quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ilha da Boa Viagem se prepara para a Jornada

A ilha da Boa Viagem é uma bela paisagem que foi selecionada para compor uma das atividades oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013: os Itinerários da Fé. Durante o próximo final de semana, 25 e 26, os escoteiros do mar, grupo que protege a Ilha da Boa Viagem desde 1937, realizarão dois eventos em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.
No sábado, 25, os escoteiros irão guiar os convidados por uma trilha, que é mais um evento oficial do Festival da Juventude da JMJ Rio 2013. A programação inclui a subida da Favela do Morro Azul, às 16h, o sexto dia da novena escoteira pela Jornada, às 18h e a Santa Missa de apresentação da JMJ à Comunidade do Bairro Azul, às 18h30min. O ponto de encontro para a subida do morro é a Rua Paulo VI, Flamengo, no Rio de Janeiro. A novena escoteira e a Santa Missa serão realizadas na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Niterói.
A programação do domingo, 26, inclui uma missa na Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem às 10 horas. Os convidados serão recebidos pelos escoteiros do mar na Ilha da Boa Viagem.
Tour pelo Rio
Para os Itinerários da Fé foram escolhidas 34 edificações, dentre igrejas, basílicas, mosteiros, catedrais e capelas, no Rio de Janeiro e em Niterói. As paisagens convidarão os visitantes-peregrinos a sentirem-se em casa, qualquer que seja seu local de origem, e a experimentar a beleza do encontro com Cristo através da arte e da história.
Com localização privilegiada, ao lado de uma das obras mais famosas do arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), a ilha possui um dos melhores pontos de observação da Baía de Guanabara e cercanias. Boa Viagem conta ainda com uma belíssima capela que foi reformada recentemente: a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Construída em 1650, e tombada em 1958, a capela fica no topo da ilha da Boa Viagem. Desde sua criação foi centro de peregrinações e procissões marítimas, promovidas por pescadores e navegantes, em busca de proteção divina para as longas travessias do Oceano. É um dos principais cartões postais do município de Niterói.
Em 2008, foi fechada por riscos de desabamentos e, desde então, passou a ser reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A missa de reinauguração foi realizada em abril desse ano, e em julho, a capela estará aberta para receber jovens peregrinos de todo mundo, entre os dias 20 e 26.
Fonte: JMJRIO2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário