segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vinho espanhol é escolhido para missa do papa

O vinho que é utilizado para a celebração da Santa Missa é sempre escolhido com cuidado. Não para menos, pois não poderia se pensar em um uso superior desta bebida. A Igreja prescreveu algumas regras sobre este importante elemento e as Conferências Episcopais podem determinar inclusive a procedência específica do vinho destinado para o uso sacramental.
Para celebrações presididas pelo papa, um vinho espanhol viaja para diversas partes do mundo a partir da região de La Rioja, famosa pela qualidade de seus vinhos. "Através da Nunciatura, entramos em contato com as diversas sedes episcopais e, através delas, realizamos os envios", comentam fontes das Adegas Heras Cordón, único fornecedor espanhol de vinho para a Santa Sé.
De acordo com os membros da empresa, a escolha deste vinho é o resultado do "grande trabalho" e da manutenção da qualidade ao longo do tempo. Para as celebrações, "as garrafas levam uma rotulagem específica, com o logotipo papal e o evento que vai ser celebrado".
Apesar de se marcar as garrafas, a alta qualidade do conteúdo é o mesmo para todos os seus produtos. Claro, a honra de fornecer o vinho para o Santo Padre é "realmente interessante" para a adega, e significou um grande interesse em países de maioria católica. O vinho usado pela Igreja na celebração do sacramento da Eucaristia deve ser "fruto da videira", de acordo com a descrição do Evangelho.
Por este motivo, deve ser um vinho natural e puro, que não pode ser misturado à substâncias estranhas. Por esta razão, evite vinhos adoçados com açúcar, espumados, aromatizados ou que incluam em sua elaboração frutas distintas à uva.
De acordo com o enólogo Fernando Martinez, um dos tratados mais detalhados sobre a elaboração e qualidade do vinho para o sacramento em língua espanhola é "O pão e o vinho Eucarístico", de autoria do padre jesuíta Eduardo Victoria e que recolhe as regras discutidas no Concílio Eucarístico de Barcelona, em 1944.
Cálculos técnicos sobre o número de sacerdotes em todo o mundo e a celebração por sua parte de ao menos uma Missa diária, sugerem que mais de 14 mil litros de vinho são usados sacramentalmente por dia em todo o mundo.
Fonte: SIR(DT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário