quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ônibus solidário, um dos legados sociais da JMJ Rio2013

2013-04-03 Rádio Vaticana
Rio de Janeiro (RV) - A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Pastoral do Menor e o Comitê Organizacional Local da JMJ Rio 2013, lançaram nesta terça-feira (2) o projeto chamado “Passaporte da Cidadania”, que tem como finalidade atender crianças e adolescentes que precisam de ajuda, principalmente em relação à dependência química.
Parte das ações do projeto prevê um “ônibus solidário itinerante”. A meta é, ao longo de dois anos, atender 200 crianças e adolescentes pobres que vivem nas ruas, dando atenção especial para os casos relativos ao uso de drogas, principalmente o crack. 
O ônibus itinerante começará o trabalho de resgate pelo bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A expectativa de permanência no bairro é de 30 dias, mas ainda não há tempo determinado. A organização vai avaliar de acordo com a necessidade dos jovens de cada região. As entidades serão responsáveis por buscar os menores nas ruas e trazer para o ônibus, pois já fazem esse trabalho nas instituições de caridade.
A equipe multidisciplinar responsável pelo trabalho é composta por cinco profissionais. O ônibus é dividido em três espaços: para filmes, jogos e leitura/acesso à internet; este último com dez computadores. Do lado de fora haverá uma tenda para debate sobre assuntos relacionados à vida dos jovens.
O espaço de filmes terá curtas e longas metragens com temas sobre o cotidiano dos menores, como o filme “5X Favela”. A sala de jogos será um espaço lúdico que servirá para a interação, com bambolês, dama, peteca, entre outras brincadeiras. No espaço de leitura, os menores poderão fazer desenhos, na parte dos computadores com acesso à internet, além de fazer o cadastro no projeto, eles serão incentivados a criar blogs.
“A Jornada Mundial da Juventude quer deixar um legado social. Na questão da dependência química, nós estamos elaborando uma ação em rede para desenvolver uma ação complementar e eficaz. O ônibus entra como ferramenta pedagógica que seria a porta de entrada, em perspectiva do tratamento desses menores”, explica Regina Leão, assistente social e uma das organizadoras do projeto.
O desenho do ônibus é uma caricatura de Ziraldo, um dos maiores desenhistas brasileiros, que cedeu gentilmente sua obra. Outros parceiros do projeto são a Secretaria Municipal da Ciência e Tecnologia, Mútua dos Magistrados, Loterj, Rio Inclui, Wilson Sons e entidades da Igreja, como Instituição São Martinho e Instituto AMAR.
(BF-Rio2013.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário