quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Caçadores de bons exemplos afirmam que para mudar de vida é indispensável a boa vontade

Se tem uma dupla que entende de mudança de vida e protagonismo do Pobre é o casal Iara e Eduardo Xavier. Há mais de dois anos, eles já visitaram cerca de 752 projetos sociais, em 433 cidades de 21 Estados brasileiros. Iara e Xavier são de Divinópolis (MG), mas deixaram a vida confortável na cidade porque queriam conhecer iniciativas do bem. Iniciaram então a expedição ‘Caçadores de Bons Exemplos’, que vai durar cinco anos. Quando respondeu a entrevista, via e-mail, o casal estava em Cuiabá.
Segundo os desbravadores de projetos sociais, durante as viagens, eles se depararam com muitas iniciativas da Sociedade de São Vicente de Paulo. “A SSVP está presente em várias cidades que visitamos e admiramos muito o trabalho de vocês”, revela o casal.
Iara e Xavier afirmam ainda que para romper o ciclo da pobreza é imprescindível a boa vontade. “Já visitamos 752 projetos. Alguns de pessoas bem sucedidas que acreditam que precisam devolver ao meio aquilo que o meio lhes deu. Alguns de pessoas que não têm muito dinheiro, porém acreditam que têm o suficiente e que podem ajudar o próximo. Alguns de pessoas extremamente pobres financeiramente, mas ricas de amor”. Ratifica. “O dinheiro não é o primordial. É necessária apenas a força de vontade”.
O casal ainda dá uma ‘injeção de ânimo’ às pessoas que vivem na pobreza e estão desmotivadas à mudança de vida. “Acreditem! Neste mundo tudo é passageiro. Vulnerabilidade social é apenas uma condição. Você ESTÁ em situação de vulnerabilidade social, mas isso não quer dizer que permanecerá nela”, conclui.


EXPEDIÇÃO

O motivo da viagem é conhecer histórias de pessoas e projetos que mudaram a vida de uma comunidade. Todas são contadas no blog do casal. Eles não recebem nenhum tipo de ajuda financeira. Sobrevivem das economias que possuem e, a cada cidade visitada, dormem em lugares diferentes, inclusive, em uma barraca improvisada no teto do carro.


DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário