quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CCM apresenta programa de atividades de 2014

O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à CNBB, divulgou o cronograma de cursos que serão realizados em 2014. As atividades têm o objetivo de oferecer formação aos missionários brasileiros e estrangeiros. Também estão previstos estudos sobre teologia, espiritualidade e prática de missão para diversos segmentos eclesiais.
Cenfi
Um dos departamentos do CCM é o Centro de Formação Intercultural (Cenfi), que oferece a experiência de formação cultural e eclesial para os missionários estrangeiros que chegam ao Brasil, por meio da aprendizagem da língua portuguesa, da introdução sobre elementos das culturas brasileiras e da iniciação à atuação missionária. Estão previstas duas edições do curso: a primeira de 16 de fevereiro a 16 de maio de 2014; a segunda de 15 de setembro a 12 de dezembro. A programação inclui também o período de estágio em casas de famílias.
Formação missionária

A preparação, qualificação e discernimento para leigos, religiosos, diáconos e presbíteros enviados para áreas missionárias será realizada num curso promovido pelo CCM em parceria com a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. Será de 1º a 26 de junho, oferecendo um momento significativo de atualização e avaliação pessoal sobre alguns conteúdos e sobre sua própria experiência missionária.

A inserção dos missionários estrangeiros na missão da Igreja no Brasil exige um bom conhecimento da língua portuguesa. O CCM oferecerá um curso específico com esta temática, entre os dias 29 de junho a 25 de julho. Também a preparação dos brasileiros que vão atuar na missão além-fronteiras é o foco de uma formação realizada de 3 a 29 de agosto.

Outras atividades

O CCM oferecerá em 2014 o primeiro módulo do curso de missiologia e animação pastoral, voltado para os agentes de pastoral. Também estão programados cursos para os integrantes dos conselhos missionários paroquiais e diocesanos. Animadores vocacionais, coordenadores de pastoral, seminaristas e educadores também são convidados a participar de atividades de formação específica para o seu campo de atuação.

O programa detalhado de cada evento e outras informações estão disponíveis no site do CCM. Cada uma delas preveem o custo pela formação mais a hospedagem completa em Brasília.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário