sábado, 2 de março de 2013

Diretor da Sala de Imprensa dá últimas notícias



lombardiUma Igreja vive recolhida e em oração. Essa é a imagem que o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu aos jornalistas na entrevista coletiva deste sábado, 2 de março. Ele destacou que na Basílica de São Pedro, está se realizando a Adoração eucarística permanente e uma oração especial pela Igreja em vista do Conclave. Segunda-feira, disse padre Lombardi, será conhecido o número exato de cardeais que vão participar do Conclave, na Capela Sistina, para a eleição do novo Papa.

É a dimensão da oração e do recolhimento nesse período de Sé Vacante é que guia toda a Igreja. Assim, a Adoração permanente realizada na Capela do Santíssimo da Basílica de São Pedro, onde, disse padre Lombardi: “três religiosas contemplativas mexicanas se alternam diante de Jesus na Eucaristia. Nesses momentos são recitadas uma oração especial pelo Colégio dos Cardeais e pela preparação para a eleição do Santo Padre”.
No encontro com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano recordou que até agora não está claro quantos serão os cardeais eleitores presentes, ou seja, aqueles que não completaram 80 anos até a aberturada Sé Vacante, e que será preciso esperar segunda-feira, quando terá início o trabalho das congregações gerais, na Sala Nova do Sínodo:
“Em Roma, residem 75 cardeais. Os 66 que não residem em Roma indicaram exatamente a residência de modo que o Colégio Cardinalício possa estar em contato com eles e comunicar a data da chegada a Roma. Os oficiais do Colégio consideram que antes de segunda-feira, quando ocorre a primeira reunião, não teremos uma conta precisa sobre os cardeais presentes. Chegaram alguma informações de cardeais que não participarão: não somente os dois eleitores sobre os quais já falamos, mas também diversos não eleitores que, por motivo de saúde, não virão”
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário