sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Terreno da Catedral Cristo Rei recebe presépio de Natal pela primeira vez


prespio_leste2A arquidiocese de Belo Horizonte começa a montar, nesta sexta-feira, dia 23, o presépio de Natal que ficará no terreno da Catedral Cristo Rei. A inauguração será no próximo domingo, 25 de novembro, Festa de Cristo Rei, a partir das 16h. A solenidade contará com apresentação de um coral, composto por 140 crianças assistidas pelas obras sociais da Paróquia São Marcos, do bairro Maria Goretti (Região Nordeste de Belo Horizonte). Será a primeira vez que o terreno da Catedral Cristo Rei, localizado na Av. Cristiano Machado, em frente à Estação Vilarinho, no bairro Juliana, receberá um presépio.
Nesta sexta-feira, será construída a estrutura de madeira e bambu que abrigará as imagens. Também será preparado o caminho a ser percorrido pelos fiéis para chegarem ao presépio. O percurso terá imagens de anjos. A singela estrutura objetiva reviver no terreno da Catedral Cristo Rei a antiga tradição dos presépios, instituída por São Francisco de Assis, em 1223. Naquele ano, na cidade de Greccio (Itália), São Francisco decidiu celebrar a Missa de Natal entre o boi e o jumento. São Francisco queria ver, com os olhos do corpo, como o menino Jesus, escolhendo a humilhação, foi deitado na manjedoura. Esse acontecimento foi a inspiração para, mais tarde, o Natal ser representado por meio do presépio.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao convidar os fiéis a celebrarem o Natal, revivendo a tradição do presépio, lembra que as imagens irradiam uma força educativa. “Os presépios mostram que o Natal é muito mais do que uma época para o consumo, caracterizado por lojas cheias, vitrines decoradas e pessoas ansiosas por presentes caros. Na verdade, o Natal ensina a lição da oferta e do desapego. É tempo de alegria e confraternização, festa que conclama todos para o exercício da caridade”.
Após a inauguração do presépio, no próximo domingo, grupos vão realizar uma Novena de Natal no terreno. Na oportunidade, serão arrecadados alimentos e outros donativos para a Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte que acolhe pessoas com HIV.
Programação
16h – Recitação do Terço
16h30 – Apresentação das Crianças Sonoro Despertar
17h15 – Reflexão sobre tema da Novena e sobre a Festa de Cristo Rei
18h – Oração do Ângelus
Fonte; CNBB
                                                            Gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário