quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PODEMOS COMUNGAR MAIS DE UMA VEZ NENHUM DIA MESMO?



Responde o pe. Edward McNamara, LC, professor de Teologia e Diretor Espiritual
 Um dos nossos Leitores de Língua Portuguesa apresentou uma seguinte pergunta AO padre Edward McNamara: Sou hum Ministro Extraordinário d bis Palavra de e da Santa Comunhão Anos Vinte ha. Conduzo celebrações da Palavra com Distribuição da Comunhão los varias comunidades da Paróquia Nossa. Barbatanas ha de semana los Que dirijo Três celebrações e comungo los TODAS ELAS. Pará MIM, IstoÉ Nunca FOI UM Problema e Ninguem Nunca me fez QUALQUÉR pergunta. Mas o Que Diz a Igreja? - JGS, Brasil
Padre McNamara Responde:
O rito da Comunhão fóruns da missa ( adicional missam ) Preve Que o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Que conduz a liturgia, PODE receber uma Comunhão. Seria paradoxal Negar uma Oportunidade de receber uma Hóstia justamente AO Ministro Que Distribui uma Comunhão.
Nota-se, porem, Que a Comunhão PODE Ser recebida Duas Vezes Durante o dia MESMO QUANDO somente uma Segunda Vez Acontece Durante uma missa.
O viático E uma exceção Única uma Regra ESTA (ver canones 917 e 921,2 fazer Código de Direito Canonico).
O cânon fundamentais this respeito E o 917, Que Diz: "Aquele Que JÁ recebeu um Santíssima eucaristia PODE recebê-la Pela Segunda Vez não MESMO dia somente Dentro da celebração eucarística de Que participação, SEM prejuízo do cânone 921, § 2 º".
O cânon 921,2 Afirma: "MESMO Que tenham um Recebido Comunhão sagrada não MESMO dia, sugere-SE fortemente Qué Qué aqueles estao los Perigo de Morte comunguem Novamente".
Houve Dúvidas sobre o significado da Palavra iterum não cânon 917. Em LATIM, ELA PODE significar tanto "de novo" quanto "Uma Segunda vez". A Autoridade Competente da Santa Sé, uma CABE QUEM Interpretação Autêntica uma das leis da Igreja, decidiu Que o Termo significa "Uma Segunda vez".
ASSIM, um católico PODE receber uma Comunhão UMA Segunda Vez nenhum dia MESMO, mas somente Durante uma missa. Fora Dela, uma Comunhão PODE Ser recebida UMA OU ATÉ MESMO Segunda UMA Terceira Vez não MESMO dia somente se para Como viático los Caso de Risco de Morte.
IstoÉ Quer DiZer Que O Nosso Leitor, Como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, poderá receber a Comunhão apenas los hum dos Serviços litúrgicos Que conduz. Se hum culto Acontece não Sábado e domingo não Outro, elemento PODE receber uma eucaristia los como Embaixador ocasiões.
Apenas o Sacerdote obrigado E um receber uma Comunhão los CADA missa Que celebra. No entanto, MESMO UM padre Que JÁ celebrou missas dominicais como TODAS autorizadas Pelo Direito Canonico (normalmente Três, ou, com Permissão especial, comeu Quatro), se presidir hum SERVIÇO DE Comunhão, Nao Devera comungar Novamente Durante this SERVIÇO, Uma Vez Que Nao Trata se de UMA missa
Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário