sábado, 1 de dezembro de 2012

"EVANGELI.JÁ”



Dezembro chegou! Já estão todas as lojas enfeitadas, as ruas e as pessoas animadas, já se compram os presentes, e as roupas, e as árvores e as bolas coloridas assumem o centro da festa. Já é possível sentir ‘os cheiros’ do Natal. E eu, saudosista, volto à minha infância e relembro minha mãe indo e vindo, arrumando a casa, preparando a ceia, tudo com jeito, som e ‘cheiro de Natal’. Mas, hoje quero e preciso falar com vocês sobre outro assunto, nem mais nem menos importante, apenas urgente. Trata-se da Campanha para a Evangelização 2012.
Sim. Mas o que é essa Campanha?
De 25 de novembro a 16 de dezembro a Igreja do Brasil realiza a Campanha para a Evangelização, como vem acontecendo todos os anos no tempo litúrgico do Advento, aquele que antecede o Natal do Senhor. A Campanha para a Evangelização inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do Advento, associando a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus com a missão urgente da Igreja que é evangelizar.
Sabem por que chamo de urgente? Simplesmente, porque é urgente. A sociedade passou de pré-cristã a pós-cristã sem ter sido verdadeiramente cristã em algum ponto da sua história. Hoje, querem inclusive que a sociedade seja laica e concordo com isso. Mas daí a torná-la ateia, é outra conversa muito mais triste e danosa. Não custa lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos traz atrás de si toda uma história de fé cristã e de reconhecimento universal de que o Evangelho impregnou a cultura dos povos iluminando escuridões e sanando doenças do comportamento humano. Não custa lembrar que a democracia e a liberdade que desfrutamos hoje em nosso país custou a morte e a vida de muita gente que não foi movida senão pelo empenho evangelizador. E isso não pode ser jogado fora nem esquecido.
O empenho evangelizador é uma exigência do Batismo. A Igreja, nesta campanha, convida você a participar da obra evangelizadora de muitas formas: seja em iniciativas de sua comunidade eclesial, seja pela oração, seja pela sua oferta material para garantir os recursos necessários à manutenção das estruturas e projetos de evangelização em sua própria igreja.
“EVANGELIJÁ” é o slogan da Campanha, um neologismo derivado da palavra EVANGELIZAR JÁ. Mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste empenho. A campanha deste ano tem como fundamento bíblico “Eu vi e por isso dou testemunho: Ele é o filho de Deus” (Jo 1,34). A Campanha para a Evangelização significa a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos no sustento da missão da Igreja em nosso país. Haverá uma coleta para a evangelização no dia 16 de dezembro. Coleta é colheita! A coleta do dia 16 de dezembro será, assim, a colheita dos frutos amadurecidos no Advento a serem colocados em comum e a serviço do compromisso e do empenho evangelizador. É com o Evangelho que estou compromissado até a alma. E você também.
Você tem todo o direito de perguntar como é distribuída essa coleta. A distribuição acontece assim: 35% dos valores seguem para a evangelização da CNBB em nível nacional; 20% para a evangelização da CNBB em nível regional e 45% para a evangelização na própria diocese. Com esse montante é confeccionado todo o material de evangelização que circula no País, aqui no Estado do Rio e, mais perto, em nossa Arquidiocese de Niterói. Tudo o que sair de você voltará a você. A semente que você deixa de comer e joga na terra, e cobre de terra, e rega de água, e perde de vista, e pensa que morreu… Sim, ela morreu sim.
Mas ela só morreu para voltar árvore cheia frutos, frutos que darão outras sementes, que serão plantadas, enterradas, regadas e mortas. Para reviverem outra vez e sempre. É o ciclo da vida: morte e ressurreição. Você poderá empenhar o seu tempo e empregar os seus recursos de muitas maneiras. Não faltam nem motivos nem ocasião. Mas você poderá plantar essa semente e confiar na terra e na colheita. Se você apostar apenas no presente, terá o presente pela metade inteiro só para você. Mas se você apostar no presente e no futuro, o presente será inteiro, para você e para os outros. E o futuro, quando se tornar presente, virá inteiro, também, porque trará com ele frutos perfumados de generosidade. Amigo e amiga, a generosidade é assunto tão sério, que até Deus leva em conta. Ele nunca se deixa vencer em generosidade.
Foi composta uma Oração para essa Campanha para a Evangelização. É uma oração-síntese. Poucas palavras e tudo o que precisa ser dito. Copie a oração, recorte onde você encontrar, carregue no bolso ou na bolsa, como marcador de páginas ou como marcador do tempo dedicado a Deus. Reze várias vezes ao longo do dia. São poucas palavras. Mas é tudo o que precisa ser dito. Sobretudo, quando você se lembra de que o mandamento do Senhor é para procurar o seu Reino acima de tudo, e tudo o mais lhe será dado por acréscimo. Reze!
Ó Deus, quisestes que a vossa Igreja
fosse no mundo o sacramento da salvação
para todas as nações,
a fim de que a obra do Cristo que vem
continuasse até o fim dos tempos.
Derramai o Espírito prometido,
para que aumente em nós
o ardor da evangelização
e faça brotar nos corações a resposta da fé.
Por Cristo, nosso Senhor.
Que o Deus de toda bênção e toda consolação inunde o seu coração de paz. Amém.
+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Fonte;SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário