terça-feira, 16 de abril de 2013

Bento XVI completa 86 anos


Francisco e Bento 2Bento XVI completa esta terça-feira, 16 de abril, 86 anos. Para festejar esta data, seu irmão mais velho, Georg, está em visita a Castel Gandolfo – onde reside temporariamente o Papa emérito.
A Rádio Vaticano recorda este dia com as lembranças da infância que o próprio Joseph Ratzinger descreveu a uma menina, durante o Encontro Mundial das Famílias em Milão, em 2 de junho de 2012.Na pequena cidade de Marktl am Inn, na Bavária, o ponto essencial para a família Ratzinger era o Dia do Senhor, que começava já no sábado, com as leituras do Domingo por parte do pai – de modo que ele e seu irmão Georg já entravam na “liturgia, numa atmosfera de alegria”.
“No dia seguinte, íamos à Missa. Minha cidade fica perto de Salzburg, portanto tínhamos muito contato com a música – Mozart, Schubert, Haydn – e quando começava o Kyrie era como seu o céu se abrisse. E depois em casa era importante, naturalmente, o grande almoço todos juntos”.
Além da música, outra paixão da família eram os passeios nos bosques da Baviera:
“Morávamos perto de um bosque, onde nos divertíamos com aventuras e jogos. Numa palavra, éramos um só coração e uma só alma, com tantas experiências em comum, inclusive nos períodos muito difíceis, como no tempo da guerra: primeiro da ditadura e depois, da pobreza”.

Adversidades que o Papa emérito enfrentava com o “amor recíproco” que se vivia em família. Um amor “forte” que “tornava belo inclusive as coisas simples”. E assim, “crescemos na certeza de que é bom ser um homem, porque víamos que a bondade de Deus se refletia nos pais e nos irmãos”.

“Assim, neste contexto de confiança, de alegria e de amor éramos felizes e creio que, no Paraíso, deve ser parecido com a minha juventude. Neste sentido, espero ir ‘à casa’, ir rumo a outra parte do mundo’”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário