quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corpus Christi em Niterói e São Gonçalo têm novidades


Corpus Christi 02













Na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, é celebrado o Dia de Corpus Christi, latim para o “Corpo de Cristo”. A festa objetiva exaltar o Sacramento da Eucaristia e acontece sempre em uma quinta-feira – referência à Quinta-feira Santa, quando Jesus e seus apóstolos celebraram Sua lembrança comendo o pão e o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue-, e será comemorada de maneira especial em São Gonçalo.

O evento no município de São Gonçalo esse ano contará com 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez e 50 toneladas de sal que serão utilizados na confecção dos 241 tapetes. A festa é tão importante na região que esses são considerados Patrimônio Público Cultural e Religioso e em ocasião única, causada pela realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013, estarão presentes a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ.
Já em Niterói, os tapetes serão confeccionados com um tema de Eucaristia e Missão e haverá um com a logomarca da Nova Catedral. A atividade começa a ser realizada às 7h da quinta-feira na Avenida Amaral Peixoto, e os 100 tapetes serão montados por 1500 pessoas e voluntários. A novidade, no entanto, é a benção final, antes realizada próxima a estação das Barcas, e este ano vai ser concedida no terreno da Nova Catedral no Caminho Niemeyer.
PROGRAMAÇÃO (São Gonçalo)
29/05 (quarta-feira)
17h30 – Chegada dos ícones na Praça Zé Garoto;
21h – Condução dos ícones até a frente da Sede da Prefeitura Municipal – início da confecção dos tapetes
0h – Condução dos ícones para o interior da Igreja Matriz de São Gonçalo
30/05 (quinta-feira)
7h– Concentração em frente a Igreja Matriz de São Gonçalo;
8h – Santa Missa Solene presidida por S.Exma. Rvma. D. José Francisco Rezende Dias – Arcebispo Metropolitano de Niterói e concelebrada por todos os Sacerdotes do Município de São Gonçalo
- Após a Santa Missa se dará início a Procissão precedida pelos Ícones da Jornada Mundial da Juventude
- Ao final da procissão Dom José Francisco Rezende Dias, dará a benção com o Santíssimo Sacramento;
- Em seguida show com a cantora católica Olívia Ferreira
 Ao término, os ícones serão conduzidos para o Município de Niterói.
Por Maria Fernanda da Penha

Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário