sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Comemoração dos Salesianos em Niterói, onde tudo começou

Em Niterói no ano de 1883, foi fundada a primeira casa Salesiana. Houve comemoração dos 198 anos de Dom Bosco e os 130 anos da Família Salesianas no Brasil, com uma Missa na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada, nesta quinta feira (15/08) por Padre Pedro Trindade, com participação de Padres, estudantes, Diretores, funcionários do colégio e a comunidade, onde todos recordavam a vida de Dom Bosco.. Após esta, uma confraternização no colégio, com um delicioso jantar.
“O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros”
São João Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, na aldeia de Becchi, Piemonte, norte da Itália e faleceu em 31 de janeiro de 1888, Valdocco, Turim, Itália.
Amigo, Protetor e Mestre da Juventude, João Melchior Bosco, o jovem camponês que sonhava ser Padre e passou a vida pregando o amor à juventude.
O sonho dos nove anos para João Bosco, foi um sinal de que sua vocação era orientar os jovens e despertar neles os bons valores. E assim ele fez.
“Não com pancadas, mas com mansidão e caridade é que deverá ganhar seus amigos. Ponha-se logo a instruí-los sobre a feiúra do pecado e a preciosidade da virtude.”(mensagem recebida no sonho dos 09 anos).
“Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons. Se existe meninos maus, é porque não há quem cuide deles.”(Dom Bosco)

Aos 19 anos queria fazer-se franciscano. “Informado da sua decisão, o pároco de castelnuovo, Pe Dessano, avisou mãe Margarida com estas palavras muito claras: “Tenta afastá-lo dessa idéia. Tu não és rica e já estás idosa. Se o teu filho for para o convento, como te poderá ajudar na tua velhice?”.
Mãe Margarida vestiu um xale negro, desceu a Chieri e falou com João Bosco. O Pároco veio dizer-me que queres entrar no convento. Ouvi-me bem, eu quero que tu penses bem nisso. Quando tiveres decidido, segue o teu caminho e mais nada. O mais importante é que tu faças a vontade do Senhor. O pároco queria que eu te fizesse mudar de idéia, porque no futuro poderia precisar de ti. Mas eu lhe digo: Nestas coisas a tua mãe não entra . Deus está antes de tudo. De te eu não quero nada . Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre. Aliás, se te fizeres padre e por desgraça te tornares rico não porei mais os pés em tua casa. Lembra-o bem.”João Bosco nunca mais esqueceria aquelas palavras.
Em 1831 ingressou no seminário , em 10 anos foi ordenado sacerdote e passou a ser chamado Dom Bosco.
Em 1859 fundou a Congregação Salesiana, ordem religiosa dedicada a cuidar da juventude. Quando Dom Bosco morreu,em 1888 a Congregação que fundou contava com 250 casas espalhadas pelo mundo e atendia 130 mil crianças. Hoje a Congregação
Salesiana é a segunda maior ordem religiosa do Catolicismo.
Em 1988, o papa João Paulo II o declarou Pai e Mestre da Juventude, determinando que fosse honrado e invocado com este titulo.
Você pode conferir esta comemoração através das fotos em nossa página no http://www.flickr.com/photos/palavravidaefe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário