quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A juventude grita: Bento XVI é exemplo de coragem e humildade

É unânime entre os jovens católicos a admiração por Bento XVI e sua atitude de renunciar ao pontificado. O amor que a juventude sente por ele está muito evidente e, mesmo deixando de ser papa, Ratzinger continuará sendo exemplo para muitas gerações. “O que mais ficou em destaque para mim foi que ele foi um papa sem vaidade, porque ele poderia muito bem estar no cargo mesmo que cambaleando, mas teve a humildade de admitir a limitação corporal que não permitia mais que ele estivesse a frente da Igreja. Isso para mim foi uma atitude de coragem e muita sabedoria”, afirmou o voluntário diocesano Alexandre Silva.

Porém, nem todos aceitaram bem a saída do papa logo de primeira. Poliana Martins, voluntária nacional de Minas Gerais, admite que ficou um pouco assustada ao saber da notícia, mas o sentimento que prevaleceu foi o orgulho, não a decepção. “A gente fica triste porque ele vai nos deixar, mas também ficamos orgulhosos, pois teve o caráter de falar que para ele não dava mais. É muito maravilhoso saber que Bento é tão maduro na idade, mas tão jovem de coração”, disse ela.

Para Aline Vonsovicz, voluntária nacional de Curitiba, Bento XVI durante todo seu pontificado abraçou a causa da juventude, os confortou e os formou, para agora jogá-los ao mundo. Segundo ela, Bento quer uma provação de que o jovem católico é capaz de fazer a Jornada acontecer. “Aconteça o que acontecer, eu sou católica e estarei com a Igreja. Como católica, estarei junto com quem o Espírito Santo enviar”, reiterou Aline.

Bárbara Mello, voluntária do Comitê Organizador Local da Jornada, está muito convicta de que tudo se sairá bem durante a JMJ, conforme Deus quer, mas também convida a todos a rezar por este momento. “Estamos num tempo novo. Vamos nos unir como um só corpo. Então, joelho no chão e oração, somos Igreja! Vamos orar pelo nosso Pontífice e seu sucessor. A JMJ no Rio está no coração de Deus e tudo dará certo!”

Muitos tiveram a primeira experiência com uma jornada em Madri, em 2011. De lá saíram jovens encantados com Bento XVI e dispostos a serem fiéis a Igreja, como Samara Rodrigues, voluntária nacional de Pernambuco, por exemplo. De acordo com ela, as palavras de Ratzinger a motivaram a amar mais a Igreja e a exercer melhor sua missão evangelizadora. “Ele renunciou por amor à Igreja e por cada um de nós. Eu realmente creio que o novo papa vai dar continuidade a tudo o que Bento já fez e espero que ele viva a juventude ainda mais, para que nós jovens o tenhamos como referência de santidade”, concluiu Samara.
Fonte; JMJRIO2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário