quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cáritas lança 'onda mundial de orações' contra a pobreza

No próximo dia 10 de dezembro, a Cáritas Internacional lançará uma “onda mundial de orações” para promover o fim da pobreza no mundo. Será o início da campanha mundial da Cáritas contra a pobreza, com o lema: "Uma só família humana, alimentos para todos".

A onda começa nas Ilhas Samoa e atravessará o globo envolvendo todas as organizações Cáritas e muitas outras pessoas de todos os continentes.

 Em um vídeo-mensagem, o cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internationalis, disse: "Há alimentos suficientes para alimentar o planeta. Acreditamos que, com a ajuda de vocês, podemos colocar fim à pobreza antes de 2025".

O papa Francisco nos deu também sua bênção e apoio à campanha, com um vídeo-mensagem de cinco minutos, que será exibido no dia do lançamento. A Cáritas acredita que é um escândalo que quase um bilhão de pessoas passe fome atualmente, em um mundo que tem recursos para alimentar a todos.

"Uma só família humana, alimentos para todos", é a primeira campanha mundial realizada pelas 164 organizações nacionais da Cáritas juntas. Todas elas formam a Confederação Cáritas Internationalis.

A Cáritas afirma que é uma medida essencial que os governos garantam em suas leis nacionais o direito à alimentação para todos. O direito à alimentação defende o direito de todo ser humano de viver com dignidade, livre da fome, da insegurança alimentar e da desnutrição.

Além das iniciativas de incidência internacional, diante dos governos e da ONU, a campanha ‘Uma só família humana, alimentos para todos’ implicará em que as organizações Cáritas adotem objetivos nacionais, com a finalidade de melhorar a segurança alimentar. Também colocaremos particular ênfase na mudança de conduta individual, para evitar desperdiçar a comida e sobre a forma e o que comemos.
Fonte: Caritas


Nenhum comentário:

Postar um comentário