sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Salão Estadual de Turismo 2013 num dos cenários mais celebrados do mundo. Niterói/RJ

O Estado do Rio de Janeiro dá uma mostra de seus encantos, apresentando no Salão Estadual de Turismo 2013 o melhor dos atrativos turísticos, oportunidades de negócios, conhecimento sobre o setor, produção cultural, moda e gastronomia do interior fluminense. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada em um dos cartões postais mais famosos do mundo: o Caminho Niemeyer, em Niterói. A Secretaria de Estado de Turismo, produtora do evento, espera receber mais de 50 mil visitantes na terceira edição do Salão. 
A Setur-RJ conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Niterói, município anfitrião, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Sebrae-RJ e Universidade Federal Fluminense – UFF, e, ainda, outras importantes 
instituições do setor. 
Além de possibilitar que milhares de pessoas conheçam os atrativos e produtos turísticos do estado - que incluem desde os destinos mais badalados aos mais novos roteiros do turismo cultural, ecológico, religioso, de aventura, náutico, esportivoe rural - o Salão Estadual de Turismo proporcionará ao público a experiência de conhecer os requintes do artesanato, a tradição folclórica e contemporânea das produções culturais e a gastronomia típica dos 92 municípios do estado.
Na programação, aberta ao público e totalmente gratuita, o visitante ainda encontrará exposição de carros antigos, estande de aventura com escaladas, passeios de saveiro pela Baia de Guanabara e visitas guiadas por todo o Caminho Niemeyer e outros roteiros locais, além de shows e muitas atrações musicais e 
artísticas. 
De grande importância para a consolidação do turismo fluminense, o evento tem por objetivo divulgar as maravilhas do Estado do Rio de Janeiro como destino turístico, reunindo o que há de melhor do turismo fluminense e de outros estados brasileiros.
Durante o encontro haverá, ainda, encontro comercial, oficinas, mostra e venda de artesanato e de produtos agrícolas de produção familiar. Serão oferecidas também palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas para a apresentação, discussão e qualificação profissional sobre diversos temas de grande relevância para os interessados no setor, dando a oportunidade para trocas e compartilhamento de informações, experiências de sucesso e inovações no setor.
Segundo Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo, as duas últimas edições do encontro reuniram mais de 100 mil pessoas. Em 2011, 41 mil pessoas visitaram o Salão realizado na praia de Copacabana e em 2012 esse número saltou para 62 mil visitantes no evento realizado no Cais do Porto.
Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o evento será um grande marco para a cidade, já que o município é o segundo destino em fluxo turístico no estado representando, ao lado da capital, importante complexo natural que se soma a um cenário urbano assinado pelo gênio Oscar Niemeyer.Sobre o Caminho de Niemeyer Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla nomeado Caminho Niemeyer.
São sete os equipamentos urbanos que formam hoje o Caminho Niemeyer, construídos ao longo de 11km de orla, e que imprimem, juntos, um dos mais significativos cartões postais de Niterói: Teatro Popular, Museu Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira / Centro de Memória e da História da Literatura Fluminense, Centro de Atendimento ao Turista, Museu de Arte Contemporânea – MAC, Centro Petrobras de Cinema e Praça JK. Esse é o lugar onde o arquiteto mais renomado do Brasil encontrou a liberdade necessária para a criação de uma de suas mais significativas obras, projetada do Centro à Zona Sul da cidade.
Fonte: Salão Estadual  de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário