segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Tempo do Advento

A palavra " advento" quer dizer "que está para vir" ,O tempo do Advento é momento  de forte mergulho na liturgia e na mística cristã . É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

Espiritualidade do Advento

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.

Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá: daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança ( 1 Tm 1,1 ); esperança na renovação  de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, única esperança que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

As Figuras do Advento 

- Isaías ..........É o profeta que, anuncia a libertação.
- João Batista......É o último dos profetas e segundo o próprio jesus, "mas que um profeta ", " o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda ( Lc 7,26-28), A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta-lo como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento.
-Maria....... Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do sim de Maria, hoje, ele também precisa do nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo: assim como Maria se " preparou "
para o nascimento de Jesus, a começar pela renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o seu nascimento em nós mesmos e no mundo. Permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver, agir etc.
-José......... Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, e homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus.

A Celebração do Advento

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. As vestes litúrgicas (casula, estola, etc.) são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão.

Vários símbolos do Advento nos ajudam no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo, Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada no canto do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa: no 1º domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4º domingo.
A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem; os ramos sempre verdes são sinais de esperança e da vida nova que Cristo trará e que não passa.
A fita vermelha que enfeita a coroa representa o amor de Deus que nos envolve e a manifestação do nosso amor que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus, a cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem, A vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.
Podemos também , em nossas casas, com as nossas Famílias, mergulhar no espírito do Advento.
Bete Iane
Gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário