segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Livro comemora 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida

Saiu hoje na RCC.
Integrando as comemorações pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717, o Santuário Nacional e a Congregação do Santíssimo Redentor acabam de lançar um livro especial de fotografias. Intitulada ‘Aparecida’, a obra contém imagens que revelam a religiosidade popular e a arte que envolve o maior Santuário Mariano do mundo, criada pelo artista sacro Claúdio Pastro. As fotos são de autoria do fotógrafo Fábio Colombini e os textos são da escritora Adélia Prado.

O livro Aparecida apresenta a beleza da arquitetura, da arte sacra e da fé do povo brasileiro. A obra inédita tem apoio do Santuário Nacional e foi concebida pelos artistas Claudio Pastro, responsável pelas obras, painéis e vitrais da Basílica, e pelo fotógrafo Fabio Colombini, que produziu um dos raros ensaios fotográficos com a imagem da Mãe Aparecida. A fotografia estimula o ver e enxergar da beleza da fé transformada em arte pelo próprio povo brasileiro. Somado ao texto de Cláudio Pastro, o livro é composto por poesias de Adélia Prado.
Para o fotógrafo Fabio Colombini, que produziu um dos raros ensaios fotográficos com a imagem da Mãe Aparecida, disse “fizemos um seção de fotografias exclusivas da imagem dentro da Capela dos Apóstolos, com o manto sem o manto; consegui revelar todos os detalhes dos ângulos da imagem de barro. Este é um ponto forte do livro de tentar mostrar detalhes de como é a imagem em torno desta devoção em torno Dela”.
Continua Fábio, “foram 7 anos de trabalho no livro e foram tiradas cerca de15 mil fotos. Para escolher as fotos foi feito também um trabalho muito rigoroso nas imagens finais para a elaboração do livro Aparecida. O livro Aparecida é um livro de arte, é objeto de arte, não só porque ele retrata a arte, mas porque ele em si é muito bonito enquanto obra. Porque ele mostra coisas bonitas e focadas de uma maneira muito sensível”.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior templo mariano do mundo, que recebe 11 milhões de fiéis ao ano, é um lugar teofânico – onde Deus se manifesta - que acolhe a pequena imagem de Maria, a Mãe de Jesus. Desde o encontro da imagem de barro no Rio Paraíba do Sul, em 1717, por três humildes pescadores, a Basílica tornou-se foco de imensas peregrinações e demonstrações de fé. Sob o trabalho missionário dos Redentoristas, o Santuário acolhe peregrinos do Brasil e do mundo, há quase 300 anos.

RCR/Signis Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário