terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Via Sacra



“Pilatos  entregou Jesus aos Judeus, para que fosse crucificado; E eles o tomaram e o levaram para fora. E, levando a sua cruz às costas, saiu para aquele lugar, que se chama Calvário, e em hebreu Gólgota, onde o crucificaram”.
O exercício do caminho do Calvário, chamado via sacra, é uma das principais e excelentes devoções que nos movem a considerar a paixão e morte de N. Senhor Jesus Cristo; é remédio muito eficaz aos pecadores para se converterem, aos tíbios para se afervorarem,  aos justos para se santificarem, Maria Sma., Mãe dolorosa de Jesus, deu principio a este exercício de amor, compaixão e reparação, acompanhando seu divino Filho no caminho da cruz, e depois de ter subido ao céu seu muito amado Jesus, visitando, com as santas mulheres e com os discípulos fieis do Senhor , aqueles lugares, santificados pelo Sangue do divino Salvador. A Sta, Igreja muito aprova tão piedoso e salutar exercício.De acordo com o decreto do Papa Pio XI , de 20 de outubro de 1931, quem faz a “via sacra”, ganha  as seguintes indulgências:
1º - Uma indulgência plenária, cada vez:
2º - Uma indulgência plenária, se comungar nesse dia, ou dentro de um mês, tendo feito dez vezes.
3ª – Indulgência de 10 anos e 10 quarentenas em cada estação, caso não possa terminar todas as estações:
4º - doentes ou impossibilidades de visitar as estações, rezem 14 pai-nosso, Ave-Marias,
Glória ao Pai, tendo à mão o crucifixo bento para este fim, e mais 5 às 5 chagas de N. Senhor e um pelo Sto. Padre
Oração Preparatória
Senhor meu Jesus Cristo, meu Deus e Salvador, creio em Vós, espero em vós e vos amo sobre todas as coisas. Vós sois infinitamente bom  e digno de todo o amor.
Cheio de clemência e misericórdia, subistes ao Calvário, levando sobre os vossos ombros dilacerados o enorme madeiro da cruz, e, cravado nele, expirastes para me remir. Derramastes o vosso precioso Sangue, para  me purificar das minhas iniqüidades. Ó Jesus, quanto fui ingrato apartando-me de Vós e seguindo o caminho da perdição! Mas agora  volto, qual ovelha desgarrada que busca o bom pastor. Pesa-me, meu dulcíssimo Salvador, de tantas vezes vos haver ofendido. Meu Jesus, misericórdia! Perdoai-me pelo vosso amor!
Quero acompanhar-vos, meu amabilíssimo Redentor, até ao Calvário, fazendo a via sacra em memória da vossa sagrada paixão e morte, permiti que vos siga com o coração contrito, considerando as vossas dores com amor e profunda compaixão.
Ofereço-vos este piedoso exercício pelo coração imaculado de Maria, vossa dolorosa Mãe, e pelos Anjos que nos acompanham, em união com os vossos infinitos merecimentos. Desejo ganhar as indulgências, aplicando-as por mim e pelas benditas almas do purgatório. Confiando na vossa infinita misericórdia, ó meu Jesus, e  na virtude de vosso preciosíssimo  sangue, rogo-vos.
Senhor, ouvi as minhas orações,
E os meus clamores cheguem até vós!
As estações são 15
  “A Via-Sacra mostra-nos um Deus que partilha pessoalmente os sofrimentos dos homens, cujo amor não se mantém impassível nem distante, mas desce ao nosso meio até à morte na cruz .” (Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário