sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Arcebispo do RIO celebra Missa no CRISTO REDENTOR para marcar 1000 dias para OLIMPÍADAS‏

Este sábado, 9 de novembro de 2013, marca a contagem regressiva de 1.000 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em celebração a este dia, a Arquidiocese do Rio celebra missa, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 9h, no Cristo Redentor, no Corcovado, com a presença de autoridades, atletas, dirigentes esportivos e membros da Pastoral do Esporte e do Comitê Organizador do Projeto “100 Dias de Paz”. Estarão presentes também a Cruz Olímpica e Ícone da Paz, dois símbolos criados pela Igreja Católica para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e com o objetivo de serem levadas às cidades sede de todas as próximas edições.

No dia 5 de agosto de 2016, o Rio receberá o maior evento esportivo do planeta, os XXXI Jogos Olímpicos de verão da era moderna. Atletas do mundo inteiro estarão na cidade para um conjunto de competições em diversas modalidades esportivas. Logo após, os Jogos Paralímpicos reúnem diversos atletas portadores de necessidades especiais, que disputarão competições esportivas. Serão dias de muita alegria, confraternização e respeito entre os povos.
Em vista desses grandes eventos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio da Pastoral do Esporte, traz ao povo carioca um projeto desenvolvido inicialmente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e que foi oficialmente repassado ao Rio de Janeiro. O projeto “100 Dias de Paz”, que engloba diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, tem estado à frente de diversas reuniões, envolvendo diversas esferas da sociedade, com representantes dos governos Municipal, Estadual, Federal, e outras diversas organizações ligadas ao esporte, gerando troca de ideias e ações até mesmo em nível internacional, contando com o apoio dos setores de esportes do Vaticano e outras organizações internacionais.
Mais informações:
Trégua Olímpica
A Trégua Olímpica foi criada no século IX antes de Cristo, com o objetivo de estabelecer a paz na Grécia Antiga, onde deveria ser feita uma competição atlética amistosa a cada quatro anos para quebrar o ciclo de conflitos. Assim foram criados os primeiros Jogos Olímpicos em 776 a.C. A tradição da trégua Olímpica, que se estabeleceu para 50 dias antes e 50 dias depois da Olimpíada, foi mantida simbolicamente nos Jogos da era moderna, ressurgidos e idealizados pelo Barão de Coubertin a pouco mais de cem anos. Os “100 dias de Paz” são declarados pela ONU.
Cruz Olímpica e Ícone da Paz
Em Londres 2012, foram criados dois símbolos para acompanhar todas as edições dos Jogos Olímpicos: a Cruz Olímpica e o Ícone da Paz. O artista londrino Jon Cornwall projetou e criou a Cruz Olímpica utilizando 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo para representar os 12 discípulos. O Ícone da Paz representa o trabalho que Pax Christi Internacional realiza em prol da paz e reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone por diversas histórias bíblicas e da vida de santos da nossa Santa Igreja. Este dois símbolos foram abençoados pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, em conjunto com a benção dada as bandeiras Olímpica e Paralímpica, pela primeira vez na história.
Eventos
Projetos antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016:
Reestruturação da Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro;
Apresentação da Cruz Olímpica e do Ícone da Paz durante a JMJ Rio 2013, com benção do Papa Francisco aos Símbolos, aos Atletas brasileiros e as bandeiras Olímpica e Paralímpica;
Lançamento da Campanha “100 Dias de Paz – Trégua Olímpica” na Expo Católica e na Feira Vocacional da JMJ Rio 2013;
Corrida da Paz;
Peregrinação da Cruz Olímpica e do Ícone da Paz pelo Rio de Janeiro;
Copa da Paz: visita as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014;
Conferência Internacional 100 Dias de Paz;
Projetos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016:
Acampamento Josué: Jornada Mundial Olímpica da Juventude;
Amigos pelo Esporte: Campanha de hospedagem para família dos Atletas;
Chama da Paz: Cruz e Ícone da Paz acompanhando a tocha olímpica;
Jornada da Paz: Campanhas de Paz por todo o Rio de Janeiro – escolas, caminhadas, trilhas, etc;
Festival da Juventude: Música da Paz;
Cultura da Paz: Oficinas de Arte e Cultura.
Fonte: Paulo Vitor
          Acessoria de Imprensa COL

Nenhum comentário:

Postar um comentário