terça-feira, 18 de junho de 2013

Congresso dos Juristas Lusófonos sobre a Família

O Pontifício Conselho para a Família e a Academia de Juristas de Língua Portuguesa organizam, nesta terça e quarta-feira, na sede do Conselho para a Família, em Roma, o I Congresso dos Juristas de Língua Portuguesa.
O evento realiza-se por ocasião do 30° aniversário da “Carta dos Direitos da Família”, publicada, em outubro de 1983, pelo Pontifício Conselho para a Família e dirigida a todas as pessoas, instituições e autoridades, que trabalham em prol da família no mundo contemporâneo.
O documento responde a uma solicitação explícita do Sínodo dos Bispos de , reunido em , cujo objetivo era aprofundar o tema: "O papel da família cristã no mundo contemporâneo".
O Papa, na Exortação Apostólica acolheu a solicitação dos bispos e solicitou aos órgãos competentes da Santa Sé que publicassem um documento apropriado. Nasce assim a “Carta dos Direitos da Família”, que apresenta aos organismos internacionais, governos e a todas as pessoas, também não cristãs, uma formulação completa dos direitos fundamentais desta sociedade natural e universal, que é a família.
Hoje, após 30 anos da sua publicação, sua atualidade parece de grande relevo, porque a família continua ameaçada e enfernta novos e difíceis desafios.
Um mundo globalizado e mais aberto, que, em geral, cria um mundo mais rico, faz com que as camadas mais pobres da sociedade se tornem mais pobres e as famílias sejam mais excluídas e necessitadas.
Os participantes no Congresso debatem, nestes dois dias, diversos desafios que a família enfrenta em nossos dias: a fragilidade do matrimônio, o trabalho e o compromisso com a educação dos filhos, os idosos nas famílias, a ausência das famílias nos ordenamentos jurídicos.
Participam neste Congresso Internacional de Juristas Lusófonos, 30 especialistas que abordarão os temas propostos pelo organismo vaticano, a partir da realidade dos países, de onde são provenientes. O Brasil está representado por sete participantes.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia inaugura os trabalhos, nesta manhã, com uma reflexão sobre o tema: “Família, recurso da sociedade”. A seguir, entre outros, o Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Dr. José Horácio Ribeiro também oferecerá aos presentes a sua contribuição sobre a realidade da família em nosso país. (MT)

Fonte: Rádio vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário