quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Alegria da chegada

Quando nos encontramos em situação difícil, por exemplo, tendo que pagar uma grande dívida sem ter dinheiro no momento e alguém nos anuncia que o empréstimo pedido vai ser liberado, nossa alegria é grande. Mas se o anúncio for a de perdão da dívida, a exultação é maior. Pulamos até para a comemoração. Em relação à nossa encruzilhada na vida, não sabendo o caminho da busca tesouro que nos enriquecerá, há o anúncio sobre qual rumo tomar e que vem um meio de transporte para nos levar. É a grande oportunidade de reconhecermos que a vida tem jeito ou sentido.

Com o anúncio de quem vem saldar nossa dívida de amor para com Deus, seu Filho vem nos dar meio seguro para salvar-nos e nos garantir a vida plenamente realizada. Nosso júbilo acontece de modo exuberante. Basta crermos com toda a nossa alma. O profeta Isaías dá o toque: “Alegre-se a terra que era deserta... Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus... é ele que vem para vos salvar” (Isaías 35,1.4).

Na proximidade da festa da vinda de Deus-conosco, o Emanuel, preparamo-nos com alegria, sabendo que nossa vida tem a direção de plena realização com Ele, que nos leva até o Pai. Temos saudade dele, que coloca em nosso íntimo a sede do Infinito, só saciada com a água pura do amor trazida pelo Filho. No seu Natal temos a certeza de que os desmandos humanos podem ser corrigidos. As injustiças sanadas. Os desvios de conduta reorientados. O poder dos grandes usado para servir e promover a dignidade humana. Os pobres terão vez. Os caídos serão erguidos. Os ignorantes conscientizados. Os infelizes mudarão sua realidade. A família será a base de sustentação da vida e da formação do caráter. A política será realmente o serviço ao bem comum. A natureza respeitada. Os talentos usados para a promoção de todos... Não se quererá derrubar o outro e sim promovê-lo. Os respeito às diferenças acontecerá. Todos serão valorizados em suas virtudes. Os erros corrigidos com amor.

Quando a alegria acontece, contagia o convívio. A criança de Belém traz essa alegria, pois, não é um ser humano a mais. É o Salvador! A certeza da solução da problemática existencial humana acontece com Ele. “Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5,8). Nossa preparação para acolher o nascimento do Senhor em nós faz-nos céleres em preparar nossa manjedoura do coração, da família, da comunidade... A oração, a revisão de vida, a Palavra de Deus meditada, o diálogo sobre como viver o Natal, a Novena, a Coleta da Campanha para a Evangelização, a confissão e a caridade são reforçados. “Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Mateus 11,5.6).

A preparação adequada para o Natal não é só para um dia, mas para a aceitação de Jesus para toda a vida. Na preparação reforçamos tudo o que nos motiva e impulsiona a segui-Lo. Assumimos a ação evangelizadora para sermos obedientes a Ele, que nos envia para espalharmos para todos que sua salvação é para cada ser humano. Por isso, enquanto houver alguém ainda não O conhecendo e seguindo, não paramos com nossa missão. Afinal, sem Ele não conseguimos tornar o convívio realmente humano com a divinização de Seu amor!
Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário