quarta-feira, 10 de abril de 2013

Doados sapatos vermelhos de Bento XVI


Fonte: domtotal
Granada  - Os sapatos vermelhos que Bento XVI usou durante seu pontificado foram doados à Ordem Hospitalar São João de Deus e passarão a fazer parte do acervo do Museu Casa dos Pisa, em Granada, no sul da Espanha.
O diretor do museu, Francisco Benavides, explicou que o local passará a exibir um dos símbolos papais mais emblemáticos, os sapatos cor cereja que Bento XVI usou durante seu Pontificado. Os 
Sapatos vermelhos usados por Bento XVI durante seu pontificado
calçados chegaram a Granada através do Diretor da Farmácia do Vaticano e membro da Ordem Hospitalar São João de Deus, o sevilhano Rafael Cenizo, que os recebeu de presente de Bento XVI como forma de agradecimento.
“Ele me presenteou os sapatos antes de sair do Vaticano, porém não chegaram em Granada até sexta-feira passada (5), porque não queríamos correr o risco de enviá-los pelo correio”, disse Benavides.
Bento XVI recuperou a tradição do uso dos sapatos vermelhos, como mostra do poder papal. Na antiguidade o vermelho era reservado aos imperadores e simbolizaram, ademais, a cor do sangue derramada pelos mártires da fé. “Junto aos sapatos de Bento XVI estão também aqueles usados por Bento XV, em 1912, uma tradição que também João Paulo II não seguiu, como tampouco o atual papa Francisco”, explicou Benavides.
Os sapatos vermelhos foram confeccionados artesanalmente pelo sapateiro romano Adriano Stefanelli e no seu interior aparece gravado o nome de seu pai, Antônio, criador do design. O presente de Bento XVI permanecerá na Casa dos Pisa, considerado o centro internacional da Ordem, e será exposto junto com outras peças de outros papas, numa mostra permanente.
O acervo do museu conta com um fundo bibliográfico e documental de grande valor, além de suas coleções artísticas, a maioria dos séculos XVI e XX, além de peças medievais, pré-colombianas e alguns objetos ibéricos e romanos.
O Museu Casa dos Pisa recebeu no ano passado mais de 38.800 visitantes, um aumento de 40% em relação a 2011. O centro pertence à Ordem Hospitalar de São João de Deus, uma instituição com 500 anos de história e presente nos cinco continentes. Se dedica a obras sociais, com destaque aos hospitais, atendimento médico – cirúrgico, atenção aos deficientes, saúde mental, exclusão social e atenção integral à terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário