quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Comunidade São José - Niterói/RJ



O bairro do Pé Pequeno, o Largo do Marrão, a rua Paulo César e suas transversais e parte das ruas Marquês do Paraná e Noronha Torrezão, constituem a maior área geográfica e populacional pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em setembro de 1996, com o objetivo de tornar a Paróquia mais conhecida aos moradores desta região, um pequeno grupo do Santuário começou a planejar uma forma de atuação nesta área.

Com alguns moradores do Pé Pequeno aconteceu a primeira reunião de um Círculo Bíblíco, realizada nas dependências do Colégio Centro Educacional (Centrinho), na rua Itaguaí. Começou timidamente , e as reuniões só se tornaram mais participativas , na época da Novena de Natal. Padre Paulo Roberto visitou as famílias do local com o propósito de iniciar ali uma missão popular.

Através de uma eleição para escolher o padroeiro, nasceu a Comunidade São José.

A primeira missa foi celebrada em louvor a N.Sra de Fátima. Desde o início, até hoje, são realizadas vias sacras na Semana Santa; missa festiva em louvor a São José no dia 1º de maio; festa junina etc.

Atualmente é realizado terço semanal nas casas dos moradores, às quartas feiras, Círculo Bíblico; Terço de rosas ou de velas no dia 19 de março (dia de São José); visitas aos idosos; eucaristia aos irmãos impedidos de locomoção; Catequese; distribuição de cestas básicas aos irmãos menos favorecidos; assistência através da Pastoral da Criança; assistência às gestantes (confecção de enxovais e orientações de saúde), visita domiciliar das Capelinhas de São José, de N Sra do Sagrado Coração e de N. Sra. de Schoenstatt.

A missa é realizada no primeiro sábado do mês, 19h, na sua nova sede, na Rua Itaperuna, nº 174 e a Comunidade São José aguarda a sua visita!

Coordenação: Ana Maria
Fonte; Paróquia N. Senhora do Sagrado Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário