sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nações Unidas proíbe mutilações genitais femininas

1_0_649716A Assembléia Geral da ONU aprovou por unanimidade a proibição da mutilação genital feminina. Ao final da sessão a Assembléia exortou os Estados membros a abolirem a prática e a promoverem programas no setor social e educacional visando o abandono desta prática.
Em todo o mundo entre 130 e 140 milhões de mulheres são submetidas a mutilações genitais. Segundo a Organização Mundial da Saúde a prática é realizada principalmente em 28 países, a maioria na África sub-sahariana, mas também no Oriente Médio e Ásia.
Mais ligada a tradições e culturas que a motivações religiosos, esta prática não-terapêutica coloca em risco três milhões de mulheres a cada ano, a maioria crianças. A idade em que é realizada varia de país a país. Na Nigéria, por exemplo, é feita em recém-nascidos, na Somália em crianças, e em Uganda em adolescentes.
As consequências da práticas são muito graves nas áreas psicológica e física, podendo muitas vezes levar à morte, sem falar nos ricos em futuros partos.
A aprovação do texto, sem discussões nem emendas, revela o amplo acordo político sobre o dispositivo, o primeiro dedicado especificamente ao tema
Fonte; SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário