sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia Mundial de Oração pelas Vocações: as iniciativas da Igreja no Brasil

2013-04-19 Rádio Vaticana
 
Cidade do Vaticano (RV) – Domingo, 21 de abril, IV Domingo de Páscoa, a Igreja celebra o quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo tema este ano é “As vocações sinal da esperança fundada na fé”. A mensagem para a ocasião foi escrita pelo Papa emérito, Bento XVI, e divulgada em outubro de 2012. O texto se encerra com os auspícios que “não faltem sacerdotes zelosos que saibam estar ao lado dos jovens como «companheiros de viagem», para os ajudarem, no caminho por vezes tortuoso e obscuro da vida, a reconhecer Cristo, Caminho, Verdade e Vida; para lhes proporem com coragem evangélica a beleza do serviço a Deus, à comunidade cristã e aos irmãos”. “Que não faltem sacerdotes que mostrem a fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere um sentido de plenitude à própria existência, porque fundado sobre a fé Naquele que nos amou primeiro”.
Bento XVI fazia votos que os jovens, em meio a tantas propostas superficiais e efêmeras, saibam cultivar a atração pelos valores, as metas altas, as opções radicais por um serviço aos outros, seguindo os passos de Jesus. 
No Brasil, estão sendo previstas para 2014 várias atividades no campo vocacional. Haverá seminários e simpósios vocacionais e será feito um diagnóstico da situação atual e do que se pode prever para o futuro. Dom Pedro Brito Guimarães, Presidente da Comissão para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e Arcebispo de Palmas, em Tocantins, adianta aos ouvintes da RV a programação dos eventos, destacando a importância da pastoral vocacional e de saber falar bem à juventude. 
Dom Pedro abrange ainda o tema da formação dos presbíteros, sempre mais difícil, mas que hoje caminha melhor graças às diretrizes aprovadas no ano passado.
Ouça a entrevisa com Dom Pedro clicando acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário