segunda-feira, 15 de abril de 2013

Subsídio ajuda jovens na educação para o amor

Fonte:Jovens conectados
Um material voltado aos jovens de educação para o amor a partir de 30 questões. Essa é a proposta do livro “Cristo nos ensina a amar. 30 perguntas para acertar na aventura mais importante da vida”. O documento foi originalmente preparado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri pelo Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Ele trata da vivência do amor e da caminhada para o matrimônio a partir de temas como afetividade, sexualidade, linguagem do corpo, namoro, sexo, casamento, vida conjugal e fidelidade.E o texto também trata da vida consagrada.
O projeto inicial, trabalhado na JMJ 2011, tinha o intuito de propor aos jovens um material de bom conteúdo sobre os assuntos ligados ao amadurecimento da afetividade e da sexualidade. O trabalho do livro está de acordo com o do Instituto em focar sobre a transmissão e a pesquisa da Teologia do Corpo de João Paulo II.
A adaptação do material para o Brasil foi feita pela Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.
Segundo o assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, a preparação de noivos nas paróquias precisa de melhorias, sobretudo no conteúdo apresentado e na pedagogia de transmissão. “Talvez o maior desafio para o jovem seja o comprometimento de sua liberdade para com outra pessoa, haja vista que a noção de liberdade limitou-se a afirmar somente a autonomia da pessoa e esqueceu-se de trabalhar a responsabilidade para com o outro, elemento constitutivo do ser humano”, afirmou.
DVDA Comissão Nacional da Pastoral Familiar também deve lançar em abril um DVD duplo, com doze documentários de doze minutos cada, com detalhes sobre o caminho para o casamento e o dia-a-dia da vida familiar. Com linguagem leve e moderna, o dvd “Sim, aceito!” aborda temas como a necessidade ou não a se casar, o sacramento do matrimônio, a educação de filhos e a relação entre felicidade e valores no casamento.
Os documentários têm 30 especialistas em orientação familiar, teologia, direito e ética familiar dos cinco continentes, além de testemunhos de casados e noivos. Entre os especialistas estão o presidente da Subcomissão Episcopal para a Família da Espanha, dom Juan Antonio Reig Pla; o diretor do Instituto Espanhol de Investigações Psiquiátricas, Enrique Rojas; e o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois.
O material é voltado, principalmente, a namorados, noivos e casados em busca de conteúdo moderno e atrativo, fiéis ao Magistério da Igreja. Os documentários também são válidos para párocos com desejo de melhorar a formação de noivos em preparação para o matrimônio.
Confira o trailer do DVD. Ele já está disponível para ser encomendado através do e-mailqueroreservar@cnpf.org.br.
                                          youtube- Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário