quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Peregrinação com relíquias de Dom Bosco marca preparação para bicentenário do Santo piemontês

                                                     Fonte: Rádio Vaticano
Uma cidade em festa, como no espírito salesiano, acolheu na manhã de segunda-feira, em Bolonha – norte da Itália –, a urna com as relíquias de São João Bosco. Em preparação para o bicentenário de seu nascimento, a ser celebrado em 2015, está sendo promovida uma peregrinação aos quatro cantos do mundo para levar as relíquias do Santo piemontês a suas comunidades religiosas.
Na parte da tarde foi celebrada a santa missa na catedral da cidade – com a exposição da urna – presidida pelo secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o religioso salesiano Dom Mario Toso.
A aposta de Dom Bosco: construir escolas, colégios e oratórios para os jovens. Desse modo enriqueceu a sociedade de seu tempo. Não construindo cárceres, mas deixando repleto de Deus o coração de quem encontrava. Foi o pensamento expresso na catedral de Bolonha por Dom Toso. Diante de centenas de jovens em visita à urna de Dom Bosco, o arcebispo recordou o drama do desemprego juvenil, que na Itália tem alcançado a cifra impressionante de 42%:
"O ensinamento de Dom Bosco, junto ao da doutrina social da Igreja, impele a um compromisso em prol da criação de oportunidade e acesso ao trabalho para todos. Porque os jovens não podem ser deixados estacionados, porque os jovens devem poder dar a sua contribuição para o bem comum e a realização da paz. Mas Dom Bosco deve ser recordado também, sobretudo, porque com os jovens deu um rosto novo para a Igreja: uma Igreja de jovens."
E numa entrevista concedida à Rádio Vaticano à margem da celebração, o secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz também chamou a atenção para as numerosas escolas profissionalizantes católicas, uma riqueza para a Itália que deveria ser reconhecida inclusive com investimentos e auxílios financeiros por parte do Estado, enfatizou.
A urna com as relíquias de Dom Bosco fora acolhida pela manhã, na Praça Maior, pelas autoridades civis e militares, por centenas de jovens provenientes das três comunidades salesianas presentes na arquidiocese, e pelo arcebispo de Bolonha, Cardeal Carlo Caffarra. Numa breve saudação o purpurado recordou o carisma e a obra de Dom Bosco, e dirigiu-se depois diretamente aos pais dos jovens:
"Não se atemorizem diante das dificuldades, hoje muito sérias. Saibam que o Senhor lhes concedeu o dom destes filhos justamente para que possam fazer-lhes crescer e florescer a humanidade deles."
"Uma sociedade sem a consciência de uma responsabilidade educacional não tem um futuro de esperança" – concluiu o Cardeal Caffarra. (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário