segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“A infância de Jesus”: um presente do Papa Bento XVI para a juventude


“Um livro que anuncia Jesus ao mundo e, de maneira especial, à juventude, que o Papa tanto quer que conheça a Cristo.” Esta foi a mensagem do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, aos jovens sobre a importância da leitura do livro do Papa Bento XVI, “A infância de Jesus”, na noite de lançamento da edição brasileira do livro, realizada na Arquidiocese do Rio, na noite de ontem, 6 de dezembro.

O livro, que é o terceiro de uma trilogia dedicada a Jesus de Nazaré, faz uma análise de narrativas históricas dos Evangelhos sobre a infância de Cristo, convidando o leitor a refletir sobre a maneira como a história de Jesus interage com a de cada um e sendo acessível a todos, inclusive aos que não confessam qualquer fé, com uma interação entre o passado e o presente.

Na cerimônia, estiveram presentes também o jornalista e acadêmico, Luiz Paulo Horta, o diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, padre Leonardo Agostini, e a teóloga e professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer.

O arcebispo destacou que o livro, além de poder ser compreendido por todos, traduz verdades muito importantes para o mundo de hoje, sobretudo para a juventude, que está à espera a JMJ Rio2013. “O Papa Bento XVI, com sua capacidade intelectual, apresenta Cristo às pessoas, como o Verbo que se fez carne e veio morar no meio de nós. E isso tanto interessa às pessoas que já é um best-seller pelo mundo afora, o que demonstra a atualidade de Cristo, a fome de Deus que as pessoas têm e, ao mesmo tempo, a importância que nós temos também de divulgar para que se conheça ainda mais sobre Jesus Cristo. Ao lançar a edição brasileira, estamos fazendo uma evangelização, de maneira especial para a juventude, porque a nossa Arquidiocese está dizendo aos jovens: ‘Conheçam ainda mais a Cristo e procurem ler o que se fala de Jesus Cristo’", frisou.

Maria Clara também ressaltou que no mundo contemporâneo, que tanto necessita do Evangelho, todos e, de modo especial os jovens, são convidados, no Advento, a “abrir um espaço para Aquele que vem, fazendo a preparação para a festa de Natal”.

“O Papa faz questão de atualizar a mensagem. Os jovens vão encontrar um encanto muito grande neste livro porque ele fala do mistério do Natal, que está tão desvirtuado, e traz de volta a centralidade da encarnação. E faz isso de uma maneira muito humana, literariamente bonita e espiritualmente profunda”, afirmou.

Segundo o padre Agostini, uma das experiências que impressionam no livro é a opção metodológica que o Papa Bento XVI faz em apresentar o conteúdo dos textos deixando que a própria Sagrada Escritura ofereça os elementos necessários para a sua interpretação. “Bento XVI aplica o princípio de que a Bíblia se explica com a Bíblia. Ele sabe escutar o que a Bíblia tem a lhe dizer e a dizer para toda a Igreja. O Papa não se limita a citar os textos, mas os articula, de forma catequética, no modo como apresenta, em cada parágrafo, o seu lúcido pensamento teológico sobre os textos”, disse.
Fonte site da Jornada Mundial 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário