quinta-feira, 21 de novembro de 2013

OS MILAGRES DE SÃO FRANCISCO XAVIER

No dia 07/04/1541, Francisco Xavier e seus companheiros Padre Paulo Camerini e Irmão Francisco Mansilhas, zarparam para a Índia. Durante a viagem, apesar ter sofrido muito com enjôo, por causa do balanço do barco, Francisco Xavier tinha boa estatura e excelente conformação física; seu rosto sempre alegre e jovial irradiava simpatia e inocência. Ele atendia aos enfermos, ensinava e pregava o Evangelho, confessava as pessoas e os doentes. Depois de 13 meses Xavier chegou em Goa (Índia) no dia 06/05/1542.

Quando chegou a uma aldeia pagã, informado que uma mulher estava quase morta, Xavier foi a sua cabana. Um dos jovens que ele trouxe de Goa, conversou com a mulher e ensinou-lhe os princípios da religião em seu idioma. Xavier a batizou e ela ficou curada instantaneamente. Toda a família que estava presente se converteu. A notícia espalhou ligeiro. O rei, diante daquela realidade, autorizou que se tornassem cristãos todos que espontaneamente desejassem.

Em outra cabana acontecia o velório de um menino que tinha morrido afogado num poço. O Santo chegou, ajoelhou ao lado dele, rezou e depois fez sobre a criança o sinal da cruz, dizendo: “Em nome de JESUS CRISTO te mando que te levantes vivo.” O menino levantou-se diante do espanto de todos e Xavier entregou-o a sua mãe.

Em Janeiro de 1546 , Francisco viajou pelas Ilhas Moluscas, dando assistência espiritual aos moradores da região. Certo dia enfrentou uma grande tormenta. Para acalmá-la colocou o seu crucifixo no mar atado a um barbante grosso. O barbante se rompeu, o crucifixo desapareceu, mas o mar ficou tranqüilo. Dias após, quando o Santo caminhava na praia de uma das ilhas do arquipélago das Moluscas, viu com grande alegria um caranguejo dos grandes vir em sua direção com o crucifixo preso numa de suas garras.

Depois da sua morte, seu corpo transladado passou por Málaca. O povo recebeu o corpo do Santo com grande fervor e entusiasmo. E ele agradeceu aquelas homenagens intercedendo em favor daquela gente. Pois havia na cidade uma grande mortalidade causada por uma febre maligna. Com a chegada do corpo do Santo, o “andaço” da febre desapareceu e a mortalidade cessou imediatamente. Um enfermo beijou a mão do Santo e ficou instantaneamente curado. O Senhor realizou muitos milagres, atendendo as suplicas do povo que rezava diante do corpo de Xavier, pedindo a sua eficaz intercessão.

Até hoje, o seu corpo é conservado incorrupto na Igreja do Bom Jesus em Goa (India), onde recebe diariamente a devoção dos fieis.

Pe. Jorge Palmeira
Paróquia São Francisco Xavier,75
Tijuca/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário