segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Semana de prevenção ao diabetes ilumina Cristo de azul



Para esclarecer a população sobre a diabetes e suas complicações, como o pé diabético, a Associação Carioca de Diabéticos (ACD), com o apoio de diversas instituições, realiza a Semana de prevenção à diabetes, em sua sexta edição.
Neste sábado (10) e domingo (11), acontece, a partir das 9h30, um ciclo de Palestras, onde serão abordados assuntos da maior importância para o Diabético, no Centro de Estudos do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. “O destaque maior da grade técnica do VII Encontro de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro em 2012 é, sem dúvida, a presença do Dr. Júlio Esmir Baldonero Hernandés, Sub-Diretor de Investigações Clinicas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, que apresentará, pela primeira vez no Brasil, o HEBERPROT-P, um fator de crescimento tissular, um produto de primeira linha da biotecnologia cubana voltado para o tratamento de feridas, em particular de feridas do pé diabético”, explica Caiafa.
No Dia Mundial da Diabetes, quarta-feira (14), o Santuário Cristo Redentor do Corcovado será iluminado na cor azul para lembrar a luta contra a doença. Uma missa será celebrada às 18 h, na capela Nossa Senhora Aparecida (localizada aos pés do monumento).
Programação
A Semana traz uma farta programação como visitas escolares (de 12/11 a 14/11) feitas por acadêmicos de enfermagem treinados por educadores em diabetes, para difundir o conhecimento da doença entre as crianças. “Nosso objetivo nas escolas é disseminar entre alunos de 9 a 14 anos, informações básicas sobre vida e alimentação saudáveis e noções sobre Diabetes Mellitus, suas possíveis complicações e as ações preventivas possíveis. Nessa faixa etária, espera-se que esses alunos construam uma ponte para as informações chegarem ao restante de seus familiares, se comportando como agentes difusores”, explica Jackson Caiafa, Presidente-executivo da ACD e coordenador geral da VI SAD.
Na quinta-feira (15), médicos estarão à disposição da população na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Mangueira, com tendas na Rua Visconde de Niterói. Nesse ano, as ações serão realizadas dentro da Campanha “UPP e ACD na Comunidade”. Haverá aferição da pressão arterial, exame dos pés dos diabéticos, teste de glicemia e antropometria. O evento contará com apresentações musicais e peça de teatro sobre diabetes.
Ainda no dia 15 de novembro, enquanto as ações de saúde estiverem ocorrendo, serão realizadas múltiplas atividades esportivas para crianças e adultos com destaque para a Corrida/Caminhada pelo Diabetes, que visa o incentivo à vida saudável e às atividades físicas pelos diabéticos como um dos mais efetivos meios de atingir o preconizado pelo tema central do Dia Mundial do Diabetes em 2012: “Diabetes: Protegendo Nosso Futuro”.
Participam do projeto a Aliança de Atenção ao Diabetes do Rio de Janeiro, Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), Lions, Rotary, Cruz Vermelha – Resende, Faculdades Integradas de Jacarepaguá, UNISUAM, Comando das Unidades Pacificadoras e Arquidiocese do Rio de Janeiro, realiza de 10 a 16 de novembro, a 6ª Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro.
Fonte;http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário