sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Arquidiocese de Juiz de Fora prepara comemoração pelos 90 anos de história

A Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) prepara para o mês de fevereiro uma série de atividades em comemoração aos 90 anos de criação da diocese. A celebração recorda a criação da Diocese de Juiz de Fora, com a bula do Papa Pio XI 'Ad Sacrosancti Apostolatus Officium', de 1° de fevereiro de 1924.
Foto: reprodução.
Catedral Diocesana será o centro das
comemorações do aniversário

Em vista da celebração, o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, informou que a Catedral Diocesana será o centro das comemorações do aniversário. Um tríduo será celebrado ao mesmo tempo nas paróquias e na igreja sede da arquidiocese, a partir do dia 29 de janeiro.

“Cada paróquia receberá um roteiro para saber como realizá-lo. Já na Catedral, ele terá uma solenidade ainda maior, já que vamos inaugurar detalhes que estão sendo agora reformados e restaurados naquele templo”, explicou o arcebispo em nota.

Para marcar os três dias de celebração, no dia 29 de janeiro, às 19h, o arcebispo irá presidir uma cerimônia de inauguração e bênção do novo presbitério da Catedral, e no dia 30 de janeiro, no mesmo horário, haverá um rito de sagração e dedicação do novo altar e ambão, também presidido pelo arcebispo.

No dia 31 de janeiro, último dia do tríduo, haverá a chegada e entronização da imagem de Santo Antonio, padroeiro da Arquidiocese. A peça, primeira imagem utilizada na Capela da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna, no século XVIII, foi toda reformada, e agora retornará para a igreja sede.

No dia do aniversário, 1º de fevereiro, os fiéis serão convidados a participar na Catedral, à partir das 9h, de uma solene celebração de ação de graças. Na cerimônia, serão ordenados dois novos padres, diáconos Gleydson Pimenta de Faria e Wesley Carvalho Neses e quatro diáconos, seminaristas Fransérgio Garcia da Silva, José Maria Vieira Novaes, Leonardo Loures Valle e Welington Nascimento de Souza. Após a celebração haverá um almoço festivo no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, contando com a participação de pessoas convidadas, autoridades e religiosos.

A arquidiocese abrirá ainda, a partir deste dia, uma exposição histórica e artística, que será instalada nas dependências da Cúria Metropolitana. Ao londo de 2014, serão realizadas outras atividades comemorativas.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora