quarta-feira, 24 de abril de 2013

CNBB saúda os primeiros bispos nomeados para o Brasil pelo Papa Francisco


cnbbFonte: CNBB
Papa Francisco fez, nesta quarta-feira, 24 de abril, as primeiras nomeações episcopais para o Brasil. O secretário geral da CNBB enviou saudação especial, em nome da Conferência, aos nomeados: dom Liro Vendelino Meurer, novo bispo de Santo Ângelo (RS) e dom Moacir Silva, novo arcebispo de Ribeirão Preto (SP).
Leia as Saudações:
Saudação ao novo bispo de Santo Ângelo


A Nunciatura Apostólica comunicou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã desta quarta-feira, 24 de abril de 2013, que o Papa Francisco nomeou bispo de Santo Ângelo (RS), dom Liro Vendelino Meurer, transferindo-o de bispo auxiliar de Passo Fundo (RS).
Nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 2009, dom Liro escolheu como lema para o ministério episcopal a expressão “Servir com alegria” e essa iniciativa já nos comunica, de forma explícita, sua disponibilidade e o sentido que ele atribui à sua missão como sucessor dos apóstolos.
A alegria, como nos inspira o Documento de Aparecida, é parte importante do acolhimento ao anúncio da Boa Nova : “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades. A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo aterrorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DA, n.29).
Desejamos a dom Liro que sua nova missão leve ao coração do povo da diocese de Santo Ângelo essa santa alegria que está em servir e anunciar o Reino. E que sua vida seja plena de saúde e paz. Unimo-nos às comunidades dessa diocese gaúcha para agradecer, com especial reverência, a luta e o trabalho dedicado do caro Irmão dom José Clemente Weber. Que ele encontre, na emeritude, a mesma alegria de servir que o embalou em seu tempo de titular.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília 
Secretário geral da CNBB 

 Saudação ao novo arcebispo de Ribeirão Preto

Na manhã desta quarta-feira, 24 de abril de 2013, a Nunciatura Apostólica comunicou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que o Papa Francisco nomeou o novo arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, transferindo-o da sede episcopal de São José dos Campos (SP).

Dom Moacir foi nomeado bispo em outubro de 2004 e tem realizado o seu pastoreio com dedicação. Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, antes do episcopado, atuou como juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida (SP), esteve presente na formação do clero e na animação de diversas pastorais da diocese de São José dos Campos, entre elas: vocacional, familiar e juventude.
Levamos nossa palavra de alegria e cumprimentamos dom Moacir por mais essa missão que a Igreja lhe confia e pedimos a Deus que abençoe seus passos nesse novo tempo. Estamos unidos aos irmãos e irmãs da arquidiocese de Ribeirão Preto para acolher o novo arcebispo.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília 
Secretário geral da CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário