sábado, 23 de março de 2013

Como viver bem a Semana Santa?


orvalho_nas_plantas_verdes_9da54a9efe25e0b527ca007fecbd30cc_Paisagens 1478A celebração litúrgica do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor abre a Semana Santa. A cada ano somos convidados a refletir sobre o mistério de amor de um Deus que se fez humano simplesmente por amor.
Jesus é aclamado pela multidão como Rei. No entanto, o reinado de Cristo é diferente. O poder é sinal de serviço, e a autoridade está impressa em seus exemplos de caridade, misericórdia e compaixão.  No exemplo de Cristo encontramos o caminho a ser seguido por todas as pessoas, sejam cristãs ou não. O ensinamento de Jesus é universal e ultrapassa as fronteiras da religião.
Para muitos, os primeiros dias da Semana Santa são dias normais de trabalho. Devido ao significado espiritual desta semana, somos convidados a organizá-la de um jeito diferente. Talvez usar menos a internet, acordar mais cedo para um momento de oração pessoal; ouvir músicas mais suaves (instrumentais ou gregorianas), e em volume mais baixo; fazer alguma abstinência (carne, leite, doce, café, refrigerante); participar das celebrações litúrgicas na comunidade; ler a noite algum trecho de um livro de espiritualidade.
Enfim, nesta semana seria importante para nossa espiritualidade criarmos um “clima” diferente em casa.
Padre Flávio Sobreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário