terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como você administra sua curiosidade?

ALICE
A curiosidade é necessária!
 Se não houvesse os curiosos não teríamos tantas invenções e facilidades modernas nos auxiliando na saúde, educação, diversão, enfim, em todas as áreas, a busca e o descobrimento são fundamentais. Ela é inata nos seres.
 E cá entre nós, os jovens são os mais curiosos e ousados não é mesmo?
 Por qual motivo? Por não terem AINDA tanto receio e medo, de arriscar e ousar, pois naturalmente vivem o presente e tem a vida inteira pela frente. Mas… me perdoem os jovens, às vezes não tem tanta noção do perigo. O que também faz parte do processo de aprendizagem.
 Há uma definição de adolescência que gosto muito e de certa forma nos mostra um pouco deste aspecto filosófico da adolescência e desta busca.
 “São seres especiais que nos ensinam a vivenciar as mudanças do presente, plenos de fé no futuro. Para eles o futuro é agora e o presente é para sempre, sendo o tempo uma variável ilógica entre o poder e a escolha entre o sonho e a realidade”
 Existe a curiosidade positiva e a negativa, mas antes de falar de cada uma dela, vamos defini-la em linhas gerais.
 Segundo o dicionário Larousse: Curiosidade = 1. vontade de saber, conhecer, interesse; 2. informação nova que causa surpresa; 3. desejo de conhecer particularidades de outrem, indiscrição.
 Na própria definição podemos verificar a positividade e negatividade da mesma atitude.
 Podemos usar nosso tempo e nossa vitalidade para aprender e fazer coisas novas ou podemos usá-la para fazer fofoca e saber da vida de outros.
 Infelizmente MUITAS pessoas gastam seu precioso tempo falando de outras, ao invés de gastar este mesmo tempo para fazer coisas bacanas e legais. Mas como falamos em outros artigos é a escolha de cada um que definirá onde nos levará nossa curiosidade.
Outro aspecto da curiosidade negativa dos jovens são as experimentações em relação ao álcool e drogas. Muitos experimentam tais substâncias inicialmente por curiosidade muito perigosa com sérias consequências.
Esta é a típica curiosidade que pode não valer a pena, pois levam ao vício, ou seja, a dependência química, motivo de destruição da vida de muitos jovens. A volta de alguns caminhos que tomamos por curiosidade é pode ser bem mais difícil do que pensamos.
 Mas, o importante deste assunto é que a curiosidade faz parte de nosso cotidiano e ela é boa e necessária para que nos tornemos pessoas mais interessantes, criativas e melhores. A ousadia também é positiva e não temos o direito de abafar esta característica em nossos jovens. São eles que nos motivam e nos rejuvenescem com suas ideias e curiosidades. Continuem curiosos e ousados, mas é claro, pensando em um bem maior!


Nenhum comentário:

Postar um comentário