sábado, 3 de novembro de 2012

Indonésia: jovens realizam sua Primeira Jornada da Juventude

Sanggau - Encontros, reflexões e orações em comum, para relançar o lema "100% católicos, 100% indonésios". Com este espírito milhares de jovens comemoram a primeira Jornada Indonésia de Juventude (Iyd 2012), realizada nos dias passados na Diocese de Sequeira, na província de Kalimantan ocidental, na parte Indonésia da ilha de Bornéu, uma das áreas mais remotas e distantes do arquipélago.

O evento teve a participação de 1.914 fiéis, entre paroquianos e sacerdotes, representado 35 dioceses de todo o país. O lema escolhido para este primeiro encontro, e já é usado para a XXVI JMJ de Madrid, foi "enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col2.7), tirado de uma passagem da carta de São Paulo Apóstolo aos Colossenses.

Padre Yohanes Dwi Harsanto PR., responsável pela primeira edição da Iyd, destaca que os jovens puderam compreender plenamente "como tornar concreta a nossa fé cristã" no cotidiano de uma nação multicultural, multi-étnica e multilingue.

O Secretário Executivo da Conferência Episcopal indonésia (Kwi), Padre Yohanes, recorda as diferentes línguas faladas pelos jovens que se participaram do evento, mas, ao mesmo tempo, o sentimento de "unidade", como os membros de um único país. Embora com diferentes identidade cultural, linguagem, costumes e tradições, eles foram capazes de se reunir sob o espírito e os auspícios da "Igreja da Indonésia," acrescentou o sacerdote, recordando um dos princípios orientadores dos dias: "ser mais fiel e sentir-se ao mesmo tempo mais indonésios".

Entre outras riquezas vividas pelos jovens, continua padre Yohanes, a possibilidade de compartilhar experiências de fé e momentos de comunhão, em particular, graças à hospitalidade das famílias católicas da área, que foram disponíveis em acolher os jovens. Uma União que conseguiu vencer as diferenças linguísticas, baseada em um elemento cultural comum: pertencer à Igreja Católica.

Em um comunicado divulgado no final de encontro, jovens católicos indonésios reiteraram o seu compromisso de manter o espírito que animou os dias de encontro e de oração. Definindo-se como promotores de "paz e justiça", pretendem tornar-se "agentes de mudança" para "melhorar a situação no país". "Somos agradecidos ao Senhor_concluem os jovens_pela grande benção que nos concedeu em sermos jovens católicos indonésios".

Fonte: Rádio Vaticano


Nenhum comentário:

Postar um comentário