quinta-feira, 18 de abril de 2013

COLETIVA DE IMPRENSA

logo CNBB

Hoje, às 15h, será realizada a Coletiva de Imprensa do nono dia da 51ª AG com Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte (BH); dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA) e dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus (AM). A coletiva será transmitida ao vivo pelo Portal A12.

COLETIVA DE IMPRENSA
Tema Central e Comissões Episcopais Pastorais
Oitavo dia da 51a assembleia geral da CNBB
Aparecida (SP)

Nesta véspera do encerramento da assembleia geral, os bispos terão as informações atualizadas de várias comissões episcopais pastorais. O tema central também é lembrado pelo fato de que amanhã, antes da cerimônia de encerramento não haverá mais espaço para debates. Na parte da manhã desta quinta feira também ganhará destaque uma palavra ao plenário a respeito do Fundo da Solidariedade, fruto da coleta da Campanha da Fraternidade, e a Campanha da Evangelização que é realizada pela Conferência todos os anos durante o tempo litúrgico do Advento.

O tema central, aprofundado em várias sessões do encontro, diz respeito a uma realidade próxima ao cotidiano de todos os católicos: a paróquia. Os bispos refletiram sobre a “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão responsável pelo trabalho sobre o texto do tema, lembrou em entrevista à imprensa que paróquia é a grande escola de fé, oração, valores e costumes cristãos. “A paróquia continua sendo uma referência importante para o povo cristão, inclusive para os ‘não praticantes’, ela pode se tornar um farol sempre mais luminoso, especialmente nestes tempos de incerteza e inseguranças”. Dom Castriani destacou também, na mesma ocasião, que o episcopado está convencido de que é preciso fazer uma renovação urgente nas paróquias. “As mudanças da realidade estão pedindo uma nova organização e acreditamos que esta renovação está ligada à articulação de pequenas comunidades capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé”.


A paróquia só pode ser entendida dentro do amplo sentido da vida da Igreja. Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte (MG), em artigo publicado recentemente tratou dos gestos e das palavras do Papa Francisco sobre a Igreja e afirmou: “Francisco indica um caminho que para ser percorrido, com eficácia, precisa de vigor espiritual, da coragem da profecia e da alegria verdadeira que só brota no coração de quem compreende bem o desejo de Deus. A Igreja está, pois, pela palavra e gestos do Papa, a revisitar os tesouros da fé cristã, banhando-se neles para alcançar uma compreensão espiritual capaz de conferir novos rumos à vida pessoal, organização eclesial e à sociedade.

Na parte da tarde desta quinta-feira, os bispos vão ouvir os relatos dos chamados Organismos do Povo de Deus: Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e Conferência Nacional dos Religiosos(CRB). As comissões episcopais que farão a partilha hoje serão: Comissão para a Comunicação, Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e Comissão dos Bispos eméritos. Está prometida para ser publicada na sessão de encerramento amanhã, uma Nota Oficial da CNBB sobre a Questão Indígena.

Serviço
COLETIVA DE IMPRENSA
Hora: 15 hs Local: Sala de Coletiva / Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho – Aparecida (SP)

Entrevistados
Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte (BH); dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA) e dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus (AM).

Mais informações
Assessoria de Imprensa da CNBB
(12) 3104-3427 / Celulares: (61) 8119 3762 (Pe. Rafael Vieira) (61) 8119 3725 (Ir. Diego Joaquim) / (12) 8269-4168 (Claudia Belo) / (12) 8269-4169 (Paulo Giraldi).
Email: cnbb.imprensa@gmail.com Facebook/ fanpage: assembleia geral da CNBB

Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Nascimento: 26/04/1954 Local: Cocos (BA); Ordenação Presbiteral: 09/09/1977; Nomeação Episcopal como bispo auxiliar de Salvador (BA): 21/01/1998; Nomeação Episcopal como arcebispo de Belo Horizonte (MG): 28/01/2004;

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). É mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma (Itália). Em agosto de 2009, dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado pelo Papa Bento XVI para uma das mais importantes congregações do Vaticano: a Congregação para a Doutrina da Fé. Dom Walmor presidiu a Comissão para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante os exercícios de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB - Minas Gerais e Espírito Santo.

Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA)

Nascimento: 26/05/1950 Local: Nova Lima (MG) Ordenação presbiteral: 15/08/1973 Nomeação como bispo auxiliar de Brasília (DF): 24/04/1991 Nomeação como arcebispo de Palmas (TO): 1996 Nomeação como arcebispo de Belém (PA): 30/12/2009

Dom Alberto escolheu como lema Episcopal o texto do Evangelho de São João 6, 51: “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, no brasão episcopal expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita”. Na Arquidiocese de Brasília, como Bispo Auxiliar de 1991 a 1996, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente a Coordenação de Pastoral, as Visitas Pastorais, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Empenhou-se nos meios de Comunicação Social, especialmente na Rádio Nova Aliança, da Arquidiocese de Brasília. A partir de 1991 acompanhou, em nome da Arquidiocese de Brasília, o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Dom Alberto Taveira Corrêa é membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu Vice-presidente por dois mandatos. Na Arquidiocese de Belém, empenha-se juntamente com o Clero e o Povo de Deus, na realização do Projeto “Igreja de Belém em Missão” e na preparação do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016, no ano do quarto centenário da cidade de Belém e do início da Evangelização da Amazônia. Dom Alberto é presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, órgão da Arquidiocese de Belém, onde participa ativamente de todos os veículos de comunicação. Na Rádio Nazaré FM apresenta diariamente o programa “A Voz do Pastor”, na TV Nazaré apresenta o programa “Conversa com meu povo”. Para a TV Nazaré e a TV Canção Nova faz o programa diário “Palavra de vida eterna” e para o Jornal Voz de Nazaré escreve a coluna semanal “Conversa com meu povo”. Como Arcebispo de Belém, preside anualmente o “Círio de Nazaré”, uma das maiores manifestações religiosas católicas ou a maior delas no mundo inteiro. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, continua Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica e é membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos. Por nomeação da Santa Sé, através do Pontifício Conselho para os Leigos, é o Assistente Internacional das “Comunidades Novas nascidas da Renovação Carismática Católica”. Dom Alberto publica anualmente, desde 1997, por ocasião da Quaresma, pelas Edições Canção Nova, o “Retiro Popular”, roteiro de propostas de Reflexão, oração e Vida. Também pela Canção Nova, publicou o livro “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes.

Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus (AM) e presidente da Comissão do tema central.

Nascimento: 31/05/1954, Local: Regente Feijó (SP); Ordenação Presbiteral: 09/12/1978; Nomeação Episcopal como bispo Coadjutor de Tefé (AM): 27/05/1988; Bispo Prelado de Tefé: 19/10/2000; Nomeado arcebispo de Manaus (AM): 12/12/2012.

Dom Sergio, ao tratar de pastorais da Igreja, em entrevista recente, ponderou: “as pastorais são as formas concretas que Igreja no Brasil criou para responder aos apelos da realidade de forma organizada e competente, mas sempre a partir da fé. Os grandes problemas são transversais. É importante que não se isolem. Daí a importância da pastoral de conjunto, que começa com a escuta respeitosa daquilo que o outro pensa e faz. Dai surge a necessidade de estruturas de comunhão e participação como secretariados, reuniões periódicas, coordenação etc. Estas estruturas existem e é preciso conservá-las e animá-las sem cair no perigo de torná-las vazias e sem vida. Espero poder participar ativamente, dentro das minhas possibilidades, destas estruturas, ouvindo, aprendendo, e contribuindo para que a pastoral seja realmente de conjunto”. Fonte: www.amipaz-manaus.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário