quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Igreja promove caminhada na periferia de SP em prol da paz

Padres, fiéis, religiosos e religiosas atuantes nas 39 paróquias e mais de 160 comunidades da Igreja Católica na Região Episcopal Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, estão convidados a participar da Caminhada pela Paz e Não Violência neste domingo, 25. A iniciativa quer manifestar a insatisfação com a insegurança na cidade e com os assassinatos cometidos na periferia nas últimas semanas.

A caminhada terá início às 15h, em frente à Paróquia São Francisco de Assis (Rua Manoel Nascimento Pinto, 591, Jardim Guarani) e seguirá até a Paróquia Bom Pastor (Avenida Manoel Bolívar, 22, Jardim Carumbé). Os organizadores pedem que todos os participantes compareçam com camisetas brancas, levem canecas plásticas (para evitar o uso de copos plásticos em respeito ao meio ambiente), e, caso tenham na família pessoas que foram mortas por atos de violência, que levem algum objeto que represente a perda do ente querido.

Ao menos as paróquias e comunidades da Vila Terezinha, Jardim Carumbé, Jardim Guarani e Jardim Damasceno, que compõe o chamado Setor Cântaros, já confirmaram que estimularão os fiéis a participar do ato. Igrejas localizadas na região de Perus já manifestaram que vão participar da atividade, levando faixas e cartazes. Todas as pessoas incomodadas com a onda de insegurança e com os crimes cometidos nos últimos meses estão convidadas a participar.

No dia 9 deste mês, o bispo da região Brasilândia, Dom Milton Kenan Júnior, emitiu a nota “Pela não violência já”, na qual lamentou a morte de civis e militares na escalada de violência. Ele afirmou que a população da periferia convive com a sensação de insegurança e mostrou preocupação com medidas de retaliação que desrespeitem os direitos humanos.

“O temor maior é de que medidas arbitrárias venham a agravar ainda mais a triste realidade destas famílias que choram a perda de seus entes queridos e sofrem com a onda da violência que se alastra sem poupar ninguém”, consta em um dos trechos da carta.
Fonte; canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário