domingo, 17 de fevereiro de 2013

3º Domingo da Quaresma 3 de março de 2013.-material para estudo

                                       “Os meus olhos estão voltados para o Senhor,

Porque Ele livra os meus pés da armadilha,
Olhai para mim, Senhor e tende compaixão
     Porque estou só e desamparado” (Sl 24,15-16)

 Refletindo sobre a Palavra de Deus

Leituras: Ex 3,1-8ª, 13-15; Sl 102(103), 1-2,3-4,6-7,8,11
(R/8ª); 1Cor 10,1-6,10-12;Lc 13,1-9 (Penitência).

Caríssimos irmãos e irmãs, queridos jovens!
Nesta terceira etapa da caminhada para a Páscoa, somos chamados, mais uma vez, a repensar a nossa existência. O tema central da liturgia de hoje é a “conversão”. Com este tema entrelaça-se o da “libertação”; o Deus libertador propõe-nos a transformação em homens novos, livres da escravidão do egoísmo e do pecado, para que em nós se manifeste a vida em plenitude, a vida de Deus.
A primeira leitura fala-nos do Deus que não suporta as injustiças e as arbitrariedades e que está sempre presente naqueles que lutam pela libertação. É este Deus libertador que exige de nós uma luta permanente contra tudo aquilo que nos escraviza e que impede a manifestação da vida plena.
O Salmo responsorial  pede  que  bendigamos ao Senhor, porque os nossos pecados e cura as nossas feridas, pois é um Deus clemente e compassivo.
São Paulo avisa-nos que o mero cumprimento de ritos externos e vazios não é de nada importante; o que de fato é importante e muito, é a adesão verdadeira a Deus, a vontade de aceitar a sua proposta de salvação e viver com Ele numa comunhão íntima que, necessariamente, dever ser refletida na comunhão com os irmãos e irmãs.
O Evangelho contém um convite a transformação radical da existência; a mudança de mentalidade, a recentrar a vida de forma que Deus e os seus valores passem a ser a nossa prioridade fundamental. Se isso não acontecer, diz o Senhor Jesus, a nossa vida será cada vez mais controlada pelo egoísmo que leva sempre a morte.
Jesus nos revela a verdadeira imagem de Deus. Um Deus clemente e cheio de compaixão que dá ao homem o tempo para que se converta. Encontramos presente no trecho do Evangelho a enorme paciência de Deus:existe ainda e sempre uma oportunidade e, antes que seja tarde, devemos dela aproveitar! A longanimidade de Deus é um apelo permanente à conversão por isso é preciso: descobrir Deus como Deus, pois ele caminha ao nosso ritmo, do nosso lado e sabe esperar por nós, quem não descobrir este Deus nunca perceberá a necessidade de mudar, de se voltar para Ele: assumir a nossa parte de responsabilidade nos males deste tempo, pois ele nos revelam que todos nós temos muitas coisas para mudar, tais como; nos critérios de julgar, nas formas de ser, nos modos de agir. E mudar em coisas muito simples e concretas... E isto é para mim, para nós, de modo objetivo. Veja bem: converter-se em quê, a Quem, como e agora!
Paciência, alegria, amor e perdão. Eis os atributos do amor, para estes três domingos, em que entramos no coração da Quaresma, para conhecer
 E descobrir o amor de Deus. Com o apelo à conversão, correspondemos à paciência de Deus. Jesus, na sua divina paciência, dá-nos, este ano, mais oportunidade de vida, fazendo mais uma vez um apelo à conversão. Deixemos que este apelo toque fundo o nosso coração.


Outros traços da ação que levam
A transformação = conversão

a)      Organizar encontros com os jovens profissionais, capacitando-os para a missionariedade na área específica de seu trabalho;
b)      Utilizar as redes para formentar, divulgar e infundir o bem comum, com fóruns, debates e discussões via Web;
c)      Reconhecer e favorecer o protagonismo juvenil midiática, incrementando nas comunidades eclesiais e na sociedade uma política de comunicação que inclua pessoas que utilizem as novas tecnologias para a promoção da rede de conscientização política e social.  Os jovens devem organizar encontros de formação para educar seus companheiros e outras pessoas ao uso sadio e educativo das novas mídias;
d)      Dar condições para que os jovens promovam em seus grupos oficinas sobre como utilizar as novas tecnologias na sala de aula, na igreja, na comunidade, tratando de questões como regras para usar corretamente e com segurança as ferramentas virtuais, discutir questões éticas referentes à internet, à inclusão digital, questões políticas, ambientais;
e)      Provocar o debate e consolidação de mecanismos institucionais que consolidem a efetivação dos direitos dos jovens em suas distintas realidades; reafirmá-los como estratégia de desenvolvimento no pais;
f)        Reivindicar que os poderes públicos assegurem mecanismo para o protagonismo dos jovens, desde o levantamento das demandas, elaboração e efetivação das políticas públicas, até a fiscalização e avaliação.


                                             Converter-se para poder transformar

Compreender que o reinado de Jesus não conduz somente à transformação do coração, pela conversão pessoal, mas é, também, como fermento que vai levedando toda a massa, enche a vida de esperança, de ânimo e de força diante das dificuldades e do mal. Quando o jovem vislumbra no horizonte da sua vida uma proposta que ultrapassa tudo aquilo que o “mundo” oferece como solução imediata, ele tem, então, a oportunidade de fazer sua opção pessoal pelo seguimento de Jesus e pela vivência de sua proposta.
     A presença desse reinado deve ser anunciada com o modo de nos posicionar no caminho da nossa vida, mas devemos também testemunhá-la utilizando todos os meios adequados que estão ao nosso dispor. Também nisso o jovem é como um “semeador”. Não tem a pretensão de que todos vão acatar o seu testemunho, mas acredita que algo melhor pode florescer no coração de  alguém e do mundo. Cabe a cada jovem, que já se aproximou pelo Reino, “transmitir aos outros a própria experiência de Jesus” sob a ação do Espírito.
     Acreditar na proposta de Jesus e apostar a vida para a instauração desse reinado é o compromisso de todo o batizado, reafirmado de modo consciente e livre no sacramento da confirmação: pela força do Espírito Santo de Deus cada fiel se comprometeu a ser anunciador desse novo tempo, por isso com a igreja o jovem clama: “vem, Senhor Jesus “ (cf. Ap 22,20)
                        Um catequista atraente e o acompanhamento sistemático das expressões juvenis nas comunidades garantem o encontro qualificado e constante dos jovens com a proposta do Reino. É imprescindível acreditar nos jovens de hoje e auxiliá-los a enxergar esse projeto dentro desta cultura emergente e saber comunicá-lo neste mundo midiático com suas redes sociais.
                              
                                              Construindo a Solidariedade

Deus, nosso bom pai, não pede ao homem sacrifícios, mais misericórdia e um único culto que lhe seja agradável, que é aquele do prolongamento do seu amor para com a humanidade, no exercício da solidariedade geradora de paz. Que ele nos torne capazes de amar generosamente nossos irmãos, como sentimos-nos amados por Ele e que percebemos sempre em nossa vida que Jesus não apela somente à conversão, mas propõe ao homem o caminho a empreender para amar Deus e os irmãos e irmãs.
                Pela participação na Sagrada Comunhão, aprendamos de Cristo este empreendimento do amor.
                Aclamemos no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Jesus Cristo, Deus feito homem e que deu a Vida para nos salvar, e sejamos generosos, partilhando nossos bens que contribuirão para os fundos de solidariedade diocesano e nacional .
Fonte; CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário