segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cristo, força decisiva para transformar o continente americano: Papa aos participantes no Congresso "Ecclesia in America"



Neste domingo à tarde, na basílica de São Pedro, Bento XVI dirigiu uma saudação aos participantes no Congresso “Ecclesia in América”, promovido pela Comissão Pontifícia para a América Latina e pelos Cavaleiros de Colombo. O Papa, que tomou a palavra no final da Missa presidida pelo Cardeal Marc Ouellet (presidente daquela Comissão), evocou os desafios com que se confronta o continente americano – secularismo, pobreza e narcotráfico – convidando os fiéis a empenharem-se numa nova evangelização baseada no amor e na verdade de Cristo.

É o encontro com Cristo vivo o fator que há-de transformar o continente americano: esta a convicção expressa por Bento XVI aos participantes no Congresso Internacional “Ecclesia in America”, a decorrer agora em Roma, a 15 anos do Sínodo especial dos Bispos para as Américas. Uma intuição profética de João Paulo II (observou Bento XVI), mais do que nunca atual hoje em dia, quando se apresenta tarefa árdua e urgente fazer ressoar com clareza e coragem o Evangelho de Cristo.
Muitos os desafios e dificuldades que a América tem diante de si: para além do secularismo, a difusão de diferentes grupos religiosos, o propagar-se de uma mentalidade que atenta contra a dignidade da pessoa e não tutela o matrimónio e a família…

Como non preocuparse por las dolorosas situaciones de emigración…
O Papa recorda as dolorosas situações das migrações, violências, narcotráfico, comércio de armas, pobreza causada por sistemas económicos, políticos e sociais “discutíveis”. Tudo isto – sublinha Bento XVI – requer sem dúvida um estudo atento e ponderações técnicas, mas a Igreja sabe que uma “solução adequada só pode provir de Cristo.
… the light for an adequate solution can only come from encounter with the living Christ…

Daqui o convite a proclamar “sem reservas”, “livremente e com entusiasmo o Evangelho na América, porque “não há obra mais gratificante e serviço maior” para aqueles que “têm sede de Deus”. É porém essencial – sublinha o Papa – que todos os agentes pastorais sejam purificados e reforçados “na sua vida interior”, através de uma relação sincera com o Senhor, uma catequese adequada e uma formação permanente “fiel à Palavra de Deus e ao magistério da Igreja”, cuidando de responder “às questões e aspirações mais profundas do coração humano”.

Na mesma linha se colocou o cardeal Marc Ouellet, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, na homilia da Missa a que presidiu na basílica de São Pedro, antes da chegada do Papa. O purpurado lançou à Igreja americana um apelo à conversão, à comunhão e à solidariedade, reafirmando a importância de permanecer fiéis à coragem dos missionários, dos santos e dos mártires que tornaram a América “uma terra consagrada”, em que hoje vivem mais de metade dos católicos do mundo “.

A Missa de ontem na basílica de São Pedro constituiu a abertura deste Congresso Internacional, que decorre no Vaticano, na Aula do Sínodo, até quarta-feira, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de todo o continente americano

Fonte; radio vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário