJ como evento de vida e de fé, na alegria do estar juntos, abraçados pelo Cristo Redentor: “Ele os vê com um amor especial e os convida a serem discípulos e missionários; Ele pede a vocês que não tenham medo de entrar na essência da realidade, a fim de fermentá-la com o Evangelho; Ele os convida para serem seus amigos e a temerem não o sacrifício mas uma vida sem sentido; Ele os encoraja a viver a vida como resposta a um chamado, na doação e no serviço aos outros; Ele os apoia na missão de encará-la como uma constante descoberta, com uma profunda curiosidade sobre seu sentido último e sobre o mistério de Deus” (cf. Discurso inaugural de Bento XVI em Aparecida, 13 de maio de 2007).
Muitos jovens já acompanham com entusiasmo os preparativos do encontro, especialmente os que já tiveram a oportunidade de viver a experiência. Taiane Amanda, Coordenadora de Pastoral de um colégio salesiano de Manaus (AM), recorda Madri com emoção: “Foi um momento ímpar. A alegria e o entusiasmo, próprios da juventude salesiana, eram contagiantes. A presença da Madre e do Reitor-Mor, o momento de adoração, as apresentações culturais – tudo falava de Deus! Um verdadeiro convite a crescer na fé!”.
Encarregado do GT de Comunicação, o Salesiano Irmão, Sr. Cledson Rodrigues, relembra que as inscrições serão feitas apenas pelos Coordenadores Inspetorias de PJ. Aqueles portanto que desejarem participar, além de estarem vinculados aos grupos do MJS, ou AJS, deverão procurar o Salesiano ou a Filha de Maria Auxiliadora responsável pela PJ nas respectivas Inspetorias de origem.
Para mais esclarecimentos, o Sr. Cledson recomenda o acesso aos botões “orientações gerais” e, “perguntas frequentes” disponíveis no site oficial do evento.
Para ter acesso a subsídios, às principais informações e às ferramentas para a inscrição no MJS 2013 basta consultar a seçãosubsídios do site da Inspetoria o site www.mjs.org.br ou acessar as mídias sociais já disponíveis, como a fanpagehttps:www.facebook.com/bosco2013 e a página no twitter www.twitter.com/bosco2013.
Fonte; Salesianos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário