sábado, 27 de abril de 2013

2015, Ano do Laicado?

2013-04-27 Rádio Vaticana
São Paulo (RV) – De acordo com o declarado pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, ao "O São Paulo", Jornal da Arquidiocese de São Paulo, a CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos".
De acordo com o Bispo, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, na última assembleia, uma das cinco urgências apresentadas foi “caminhar para uma Igreja comunidade de comunidades”: “É por aí que passa a renovação de toda a vida eclesial e, portanto a renovação da paróquia, com maior participação dos leigos”.
O Bispo declarou ainda que “um ano dos leigos é uma realidade na qual a Comissão do Laicato da CNBB já está trabalhando”.
Segundo ele, "professores, teólogos e leigos se reuniram para formar a comissão de redação dos textos de estudo que servirão como instrumento de trabalho. Estes textos devem ficar prontos em breve e, em vista disso, estamos projetando para o ano que vem que a temática central da próxima assembleia da CNBB, a 52ª, possa ter o laicato como centralidade", explicou.
Dom Severino disse que "O tema para a próxima assembleia é, portanto, um sonho. Mas o Ano do Laicato é uma realidade, que pretendemos fazer em 2015, ou seja, dia 8 de dezembro terminam as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano 2º e começa o Ano do Laicato".
(Gaudium press-cm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário