quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Seminário Missionário: Legado da JMJ

Com muita alegria participamos da Solenidade de Todos os Santos no domingo 3 de novembro, quando o nosso arcebispo Dom Orani João Tempesta assinou o Decreto de criação canônica do nosso Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de São Sebastião do Rio de Janeiro para a Nova Evangelização.
“Como legado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o novo seminário surge com a vocação de levar o Evangelho a todas as nações, especialmente a Ásia. Precioso dom que recebemos, é um bem para a arquidiocese que, aberta à dimensão universal da Igreja, se torna sinal para os novos tempos”, disse Dom Orani.
Estas palavras tão significativas refletem a natureza dos seminários Redemptoris Mater. Criados pelo Papa João Paulo II em 1987, hoje existem em número de 100 por todo o mundo. Caracterizam-se pelo fato de serem seminários diocesanos e missionários, nos quais a internacionalização torna visível a missão universal da Igreja de fazer as nações discípulos de Cristo.
Este seminário faz presente o desejo de missionariedade apresentado pelo Concílio Vaticano II ao afirmar na Presbyterorum Ordinis n. 10: «Lembrem-se os presbíteros que cabe a eles a solicitude por todas as igrejas… E onde isso se tornar necessário – por falta de clero – facilite-se não só uma funcional distribuição dos Presbíteros, mas também a prática de iniciativas especiais em favor de certas regiões ou nações ou até de todo o mundo. Para essa finalidade poderá ser útil a criação de Seminários Internacionais para o bem de toda a Igreja…».
É o mesmo espírito de missão da Igreja na América Latina, como nos recorda a Declaração do Episcopado Latino-americano que já em Puebla (México, 1979) nos propunha: “finalmente, chegou para América Latina a hora […] de se projetar além de suas próprias fronteiras, ad gentes. É verdade que nós mesmos precisamos missionários. Devemos, porém, dar desde a nossa pobreza (Redemptoris Missio, 64)". E ainda: "Deve-se despertar, promover e orientar vocações missionárias, pensando desde já em Centros ou Seminários especializados com este objetivo” (CELAM, A Evangelizaçãono presente e no futuro da América Latina, nº 891, Puebla de Los Angeles, México, janeiro/fevereiro de 1979).
Este anseio de toda a Igreja foi-nos recordado durante a JMJ Rio 2013 pelo Papa Francisco. Dizia o Sumo Pontífico na Missa de Envio "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais", afirmando que "Deus quer que sejamos missionários".
“Com muita gratidão a Deus e a toda a Igreja, agradeço por toda a ajuda e peço orações aos fiéis da nossa Arquidiocese, a fim de que se formem no nosso seminário presbíteros santos e humildes com desejo de ir e anunciar o Evangelho onde o Senhor os enviar”.

Padre Marcos André Nascimento Silva
Reitor Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater
Fonte: ArqRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário