terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rio de janeiro fará caminhada em defesa da VIDA‏

O próximo dia 5 de outubro será uma data histórica para o Rio de Janeiro. As ruas do centro serão tomadas por uma manifestação popular diferente. Desta vez, estará em pauta o maior direito de cada ser humano: o direito à vida, desde sua concepção. Neste dia, acontece a 1ª Caminhada em Defesa da Vida, uma realização do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.
A caminhada, aconfessional e suprapartidária, luta pela promoção e dignidade da pessoa humana, desde a concepção à morte natural. A iniciativa conta com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, do Instituto ‘EU DEFENDO’, da Pastoral Familiar – Nacional, do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ, e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política – FENASP.
"Queremos que esta caminhada seja um marco na luta em defesa da vida no Rio de Janeiro. Defender o direito do nascituro, da criança ainda no ventre materno, mais que uma ação religiosa, é uma questão de cidadania. Este é o primeiro direito fundamental de todo o ser humano e é o que nos motiva a ir para as ruas. É hora de dizer um grande sim à Vida!", convoca a coordenadora estadual do Movimento Brasil sem Aborto no Rio de Janeiro, Maria José (conhecida como Zezé).
O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, também Presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, convida os católicos a estarem presentes. “Convido a todos a participarem para mostrar a sua adesão a essa iniciativa de defender, valorizar e promover a vida em todos os instantes da sua existência. Será uma marcha cheia de paz, alegria e oração pela vida”, destaca. Recentemente, o bispo, que também é médico, participou do programa "Na moral", da Rede Globo, posicionando-se contrário ao aborto.
Presença confirmada no evento, a cantora Elba Ramalho já viveu “na pele” as marcas provocadas por um aborto. Após encontrar na Igreja Católica apoio e perdão, a cantora aconselha jovens gestantes a não praticarem o aborto, para ela, um “crime hediondo”. “Sou a favor da vida humana. Lutamos pelos fetos dos pássaros, das tartarugas e das baleias, mas não lutamos pela vida da nossa própria espécie, que é um dom divino”, declara a cantora.
A concentração terá início às 9h, na igreja da Candelária, e seguirá em direção à Cinelândia. Ao final, será realizado um Ato Público que terá a participação de artistas, autoridades e representantes de diversos seguimentos, com previsão de término às 12h.
Conheça as s cinco bandeiras da caminhada:
1) Pela dignidade da mulher e da vida humana;
2) PL 478/2007 – aprovação do Estatuto do Nascituro, que garante à criança o direito de nascer;
3) PL 416/2011 – criação do Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz, que autoriza ao Poder Executivo a criação de Casas de Apoio à Vida;
4) Por uma reforma do Código Penal (PLS 236/2012) sem aborto e eutanásia;
5) PEC 164/2012 (emenda à Constituição) para acrescentar ao artigo 5° da Constituição Brasileira a expressão “desde a concepção” ao termo “inviolabilidade do direito à vida”.
Serviço:
Evento: 1ª Caminhada em Defesa da Vida
Data: 5 de outubro de 2013 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Igreja da Candelária (Concentração) / Cinelândia (Ato Público)
Fonte: Acessoria de Imprensa(PU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário