segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O dom da simplicidade

Fonte: CNBB
Uma virtude cristã que nos ajuda muito a seguir com mais autenticidade ao Mestre é sem duvida a simplicidade. Toda nossa vida imitando Cristo deve ser uma constante simplificação, um caminho de ir sempre ao essencial, deixando de lado ou para trás tantas mascaras de fingimento ou programações externas que adotamos para um suposto sucesso.

A simplicidade tem várias facetas e aspectos, começa com a simplicidade da nossa fala, isto é a linguagem verbal, corporal, e gestual com a que nos apresentamos; lamentavelmente a busca de status ou a vontade de aparecer e dar o show, oculta e disfarça muito a imagem mais profunda do nosso ser, ornando-a de coisas acessórias e fúteis. Exige a simplicidade de vida, optar por um estilo de vida, que sem renunciar a dignidade, não nos escravize no sentido de ter que dar uma importância e um cuidado indevido a casa, carro, conta bancária e outros bens que como diz São Paulo, temos que trata-los como se não os tivéssemos, isto é com desprendimento, desapego e austeridade. Implica a simplicidade de nossa presença que necessita transparecer proximidade, compaixão, gentileza e abertura para com todos/as, especialmente os mais empobrecidos e sofredores que constituirão nossos amigos principais.

A simplicidade como vemos é parenta da humildade e como a humildade, não tem limites. No entanto nos ajuda muito a por limites a nossa arrogância e afã desproporcionado de consumo que tanto mal faz a nossa irmã terra e as criaturas do planeta.

final é um dom fascinante ainda que oculto, celebrado com alegria na vida de Jesus e na daqueles que estão nele. Ela encontra uma expressão iluminada pelo salmo 131: "Senhor meu coração não se orgulha e meu olhar não é soberbo.

Não ando atrás de grandezas, nem de coisas superiores às minhas forças. Ao contrário, me acalmo e tranquilizo, como uma criança amamentada no colo da mãe é minha alma". Que possamos trilhar sempre este caminho de liberdade e verdadeira realização humana que é a simplicidade. Deus seja louvado!

DOM ROBERTO FRANCISCO FERRERÍA PAZ
BISPO DE CAMPOS (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário