sábado, 29 de dezembro de 2012

Taizé, um sopro do Espírito!

Cidade do Vaticano (RV) - Realiza-se nestes dias, em Roma, um encontro internacional para mais de 40 mil cristãos, de todas as confissões, sendo a maioria jovens, comemorando os 30 anos do famoso “Concílio dos jovens”, realizado por Irmão Roger Schutz, com o título Peregrinação da confiança sobre a terra”. É o 35º encontro europeu de jovens.
Este encontro tem como objetivo a oração, reflexão e vida em comum com paróquias, famílias e comunidade. É interessante destacar que o título do encontro se enquadra perfeitamente dentro do Ano da Fé.
São sete dias destinado a refletir sobre o sentido da vida, um convite para descobrir e acolher Cristo, fermento de paz e foco de reconciliação na Igreja, como definiu o atual Prior de Taizé, Ir. Alois Loser. Prosseguindo, ele acrescentou: “Um convite aos jovens de todos os continentes para que coloquem em comum suas esperanças, intuições, experiências para dar novo impulso ao momento presente.”
A Comunidade de Taizé, cognominada “pequena primavera da Igreja” por João XXIII, foi fundada em 1940, na França, por Ir. Roger Schutz, jovem suíço, estudante de teologia. Ele desejava fundar uma Comunidade Ecumênica. Outros jovens suíços como Max Thurian partilharam desse ideal e em 1949 sete irmãos emitiram os votos monásticos.
O Beato Papa João XXIII e o Concílio Vaticano II foram grandes impulsionadores do ideal de Taizé. O Papa Roncalli recebeu em audiência, logo após sua eleição à Sé de Pedro, Ir. Roger e Ir. Max. Isso colaborou para que o Papa convidasse esses dois irmãos de Taizé para participarem, como observadores, do Concílio Vaticano II. Segundo Ir. Alois, “o que hoje se vive em Taizé seria impensável sem a realidade do Concílio. Se como jovem católico com 16 anos pude ir a Taizé em 1970 e aprofundar minha fé com cristãos de diversas confissões, foi graças ao Concílio.”
Neste Ano da Fé, Taizé traz a Roma milhares de jovens para um encontro com o Papa. Será um momento de oração, de testemunho e de louvor.
Que a acolhida desse sopro do Espírito, no coração e na mente dos jovens, seja partilhada por nós todos, como fizeram os papas da época, de João XXIII a Bento XVI, não nos esquecendo que o Beato João Paulo II lá esteve em 1986. Tenhamos um coração aberto, acolhedor, fraterno. Tenhamos fé em que o Espírito sopra onde e como quer!
Pe. Cesar Augusto dos Santos, S.J.
Fonte; Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário