sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AVE-MARIA INSPIRADA POR NOSSA SENHORA


Entrevista com o compositor Espanhol Sergio Moreno

ROMA, quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 ( ZENIT.org ) - Neste 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, Bento XVI FARA UMA Oferta floral AOS Pés da Coluna da Imaculada nd Piazza di Spagna, in Roma. Logo um Agustinianos, uma embaixada da Espanha Junto a de Santa Sé apresenta hum concerto de Música Sacra.

O Repertório inclui uma Ave Maria de De Vitória, o Canon de Pachelbel e Três Obras de Mozart: Regina Coeli , Tu Virginum Corona e Aleluia . Seguem-se uma Ave Maria de Sergio Moreno e, par encerrar, De Villaviciosa Vienen, fazer also Espanhol Balius y Villa.

A Ave Maria parágrafo coral e orquestra, que compositor Espanhol Sergio Moreno, E interpretada Pela Schola Cantorum de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, regida Pelo maestro Osvaldo Guidotti.

ZENIT entrevistou o compositor Espanhol Jovem, de 38 anos Apresentação, Alto e Muito simpático. DESDE uma infância, Sergio Moreno se dedicou à Música, o Que LHE permitiu Compor IMPORTANTES Pecas não Conservatório. Graduado los filologia anglo-Germânica Pela Universidade de Cádiz, elementos prossegue OS ESTUDOS NA Universidade Gregoriana. E diácono e soros Ordenado Sacerdote los 22 de dezembro, na, Espanha.

Como nasceu ESTA Composição da ave-maria?

Sergio Moreno: Ela nasceu, Num Certo dia, Ensaios DEPOIS DOS fazer coral da basílica Menor de Santa Maria de Arcos de la Frontera. Eu me sentei não Meu quarto e começou a passar Pela Minha Mente UMA melodia Que FOI me agradando. Fui AO piano e começei.

Nada planejado FOI, entao?

Sergio Moreno: Eu Digo Que Inspiração FOI. E não me diâmetro seguinte Veio Mais hum trecho, Que E Mais Importante ainda, Que eu chamo de contraditório sublime . E ESTA ave-maria rescisão com hum Amém Bem alto. FOi Escrita los ré Menor, o Que lembra muitas Obras, E UMA tonalidade cativante. E Termina los ré Maior, Que transmite o SENTIDO da Vida. Quer DiZer, ELA COMECA Num tom melancólico e terminação com a alegria da Glória da Ressurreição.

E DEPOIS Que Você. compos a melodia, o Que Aconteceu?

Sergio Moreno: Eu trabalhei Dois Anos com o maestro Ángel Hortas, Diretor da capela musical da catedral de Jerez de la Frontera, Pará harmoni-la COM Instrumentos Vozes e.

Uma ave-maria exigente Semper e?

Sergio Moreno: A ave-maria OU VEM POR inspirada Nossa Senhora OU NAO VEM. ELAS TEM Semper alguma Coisa especial. Eu IAChE Inspiração não terço. ESSA MUSICA NAO COMECA TODAS Como ave-marias como. Ela Diz "Ave Maria, ora pro nobis". E OS violinos TEM UM Papel de suma importância.

Como Aconteceu um parágrafo proposal Você. interpre-la Neste dia 8 de dezembro?

Sergio Moreno: O Embaixador da Espanha nd de Santa Sé me ouviu cantar uma proclamação DO Evangelho. Lá FOI Que começou uma ideia. NÓS enviamos o Áudio desestabilização ave-maria Para O papa não Ano Passado e elementos respondeu agradecendo com carta UMA.

Guia Você estudou piano e Composição. O Guia Você Acha Que fundamentais nd Musica Sacra?

Sergio Moreno: Guia Você PODE CRER SEM Compor, mas, parágrafo transmitir, parágrafo chegar comeu como PESSOAS, Guia Você Precisa da Experiência da Oração e do Terço. Existem muitos Compositores com boas intenções, mas ISSO NAO basta. Pará ter sacralidade, necessaria E uma vivência da Pessoa. ESSE É O Segredo. Existem Grandes Compositores Que escreveram Belas Melodias Sacras, mas Ellis Nao conseguiram chegar a nada.

ISSO PODE Depender Instrumentos tambem DOS?

Sergio Moreno: Instrumentos Nao necessariamente DOS. A fundamentais melodia é. Se uma melodia cativante NAO E, O resto Vazio E, POR MAIS RECURSOS Usados ​​Que sejam.

Mas INSTRUMENTOS E OS?

Sergio Moreno: O Órgão E o parágrafo Instrumento fundamental de uma liturgia. E uma musica TEM Que Estar um Dela SERVIÇO, da liturgia. O papa defendeu ISSO Muito Bem com hum motu proprio . Mas eu sei Que Hoje temos poucos organistas.

E o violão?

Sergio Moreno: acidental É. Eu adoto uma Postura de Dois Grandes nomos: Ennio Morricone e Ricardo Muti, Que disseram Que OS violões acabaram com o Órgão. O violão also PODE Ser Tocado se o canto estiver um SERVIÇO da liturgia, e QUEM QUANDO toca vive uma liturgia ea transmite. Guia Você TEM Que Viver Aquilo Que Você. celebrações. Mas o circunstancial violão é.

Como incentivar uma musica boa?

Sergio Moreno: A Musica e Muito Importante, e NAO Só NAS paróquias. Nao coral E Fácil manter um. E Complexo, Guia Você Precisa de Constância, E UMA Coisa Que Exige Sacrifício e Guia Você Depende da disponibilidade das PESSOAS. Hum organista Que toque, Que NAO SEJA crente, PODE SERVIR parágrafo amenizar, mas Nao Vai transmitir SE NAO Viver a liturgia.

O Que Ser Feito PODE Neste SENTIDO?

Sergio Moreno: É Muito Importante Que o pároco PROMOVA, Que elementos apoie. Porqué se o pároco Nao acompanha, e eu sei disso POR Experiência de Propriá, um Coisa Nao Funciona.Tem Que se preocupar parágrafo Fazer o coral vingar, mostrar Que Nao E de forma hum adorno. E Nao basta harmonizar: como Músicas Tem Que coincidir com a liturgia. No Seminário, Nós aprendemos sobre a importancia Muito da Música um SERVIÇO da liturgia.
Fonte;ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário